quarta-feira, 1 de maio de 2013

O operário merece seu salário- Lc.10:7


Caríssimos amigos e amigas,creio que perceberam, procuro compartilhar o que é manchete em minha vida,o que de alguma forma me marcou ou está deixando marcas ou cicatrizes na minha alma. Isto é uma forma de cultivar o que de bom  nasceu,lamentar a semente que morreu sem nem ao menos florescer e refletir numa forma de matar ou pelo menos enfraquecer,neutralizar  as ervas daninhas que querem destruir os preciosos diamantes encontrados, antes que tenha a oportunidade de reparti-los. Hoje,dia do trabalhador,quero prestar a minha homenagem a todos que, com o seu trabalho deixaram ou estão tentando deixar este mundo melhor,fazer a diferença. O trabalho tem sido para mim uma bênção.Graças a ele, consegui inúmeras conquistas,das quais a maior é a possibilidade de ver meus filhos,principais bênçãos da minha vida, a alcançarem a realização profissional. Por isso,hoje dia do trabalhador,compartilho algumas reflexões sobre o trabalho na Bíblia.

Na Bíblia,o trabalho é apresentado como fruto da vontade de Deus. Desde o início,Ele desejou que o ser humano trabalhasse quando determinou que o homem deveria lavrar a terra e para administrar tudo que estivesse sob o domínio dele,tanto plantas quanto animais.Como um chefe de família que se ausenta confiante de que seus servos haverão de administrar bem seu patrimônio,assim Deus entregou toda a sua criação ao homem. Depois da expulsão de Adão e Eva do Paraíso,o trabalho não é mais alegria,mas cansaço( Gênesis 3,16-19); Deus do pecado,Deus diz  que o esforço e as dificuldades aumentariam para conseguir o sustento. Desde então, o trabalho passou a não mais ser visto por muitos como uma bênção mas um peso.Parece quase que perdeu o seu valor,mesmo se em si não é um mal,pois é graças ao fruto do nosso trabalho que conquistamos nossos sonhos.Em alguns casos transforma-se em instrumento de exploração e opressão como vimos no livro de Êxodos e Juízes.

Com Cristo,graças aos seus exemplos e ensinamentos,o trabalho é restabelecido como uma bênção divina,realização da pessoa na comunidade humana,um "fazer" que imita o  fazer do criador. O próprio Jesus  trabalhou como carpinteiro.

A Bíblia condena a preguiça, a ausência de trabalho. É célebre o que Paulo diz em 2Tessalonicenses: "Quem não quer trabalhar,não coma". Com isso afirma um princípio de igualdade e de respeito do ser humano e da sua dignidade.Também Lucas se manifesta a este propósito: O operário merece o seu salário. Lc 10:7

Portanto,todo trabalho dignifica o homem.É essencial para a sua realização como ser.O homem se realiza na medida em que cumpre o plano de Deus: lavrar a terra e fazê-la produzir frutos cada vez melhores. 

"Tudo o que fizerem,façam de todo coração, como para o Senhor, para colaborar com Ele em sua obra, e não para os homens". Colossenses 3:23

Parabéns trabalhador! Parabéns trabalhadora! Um forte abraço e que Deus abençoe,ilumine e proteja a todos nós  e o nosso trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!