segunda-feira, 25 de março de 2013

O que é ser livre?


LIBERTAS QUAE SERA TAMEN. Interessante lema da bandeira de um Estado do Brasil: Minas Gerais.

Desde pequena este lema me atrai e me faz refletir sobre a importância da liberdade. E nos períodos em que precisei conviver com a tirania de alguns ditadores,que quase conseguiram matar meu sonho, bem lá no fundo pensava num jeito de conquistar a  liberdade tão sonhada,que, para mim, era o mesmo que ser gente.Afinal, não sou gado que os ditadores podem tanger na direção que querem! Nunca suportei engolir tudo calada, sem questionar para quê disto ou daquilo.Pensava com insistência no lema daquela bandeira: "Liberdade ainda que tardia", que um dia vira tremular ao vento no pátio da escolinha pública onde estudava. E prosseguia na luta silenciosa, sem desistir  dos meus objetivos.

Entre todos os seres vivos, somente o homem tem o privilégio de ser livre. Só ele tem inteligência para julgar atitudes e vontade própria para decidir o que melhor lhe convém. Possui seu livre arbítrio,sua liberdade de escolha, sua autonomia, que até  Deus respeita.

A maioria das pessoas acredita que poder fazer tudo o que quer é ser livre. No entanto, esta concepção de liberdade é simplista  e incompleta,pois nem tudo que gostamos de fazer nos ajuda a crescer, a contribuir para o nosso bem e o do próximo. Não se pode esquecer que a liberdade de cada um termina onde começa o direito do outro.Por isso, não há como ser totalmente livre, como nos diz Eduardo Lemos:" Ser totalmente livre é impossível porque ninguém consegue viver sem limites".

Acredito que a liberdade antes de ser um dom gratuito, é uma conquista que, diariamente,precisamos com responsabilidade renovar. Ser livre  é ainda ter um projeto de vida e segui-lo com esforço,coragem e confiança que vai dar certo.

Sou livre quando escolho não aquilo que é mais fácil,mas aquilo que me ajuda a ser gente,quando coloco a minha liberdade de escolha acima do dinheiro e  de interesses materiais;quando aceito as pessoas como elas são e não como eu gostaria que fossem;quando vou aprendendo a importância de refletir com a minha própria consciência, para não fazer como os outros fazem; quando apesar dos fracassos e dificuldades do dia a dia me levanto sem sentir vergonha da minha fragilidade e imperfeição e continuo lutando apesar das dores no corpo e na alma. 

Ainda não posso dizer que  já conquistei a  minha liberdade. Mas com certeza, apesar de tardia, esta conquista está bem próxima.

Forte abraço para você que está aqui, na minha companhia.Como é bom saber que a gente não está sozinha, embora pareça estar! Onde há um coração solidário,sei que encontro companhia.
 Deus lhe cubra de bênçãos! Obrigada! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!