Novos sonhos . Quem quer se arrisca. Dá um jeito. Quem não quer inventa uma desculpa. Zaqueu poderia ter inventado uma desculpa: "Sou muito baixinho", "sou cobrador de impostos"; "Jesus não vai nem me olhar". Mas não o fez. Ele queria ver Jesus e teve coragem para subir. Um encontro que desencadeou tanta transformação. E dentro de nos, irrompe uma pergunta: Por que Zaqueu se encontrou com Cristo? Por quê? Simplesmente porque teve a coragem de tomar a medida adequada. Porque tentou superar-se,ultrapassar-se. Porque não ficou no nível em que se encontrava. Quis subir o mais alto que pudesse. Aceitou mudanças. Decidiu subir na árvore e subiu.
É certo que cada um de nós é diferente. Para cada um de nós Cristo sabe o que significa subir na árvore. De Zaqueu Cristo esperava que fisicamente subisse na árvore. Se não subisse não teria acontecido o deslumbrante acolhimento. De cada um de nós Cristo conta que façamos o exigido pelas nossas circunstâncias peculiares.
Na prática, subir na árvore é enfrentar os obstáculos que se interpõem entre nós e Cristo. Pode consistir numa atitude concreta ou num conjunto de atitudes.
Zaqueu passou corajosamente o facão em tudo quanto constituía obstáculo entre ele e Cristo. Encontrou com Cristo porque subiu na árvore. Agora precisa de coragem para transformar o encontro num amistoso processo de crescimento, maturação,humanização, divinização. Cristo fizera Zaqueu enxergar claro o obstáculo entre ambos, a barreira entre ele e os outros era aquela grande ambição de dinheiro, aquela escravização à fortuna. Zaqueu só pensava em dinheiro e em tudo que o dinheiro pudesse pagar.
Cristo mostrou-lhe o significado de todo aquele dinheiro como forma de escravidão pessoal, como entrave à liberdade interior que o Pai celeste quer para todos os seus filhos. Enquanto Zaqueu estivesse mais apegado ao dinheiro que a Cristo seria escravo do dinheiro pois é Cristo que liberta.
Para Zaqueu subir pela primeira vez numa árvore não foi a última. Teve que subir em outras árvores para realizar podas indispensáveis. Na árvore da injustiça ele realizou aquela poda colossal. E para nós o que será subir na árvore? Pode ser enfrentar opositores,os mascarados de falsa superioridade;pode ser superar a opinião daqueles acomodados que não querem se encontrar com Deus e tentam impedir que outros o encontrem. Dos que arrotam que não acreditam em Deus,repetindo que dispensam Cristo, calando que sentem medo da cruz, da luta. Esses leões empalhados derrotam com facilidade somente os tímidos e os covardes.Para outros,subir na árvore será lutar contra a preguiça. Não ache graça. A preguiça é um obstáculo mais desanimador do que se pensa. Preguiça de ser pontual, preguiça de ler,preguiça de sair, preguiça de acordar,preguiça de conversar,preguiça de subir, preguiça de mudar.. Um preguiçoso não se encontra nem com o jornal do dia.,quanto mais com Cristo.
Subir na árvore pode ser ainda abraçar aquela provação inevitável. No mesmo dia em que Zaqueu encontrou-se com Cristo retalharam a vida de Zaqueu: "É um indigno". E com esta tesourada vieram outras...E até o final do dia a rua esta cheia de retalhos da vida de Zaqueu. E todos pisavam. Mas ele seguiu adiante porque entendeu que Cristo não avança com indecisos nem se deixa tapear por mornos. Os mornos Cristo vomita.(AP.3-16)
Amigos, no próximo post vamos descobrir o que foi principal e definitivo no encontro de Zaqueu com Cristo.Por hoje, só peço a Jesus que nos abençoe,nos dê força,coragem e nos ilumine. Um forte abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!