terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Seguindo uma luz.



Na América do Sul e em diversos países da Europa,o dia dos Reis Magos é comemorado todo dia 6 de janeiro.No Brasil, inclusive, várias festas do folclore são realizadas neste dia, tal como  festividade de entrega da folia com a culminância de  almoço comunitário.

Os reis magos são personagens bíblicos. Segundo o apóstolo Mateus, eles vieram do Oriente,conduzidos por uma linda estrela.O evangelista não cita quantos eram os reis magos e nem seus nomes.Sabemos apenas que eram mais do que um pois o evangelista faz a citação no plural. A quantidade e os nomes de Melquior,Baltazar e Gaspar foram estabelecidos por volta do século VII,pela Igreja Católica Romana.São,portanto, informações que não constam na Bíblia

Conduzidos pela luz de uma estrela que brilhava mais do que os outras, os magos chegaram à cidade de Belém,local do nascimento do menino Jesus trazendo presentes: Mirra, ouro e incenso.Estes presentes possuíam um sentido simbólico. O ouro representava a realeza, a mirra (resina antisséptica) simbolizava a pureza enquanto o incenso simbolizava a fé.

No dia dos reis magos, 6 de janeiro, segundo a tradição dia de desmontar a árvore de Natal.Já desmontei a minha e guardei o presépio após fazer minhas orações de louvor ao menino Jesus, à Maria,José e aos reis magos que nos deram o exemplo de fé seguindo a luz de Jesus por longos e difíceis caminhos.
                                                                 
             


   Canto dos Reis                                      

Deus te salve,Deus menino,
Rei do céu,Senhor do mundo.
Uma das Pessoas trinas
O primeiro sem segundo.

Eu vos digo,Deus de amor,
Que quero ser todo vosso.
Tudo quanto sou, tomai,
Ser ingrato já não posso

Só com vosso nascimento
Conheci minha fraqueza.
Abandono meu reinado,
Quero amar-Vos com firmeza.

                                                                                                                                                Do folclore.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!