sábado, 7 de janeiro de 2012

Principal e definitivo - Zaqueu - última parte.

Zaqueu não tapeou Cristo porque não era indeciso nem morno. Tudo quanto prometeu a Cristo na alegria, na paz da igreja ( a casa de Zaqueu durante a visita de Cristo), cumpriu fora da igreja.

Indeciso e morno é aquele que mantém com Cristo relação pontual na Igreja  que frequenta e na rua sustenta outro tipo de relação com aqueles que Cristo ama. Este indeciso e morno pretende tapear Cristo. Também pretende tapear  o Cristo aquele que procura subir na árvore somente em momentos de aperto. Zaqueu não estava passando dificuldades quando quis se encontrar com Cristo, quando fez todo aquele esforço.  Mas há os minizaqueus. Estes só se lembram de Cristo nas horas de aperto: Nas crises do casamento, nas decepções, nas ameaças financeiras e outras provações da vida .

Resumindo, subir na árvore  como Zaqueu sem tentar tapear Cristo, pode ser reatar aquela amizade com alguém; pode ser investir em bibliotecas e em ajudar os  mais necessitados, não somente em reformar casa,roupas novas,diversões; pode ser auto-analisar-se para descobrir problemas na infância que são talvez causas remotas de negligências para o nosso encontro com Cristo e procurar superá-los; pode ser aceitar certa situação de constrangimento; pode ser ainda mil e uma medidas dependentes de nós.

Alguns pensam que o principal e definitivo em Zaqueu foram as primeiras emoções, as emoções do sicômoro,quando ouviu de Cristo aquelas palavras inesquecíveis "Zaqueu, desce depressa daí, pois hoje..." Acho que foi por isso que o primeiro post foi relatando esta grande emoção de Zaqueu: ser reconhecido no alto da árvore e chamado pelo nome!

Mas não. O principal foi as decisões que Zaqueu decidiu tomar.

Aí é que está o principal, o decisivo. Enquanto não superamos o problema que é o nosso obstáculo,Jesus nos fala e nada acontece. Jesus passa por nós e continuamos os mesmos. 

Não podemos fechar a porta por onde a divina visita poderá entrar. Precisamos subir na árvore da libertação para enxergarmos a felicidade.

E depois de ter subido  na primeira, restarão outras? Alguma poda precisa ser feita?

Jesus, meu amigo, meu  irmão, meu amado, meu Senhor e meu Deus, examina comigo e com todos os meus amigos que me acompanham  nesta procura de diamantes. Venha nos ensinar a subir em todas as árvores que for necessário para te ver Senhor. Nós precisamos de Ti.

Quantos Zaqueus existem por aí que já conseguiram subir na árvore e estão esperando só um aceno, um convite:  -" Desça depressa".

A realização de um sonho depende de dedicação, de decisão. Zaqueu enxergou todos os obstáculos para conseguir ver Jesus. Poderia ter desistido.Tinha todas as desculpas para isso.Mas não desistiu. Quem quer dá um jeito.

Você caro leitor que me dá a alegria da sua companhia, suba na árvore como Zaqueu. Creia em Jesus. Dê o seu jeito de orar mais, de ler a Bíblia, de aceitar Jesus."Zaqueu  queria  ver quem era Jesus. Mas não podia.Era muito baixo. Correu adiante da multidão subiu numa árvore"... Ele deu o seu jeito e conseguiu. Não se envergonhe de tomar atitudes que possam parecer estranhas; a recompensa supera todo o esforço,pode crer.  

Dê também um jeito, ainda que seja preciso subir numa árvore,podar... ainda que alguém ria de você. Lembre-se: Ele quer ficar em sua casa !  E que Jesus lhe abençoe,dê  força e coragem e proteja. 
Um forte abraço da amiga, TGSCouto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!