quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Para refletir.

                                                                
                                                            MENSAGEM


Certo dia uma mocinha retornou  à casa bastante  aborrecida e se queixou  a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam difíceis para ela.Sem saber mais o que fazer, já pensava em desistir.Estava cansada de lutar e combater contra as injustiças, contra a maldade.Parecia que assim que superava um problema um outro surgia. Seu pai levou-a até a cozinha. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo as panelas começaram a ferver. Em uma,ele colocou cenouras,em outra colocou ovos e, na última,pó de café. Deixou que tudo fervesse durante alguns minutos,sem dizer  uma palavra. A filha deu um suspiro e esperou impacientemente,imaginando o que ele estaria fazendo. Cerca de vinte minutos depois,ele apagou as bocas de gás. Tirou as cenouras e as colocou em uma tigela. Retirou os ovos e os colocou em outra tigela. Então pegou o café,passou-o pelo coador e o colocou também em uma tigela. Virando para ela, perguntou: 
_ Querida,o que você está vendo? 
_Cenoura,ovos e café ,respondeu ela. Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. Ele pediu-lhe então que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente,ele pegou um pouco de café com uma concha e pediu-lhe que ela tomasse um gole. Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso. Ela perguntou com humildade? 
_ O que isso significa, pai? Ele explicou que cada um deles,havia enfrentado a mesma adversidade,água fervendo,mas que cada um reagira de modo diferente. A cenoura que entrara forte,firme,inflexível,depois de ter sido submetida à água fervendo, ela amolecera e se tornará frágil. Os ovos eram frágeis.Suas cascas finas haviam protegido o líquido interior. Mas depois de terem sido colocados na água fervendo, seu interior se tornou rijo. O pó de café contudo,era incomparável.Depois que fora colocado na água fervente,ele havia mudado a água.

E você? É uma cenoura,um ovo ou um pó de café?
Você é como a cenoura que parece forte mas com a adversidade murcha e se torna frágil e perde sua força? Você é como o ovo, com um espírito maleável,mas depois de algum problema,uma situação difícil,um momento delicado,você se tornou mais difícil e duro? E ái? Sua casca parece a mesma,mas você está mais amargo e obstinado, com o coração e o espírito inflexíveis?
Ou será você como o pó de café? Ele muda a água fervente, aquilo que está lhe trazendo a dor,para conseguir o máximo do seu sabor, e, quanto mais quente estiver a água,mais gostoso se torna o café.

Se você é como o pó de café,quando as coisas se tornam piores,você até se sente feliz . O desafio lhe deixa motivado e impulsiona sua ação. Então você luta para fazer com que as coisas em torno de você também se tornem melhores.

Como você lida com as dificuldades, as adversidades que surgem no seu dia-a-dia?
Afinal você é uma cenoura,um ovo ou café? Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!