quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Desça depressa,é preciso que eu fique hoje em sua casa - Zaqueu Parte I



"Desça depressa, é preciso que eu fique hoje em sua casa" (Luc 19,5).

  Estas palavras são extraídas do encontro de Jesus com Zaqueu .  Jesus estava atravessando a cidade de Jericó em meio a uma grande multidão. Entre o povo havia um homem chamado Zaqueu, cobrador de impostos, que, precisamente por esta sua profissão, era odiado pelo povo e considerado das mesmas condições de um  pecador público. Ele desejava ver Jesus,mas não conseguia porque era de baixa estatura; correu então à frente e subiu numa árvore- o sicômoro, próxima da estrada por onde Jesus iria passar. O seu gesto não passou despercebido ao Mestre, o qual, para surpresas de todos- bastante escandalizados -, chamou-o pelo nome e lhe disse que ia ficar em sua casa:

_ Zaqueu, desça depressa, é preciso que eu fique  hoje em sua casa.

 A primeira coisa que se torna evidente diante desta cena é o amor de Jesus por aqueles que parecem mais distantes de Deus. "Quem está doente é que precisa de médico"

É um amor que toma a iniciativa,indo além dos planos do homem, dos preconceitos, das opiniões daqueles que se consideram sensatos, das conveniências sociais, enfim, de tudo.

É  um amor que não julga, não fica avaliando a culpabilidade e a responsabilidade pessoal, que quer ser e fazer feliz  e nada  mais; um amor que não se detém a medir distâncias,mas que,ao invés, se diria que é atraído pela fraqueza do homem e pela sua incapacidade de superá-la sozinho.

"Desça depressa, é preciso que eu fique em sua casa".

O querido leitor já deve ter notado, enfim, o relacionamento pessoal que se estabelece entre ele e Jesus,relacionamento do qual brota a paz e alegria em Zaqueu por ser desde aquele momento um dos seus colabores e amigos.

"Desça depressa, é preciso que eu fique hoje em sua casa".

Também nós, assim como Zaqueu  somos pobres necessitados de chamar a atenção de Jesus sobre nós. E, a partir do momento que percebe nosso interesse em  encontrá-lo, também  a nós Jesus diz: "Desça depressa",isto é, deixe o seu isolamento, seus temores e preconceitos,suas tristezas,seus rancores,suas decepções, seus saudosismos, seu receio de não conseguir vencer e vá ao encontro de Jesus. Acredite meu amigo, minha amiga que o amor de Jesus por nós é o maior amor do mundo por isso muito maior do que a nossa fraqueza. Ele vê mais- em  nós   a  nossa boa vontade que os erros e  os fracassos; aliás, veio justamente para liberar e reavivar aquela chamazinha, aquele desejo de fazer o bem que existe dentro de  cada um de nós.

Caro leitor,ouça a voz de Jesus que lhe diz: Desça depressa, hoje é preciso que eu entre em sua casa, em sua vida. Hoje é preciso que eu cure  as suas feridas. 

Acolha então Jesus na casa de sua alma - no seu coração- recomeçando novamente, com renovada lealdade de onde você parou e disponha-se a viver com generosidade o amor ao próximo.

Então, não tardará a sentir você também a indescritível paz que é fruto do encontro com Jesus e a alegria que se experimenta por estar unidos a Ele e por construir relacionamentos novos através do amor verdadeiro,justamente o amor que Ele nos ensinou.

Graças, muito amor e paz para você.  Que Jesus, que  com certeza já está em sua "casa" (não será  por Ele que você desceu do seu "cansaço" a se dispôs a ler esta página?), abençoe você hoje e sempre.Um forte abraço TGSCouto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!