segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Está ligado(a)?

                                    
O ferro de passar...                   antigo a brasa                      moderno

Quando eu me mudei para a casa em que moro atualmente a casa estava inacabada e não havia instalação de luz elétrica.Nesta época, eu tinha um ferro de passar bem antigo.Abria sua boca e engolia brasas acesas.Demorava muito  a se aquecer mas quando aquecia, era insuportável seu calor.E a gente passava a roupa de todos os de casa.Mais de duas ou três horas de trabalho.Balançando o ferro, soprando as brasas e cinzas quentes se espalhavam por todos os lados enquanto o fogo crepitava no coração do objeto que precisava ser sacudido continuamente para que o fogo continuasse aceso... E o ferro de passar suportava em suas entranhas as brasas vivas.

Hoje os ferros de passar são elétricos.Eles necessitam de tomadas de luz.O ferro de passar para tornar-se forte,vigoroso necessita de calor.Precisa de auxílio,de ajuda dos outros.Sozinho não passa de ferro velho frio e inútil.Assim somos nós.Sozinhos, somos o ferro de passar frio, sem energias, sem forças.Unidos somos fortes,cheios de calor, de vitalidade e poder.

Quando era adolescente,soube que na minha cidade,três amigas unidas, interligadas,dando-se as mãos, construíram o maior colégio da região.A união e a ajuda entre pessoas que sonham junto o mesmo sonho,realizam milagres.

Sozinha, sou como o ferro de passar desligado,sem luz, sem calor e sem fogo.

O aparelho de TV torna-se inútil se não estiver na tomada,recebendo energia,luz e força.

Em minha vida,para vencer as dificuldades,preciso estar ligada a uma tomada de luz forte.Eu preciso estar ligada  ao Poder que me criou.Ao seu amor. à sua palavra cheia de força, de luz e de energia.Sem Deus sou como um ferro de passar sem brasas acesas ou desligada da luz,abandonada em um canto e desanimada.

Mas nós e Deus unidos somos como o ferro de passar ligado na tomada: realizamos maravilhas,superamos os sofrimentos,os caminhos tortuosos, as estradas difíceis, os espinhos.

O ferro quente realiza maravilhas,vence obstáculos,deixando atrás de sí roupa lisa,bonita.

O ferro de passar quando está ligado enche-se de fogo,de vida.De amor.De saúde.De alto poder e muita energia.Vence tudo. Supera tudo.


Desligados da fonte da vida que é Deus, a gente se parece com o ferro desligado: lentamente vai perdendo sua força, seu ânimo e vida.Vai esfriando.

Senhor, que eu esteja sempre ligada a você, à sua vida.Nunca mais permita que eu pretenda viver ou querer ser alguém sem minha união a vós.

Que eu me encha de brasas de fogo e de amor.Senhor, quero estar em suas mãos.Quero ser um instrumento hábil,forte.Quero ser como um ferro de passar em suas mãos.Espalhando calor e vida no mundo.Senhor, seja você a tomada, a fonte da vida, e eu quero ser apenas um ferro de passar,um instrumento eficiente em suas mãos.  


Para você, muita luz,força e calor. E que Deus abençoe a todos nós. Um forte abraço. 
Por TGSCouto.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

SORRIA HOJE !


Ei, você que chegou agora aqui no nosso cantinho,

Faça como os passarinhos: comece o dia cantando. Cante qualquer coisa,cante desafinado,mas cante! Cante só pra viver mais contente. Pois a sua alegria é a alegria aqui da gente.Se não quiser cantar, ligue o rádio, o som, se deixe envolver pela música. A música é o alimento para o espírito. Melhora o humor e o  bom humor é contagiante. Se você estiver bem-humorado(a),as pessoas ao seu redor também ficarão e isso lhe dará mais força para viver bem o novo dia.

Encare suas obrigações diárias com satisfação. É maravilhoso quando se gosta do que faz.Ponha amor em tudo que está ao seu alcance e tudo ficará mais fácil, mais leve e os resultados das ações mais eficazes.

Não deixe escapar as oportunidades que a vida lhe oferecer hoje.Esteja preparado(a) para agarra-las no momento em que aparecerem.Elas raramente voltam!

