quarta-feira, 3 de abril de 2013

Opção pela generosidade.











Atitudes generosas podem transformar um dia ruim em algo especial ou mudar a forma como uma pessoa  conduz a sua vida.

"Quando se faz algo por alguém,experimenta-se uma sensação de bem estar e paz",diz Richard Carlson. Stephen Sinatra,autor  de frustrações amorosas e doenças cardíacas afirma que "o amor cura o coração" e acrescenta que o rancor e a raiva estão ligados aos picos de adrenalina e cortisona,dois dos principais hormônios que contribuem para doenças cardíacas. A bondade estimula o sistema nervoso e aumenta a tranquilidade. Os atos de bondade,tanto os que se traduzem por uma palavra de carinho, quer por um gesto grandioso,podem ser muito positivos para sua saúde e felicidade.

A gentileza de pessoas da família, constituídos pelo mesmo sangue,de amigos que mesmo não dividindo comigo o mesmo sangue,mas que conseguiram tornar-se para mim mais que isso me ajudando, dando apoio... sendo como digo, irmãos,e até mesmo de estranhos, está me levando a descobrir forças novas em mim mesma e a não mais querer desistir de viver,mas pelo contrário a reconhecer que, apesar de imperfeita,posso ser feliz.Por sofrer de artrite reumatoide artrose e fibromialgia,minha capacidade de movimentação e/ou de executar atividades físicas é  bem limitada.No trabalho algumas pessoas que nada sabem sobre estas doenças insistem em criticar o meu desempenho,mais lento do que o que o esperado,dizendo que o motivo das minhas atuais limitações está somente relacionado a idade. Concordo em parte e não vou contestar que  não tenham um pouco de razão.De vez em quando,uma voz aqui dentro de mim me diz: "Sossega! Está na hora de descansar um pouco"! Porém,como o nosso coração tem a idade do que mais amamos,pelo menos é o que dizem não é?.E porque amo muito as crianças minhas companheirinhas de trabalho e de aprendizagem de vida,não me considero tão velha como imaginam.E  ainda não me sinto uma velha gagá,esclerosada.

Determinada,apesar de tudo,a  manter contato com o mundo exterior e a ir o mais longe possível,comecei a me aperfeiçoar no uso da internet e agora, ainda que meu corpo não possa ir aos lugares que desejo,minha mente,meu coração e meu desejo podem. E assim, espero que as experiências  compartilhadas aqui neste cantinho, possam estar ajudando mais alguém além de mim mesma, a manter viva a esperança no coração..

O fato que vou relatar a seguir mostra que uma ação de bondade realizado com o coração pode ser positivo tanto para a felicidade e paz dos outros quanto para  aumentar a própria sensação de bem estar.

Trânsito congestionado.Passeata de um candidato a eleição em ano eleitoral. Pessoas e automóveis impedindo o tráfego de quem quer que seja que não estivesse indo na mesma direção que eles.Com muita dificuldade para atravessar a rua,confusa, angustiada,olhando de um lado para o outro murmurei: _ "Como fazer,meu Deus?" Repentinamente um jovem,percebendo toda a minha  angústia, conseguiu " furar o bloqueio",deu-me o braço e disse:-Dê-me o braço." _"Venha comigo". Após atravessarmos,disse-lhe  um emocionado "obrigada"! E ele sorrindo,como que ensaiando um passo de dança, com um tranquilo"por nada"! desapareceu em meio à multidão. Não sei o seu nome e nem para onde ia. O que sei,é que tratou-me com generosidade tamanha que já estava me esquecendo nesta minha vida simples, ser possível.. Apenas duas frases:"Dê-me o braço" e "Venha comigo" mas foram o suficiente para encher de luz  aquela manhã cinzenta de final de inverno, e mudar o meu estado de espírito. Foi mais um anjo do destino que surgiu do meio de uma multidão entorpecida pelas facilidades que o poder político poderia lhes proporcionar, para  semear  a esperança e a paz  no meu coração.

Percebi  então que cultivar a gentileza, não requer atos heroicos ou planejamento estratégicos,apenas simples gestos cotidianos. Quem se  propõe  fazer uma ação  qualquer,todos os dias durante durante um mês,verá como se sentirá melhor.Mesmo com todas as minhas imperfeições,ciente de que não sou a melhor pessoa do mundo e nem tendo a ilusão da perfeição,tenho procurado praticar isto todos os dias. E, pode crer,estou me tornando melhor e mais forte à medida que deixo de me esconder temendo ser mal interpretada por ser sincera e  autêntica nas minhas palavras e atitudes.

Talvez a opção pela generosidade  não mude o mundo.Mas, com certeza,vai torná-lo um lugar melhor para se viver.

Que Deus abençoe a todos nós! Forte abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!