quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O poder da palavra.


 O mal é o que sai da boca do homem,disse o Senhor. Seremos avaliados pelas palavras inúteis que dissermos,pela dor que fizermos doer porque ..."A boca fala daquilo que o coração está cheio".(Lucas 6: 45). Quem é do bem, segrega sempre o que é bom.Quem é do mal,o que é mau. Não há mais porém...

Não nos esqueçamos nunca que a  palavra não foi feita para dividir,mas sim para ser ponte onde o amor vai e vem.

Palavra tanto a que a gente fala, quanto a que a gente cala,tem tanto poder! É somente palavra mas tem muita força! Que segredos traz! Palavra pode tanto construir a paz quanto declarar a guerra. Palavra em que nem se ouve mais ou  em que se acredita,  que nos faz alcançar o céu ou perder o chão... Você já sentiu em sua vida o que a palavra faz?

Palavra,às vezes parece nada para quem fala,mas mudam a vida de muita gente.Pode acalmar,assustar,unir,construir. Uma palavra pode edificar elevar,fazer alguém feliz.Mas também pode machucar,destruir,rebaixar. Uma palavra proferida às vezes somente como desabafo produz efeito devastador  em quem ouve.Não há como fazê-la retornar.

Não se deve culpar os outros e lançar-lhes no rosto a responsabilidade pelo que passou ou pelo que lhe causou descontentamento lá atrás.Tudo o que você vive, o que você faz, é escolha sua.A responsabilidade dos seus atos é sua. 

Portanto, atente para o que diz. Não fique remoendo as coisas do passado.Não é bom deixar-se prender por mágoas e ressentimentos.O que passou, passou. Às vezes é preciso não somente virar a página do passado,mas rasgá-la mesmo.Não se atormente e atormente os outros com o que passou.As pessoas são diferentes!Cada uma tem o seu tempo de evolução.Não se pode cobrar que estejam no mesmo nível que você.

E,se a pessoa que você maltrata com uma palavra proferida sem o devido cuidado estiver quase alcançando o nível ideal de evolução e você com sua palavra insensata derrubá-la novamente no fundo do poço?Poderá conviver bem com o sentimento de culpa pelo mal causado? 

Por isso,cuide-se no falar.Evite excessos.Não seja rude ou impaciente.O que você ganhará machucando os outros?A sua palavra rude poderá mudar o passado? Especialmente se a  mágoa que guarda no peito for de alguém que lhe quer bem,que tem lhe dado um apoio que supera o aborrecimento que lhe causa atualmente ou casou,ou de alguém com quem você precisa convier por estar ligado a laços familiares ou de trabalho. Aceite os outros como são e não como gostaria que fossem!


Não é ferindo com palavras e atitudes intolerantes que vai conseguir transformar uma pessoa do jeito que você idealiza. Convivemos com pessoas reais com suas qualidades e problemas.Amar as pessoas é aceitá-las como são.Entendê-las e perdoá-las.Principalmente se forem pessoas que,por seus valores pessoais ou importância em sua vida, você sabe que é importante manter, de alguma forma contato com elas. Deponha então as armas! Procure transmitir paz,carinho,alegria.

Se acaso a pessoa lhe causou tanto mal no passado,(ou você causou a alguém pois todos nós somos imperfeitos)ao invés de viver remoendo a mágoa,é melhor levantar-se,sacudir a poeira e seguir em frente.

A palavra é uma importante característica humana cuja principal finalidade acredito eu que seja transmitir conquistas  e descobertas,enfim criar laços e não rompê-los.

Envie pensamentos de amor a quem  lhe ofendeu  e todas as mágoas se dissiparão e você poderá viver feliz e em paz. Eu tenho procurado fazer isso e, acredite,parece estar dando certo.Se deseja um futuro feliz, não fique preso(a) ao passado.

Forte abraço. Que Deus abençoe a todos nós. A paz esteja com você! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!