Dia 11 de fevereiro, comoramos o Dia Mundial do Enfermo. Considero oportuna refletirmos de novo sobre o sofrimento que leva muitas pessoas ao questionamento: Por que eu? É que a dor chega para nós nos momentos mais momentos mais difíceis e inesperados. E nos fragiliza.Nos toma limitados e tristes.
Mesmo no sofrimento,posso encontrar alegria ao meu redor.Foi com muita dificuldade que consegui aprender essa verdade. É que só procuramos ver o lado negativo do sofrimento e não curarmos nossas feridas com amor. Por isso ficamos tanto tempo remoendo os nossos sofrimentos.
Nas horas da dor é preciso controlar o pensamento e desviar o olhar do espírito de dentro de nós mesmos para os lados para que possamos perceber que o nosso sofrimento não é o pior do mundo. Existem coisas boas que podem amenizar a tristeza e a dor, que,aceitas com fé,são suportáveis e podem ser superadas.
Somente a fé pode nos levar a encarar o sofrimento de maneira positiva como uma situação que pode ser libertadora,se encarada com coragem.
Um sopro renovador invadirá aos poucos a nossa alma desatando as amarras dos maus pensamentos,distraindo os olhos com outras paisagens, se aceitarmos,com confiança no poder de Deus.
Aceitar nossos sofrimentos não significa conformismo masoquista diante dos problemas, do sofrimento. O fato é que aceitar nossas limitações nos torna mais humanos,mais próximos de Deus.
"Ó vós todos, que sentis mais duramente o peso da cruz,vós que sois pobres e abandonados,vós os desconhecidos, da dor,tende coragem: vós sois os irmãos de Cristo sofredor, e com Ele, se quereis,vós salvais o mundo". (Paulo VI na conclusão do Concílio Vaticano II,dedicada aos pobres,aos doentes e a todos os que sofrem)
Aceitando naturalmente a dor do sofrimento como um adubo que fará com que germine a semente da maturidade, da serenidade e do crescimento espiritual,veremos que é possível sorrir.
Um forte abraço para todos e todas. Que o Cristo,Médico dos corpos e das almas,os abençoe a todos!.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!