Jesus sempre encontra um jeito de conquistar as pessoas. Se com Zaqueu a estratégia foi pedir para ficar em sua casa, com Natanael Jesus utilizou outro recurso.
Por mais medíocre,por mais antipático que seja o outro,sempre temos algo a elogiar...
Para resgatar Natanael, a estratégia utilizada por Jesus foi o elogio.
Natanael era um preconceituoso.Seu preconceito era contra os nazarenos em particular.Tanto que quando Filipe o encontrou e anunciou que haviam encontrado o Messias (Jo 1,45),Natanael perguntou:
_ De onde ele é? (Jo 1,45)
_ De Nazaré,respondeu Filipe.
De imediato Natanael disse:
_ De Nazaré pode sair coisa que preste? ( Jo 1,46)
Filipe simplesmente o convidou para ir ao encontro de Jesus. Natanael apenas caminhava até Jesus acompanhando o entusiasmado Filipe, não por vontade própria talvez por curiosidade. Jesus,porém, não espera. Tomou a iniciativa. De longe mesmo, logo ao avistar Natanael exclama:
_ Oh, que bom israelita vem chegando. No coração dele não existe falsidade (Jo 1.47).
Aqui está o segredo:Natanael é bom porque não é falso. Um outro veria no preconceito de Natanael recalques,inveja, frustrações. Jesus não. Vê sinceridade, veracidade, autenticidade. Claro que poderá mais tarde com palavras,parábolas e exemplos,controlar aquelas emoções intempestivas,aparar as arestas daquela franqueza rude. Haverá tempo. Aquela descoberta estava ainda começando.Tudo a seu tempo. Por enquanto, aquela franqueza merecia um elogio.
Natanael ainda não conhecia o Cristo,logo não podia saber que de Nazaré viria o filho de Maria, o filho de Deus. Tudo quanto era constrangedor e antipático no relacionamento com Natanael Jesus resumiu num diagnóstico muito positivo até: sinceridade.
Qual será a reação do preconceituoso Natanael ? Continua...
Olá Terezinha vim retribuir a visitinha em meu blog, um forte abraço.
ResponderExcluir