Certa vez um professor de Filosofia queria fazer uma demonstração para seus alunos a fim de lhes ensinar um determinado conceito. Ele pegou um vaso de boca larga e o encheu de pedras grandes. Então perguntou à classe: Está cheio? Todos responderam: - Sim!
O professor pegou uma lata cheia de pedregulhos e virou dentro do vaso até preenchê-lo todo. Os pequenos pedregulhos se alojaram entre as pedras grandes.
Então perguntou aos alunos: -Está cheio agora? Desta vez alguns hesitaram, mas a maioria respondeu: _ Sim,é claro! Será mesmo?, disse ele pegando um saco com bastante areia fina e começou a derramar a areia dentro do vaso, que penetrou nos lugares vazios deixados pelas pedras grandes e pedregulhos.
Pela terceira vez o professor perguntou: Então,está cheio? Agora a maioria estava receosa, mas novamente muitos responderam: -Sim!
O professor então mandou buscar um jarro de água e jogou-a dentro do vaso.A água saturou a areia. Neste ponto,o professor pediu a um aluno que repetisse a demonstração, só que desta vez, na ordem inversa dos elementos. O aluno começou enchendo o vaso de água, depois a areia, os pedregulhos e por fim as pedras grandes,mas estas já não couberam no vaso,pois boa parte já havia sido ocupada por coisas menores.O mestre se dirigiu a classe e concluiu a lição:Que grande verdade nos ensina esta pequena experiência?
Um jovem e brilhante aluno levantou a mão e respondeu: _O vaso é a nossa vida.Não importa o quanto esteja cheio, a nossa disponibilidade de tempo é o que cabe dentro do seu vaso.Tudo é questão de prioridade. As pedras grandes são as coisas realmente essenciais para você: Seu relacionamento com Deus, com a família e amigos, seu crescimento espiritual e pessoal,devem ser priorizados pois é o que fica quando tudo o mais se acabar.Se der prioridade a isso as demais coisas se ajustarão por si só.No entanto, se preencher o seu tempo com coisas pequenas,as realmente importantes nunca terão espaço em sua vida.O segredo é descobrir que as coisas menores que completam a vida, não são mais importantes do que a própria vida que deve ser cuidada em primeiro lugar.
Seja dona(o) do seu vaso e o transforme em um vaso de felicidade.Tire todas as coisas pequenas para que coisas realmente importantes tenham lugar.
É preciso aprender a caminhar pela vida abraçando as coisas que não passam para que possamos conviver de forma saudável com as que passam.
Um forte abraço. Fique com Deus. Paz e bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!