segunda-feira, 11 de março de 2013

Palavras de fé



"Eu vos asseguro:nenhum profeta é bem recebido em sua própria terra" (Lc 4,24)

Neste texto de  S.Lucas, Jesus recrimina a falta de fé dos habitantes de Nazaré,cidade onde cresceu. Com isto quer nos ensinar que,nossos olhos por vezes, se tornam cegos,embora tenhamos a felicidade, a paz perto de nós.É difícil para nós descobrir a presença de Deus que se esconde na simplicidade de pessoas que estão perto de nós,na vida cotidiana, no lugar em que vivemos.Por vezes,é preciso por isso,refletirmos a respeito das razões pelas quais vivemos,como estamos vivendo e onde estamos vivendo.A nossa felicidade haveremos de encontrá-la ali, no espaço em que vivemos. Por vezes perdemos nossa vida num mundo irreal,num futuro que nunca chega,ou então vivemos na saudade de um tempo que já se foi,ou imaginamos um lugar ideal ou um tempo ideal para sermos felizes. Ou ainda colocamos nossas expectativas em alguém que vai chegar e, num passe de mágica transformar a nossa realidade.

É preciso descobrir a felicidade na simplicidade das coisas, como por exemplo, na paz de uma criança sorrindo. Jesus lamenta que seus conterrâneos não o houvessem  aceito. Com certeza eles esperavam um rei  elegantemente  vestido,vindo de fora, com toda a pompa. E Deus os havia visitado no filho de carpinteiro,em Jesus, tão simples e despoja. Os de casa fecharam para ele o coração e Jesus alí, em sua terra não pode operar as maravilhas como a de Canaã da Galileia. Por não aceitarem que Deus podia lhes falar através de um deles, os habitantes de Nazaré, onde Ele fora criado,não lhe atribuíram nenhum valor, e desta forma não puderam aceitar as novidades que Jesus lhes oferecia. Jesus compara a  falta de confiança dos habitantes de sua cidade com outras situações bíblicas para mostrar a insensatez dos nazarenos. Por exemplo Elias, foi muito bem recebido por uma viúva estrangeira e Eliseu curou um leproso sírio que demonstrou mais fé que os judeus. Furiosos  e enciumados, expulsaram Jesus da cidade e procuraram uma forma de matá-lo.

Jesus se coloca ,pois, como um profeta que não tem audiência em sua própria casa.Aliás, como o maior dos profetas porque Ele se sabe enviado e porque é rejeitado. Este é o  critério  que permite identificar a autenticidade de uma vocação...."nenhum profeta é aceito em sua terra..

Quem tem consciência da sua missão aqui neste mundo e já a assumiu, sabe de todas as dificuldades que precisa enfrentar na realização da sua missão.Por isso precisa viver na confiança em Deus.Jesus seguiu o seu caminho,pois nada nem ninguém iria impedi-lo de realizar a vontade do Pai.Por isso, "passando pelo meio deles seguiu seu caminho". Assim também nós precisamos seguir em frente,sem desistir,buscando luz e força no Senhor.

Por vezes,os pais,que tem a missão de orientar para a vida os filhos que Deus lhes deu, não conseguem atingir o coração dos filhos, não são bem recebidos. Também os pais são exemplos de profetas.

Amados(as),também nós que  acreditamos que não estamos sozinhos,nada poderá impedir a nossa caminhada em direção à felicidade que está,para nós e para os que amamos preparada  por Deus, mesmo sendo rejeitados,perseguidos e desprezados.Rejeição maior sofreu Jesus.Acaso o discípulo  pode ser maior do que o Mestre?

A todos nós, a graça e a paz de Jesus Cristo e de Deus nosso Pai. Obrigada de coração a você que está aqui comigo. Sua presença,enviado(a) de Deus,generoso(a) parceiro(a) na minha procura de diamantes, é muito importante para mim!Forte abraço! Boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!