Agradeça a Deus o que você tem e  você sempre terá mais do que precisa.Tenha um dia feliz,pleno de realizações e, à noite, um sono feliz. Tenha uma vida feliz! Sendo assim, se tornará muito saudável e feliz!!!
E quem está  aqui, na torcida por você,também será feliz.Tenha  paz,saúde, amor e muita alegria! 

Com muito carinho, um forte abraço e BOM DIA!!! 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Você faz o amor ...

existir no mundo?  Você  procura construir um mundo mais feliz e mais irmão?

Se VOCÊ
procura viver bem com todos
trata as pessoas como gente
diz sempre a verdade,
perdoa os que lhe fazem mal;

Se VOCÊ
sabe descobrir o que há de bom
em cada pessoa,
em cada dia,
em cada situação,
experimenta a alegria de servir
e comunica essa alegria aos demais;

Se VOCÊ
está voltado para os outros,
especialmente para os mais necessitados
e divide com eles o que você  tem
o que você é.

SIM, VOCÊ ESTÁ CONSTRUINDO UM MUNDO IRMÃO,VOCÊ ESTÁ FAZENDO  O AMOR EXISTIR NO MUNDO.

E para você que compartilha o mesmo sonho meu de fazer este mundo melhor para  todos,deixo um forte abraço e o desejo sincero de  Paz e Bem para você e sua família. E que Deus abençoe a todos nós.



Há Momentos na Vida...







Bom dia amigo(a), você algum dia já pensou tanto em alguém que chegou a imaginar que nunca mais seria feliz sem a presença daquela pessoa ao seu lado? Muitas vezes acompanhada da minha velha amiga, a meiga solidão, fico imaginando que ser feliz é muito simples.Nós é que somos complicados...A felicidade muitas vezes está onde nós estamos... Nas pequenas coisas,na convivência com pessoas que de um modo ou de outro,Deus permite que entrem na nossa vida... Até mesmo em  lembranças de doces emoções vividas.Ou até mesmo nos sonhos mais secretos acariciados pelo desejo de ser feliz.

Como disse Clarice Lispector: "Há momentos  na vida
... em que sentimos  tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar esta pessoa de nossos sonhos  e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,porque você possui apenas uma vida e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.

A felicidade aparece para queles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem a importância
das pessoas que passam por suas vidas.
O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido.

Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado. A vida é curta,mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade. A vida não é de se brincar porque um belo dia se morre."

"Você encontra a felicidade no momento em que decide ser feliz." A hora de ser feliz  é agora. Boa sorte! Tenha um lindo e abençoado dia!!! Um forte abraço.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A Confiança.


Certo dia, os professores de um colégio alugaram um barco para levar todos os alunos para uma excursão pela costa marítima. Todos estavam muito felizes e mal podiam esperar por aquela grande aventura. Em um sábado ensolarado,logo pela manhã,o barco zarpou do porto. As crianças se divertiam brincando muito muito e os professores tinham muito trabalho para cuidar de todas.

Quando já retornavam para o posto,por volta das 17 horas,um forte cheiro de queimado deixou a diretora do colégio muito preocupada. Pouco depois ouviu-se um forte ruído seguido de uma explosão. O motor do barco havia explodido. Foi um  grande pânico. A criançada,gritando desesperada para sair do barco, enquanto os professores ao mesmo tempo que tentavam acalmar os alunos buscavam botes salva-vidas, boias, etc.

Uma das professoras observou que uma das alunas,uma menina de sete anos, olhava tranquilamente para o horizonte,observando o bonito pôr-do-sol.
Ela foi até a criança e pediu que se juntasse às outras crianças perguntando se não estava com medo.
A menina sorrindo calmamente voltando-se para a professora respondeu "O meu pai está no leme, ele é o capitão". 

Ela sabia que se estivesse em perigo seu pai estaria por perto para salvá-la.

E você sabe, no meio da tempestade, quem é o capitão da sua vida?

Deus  entregou a você um barco, que é a sua vida. Entre a calmaria e a tempestade você tem o dever de,  segurar no leme e seguir a orientação de Deus para dirigir este barco da melhor maneira possível sem se esquecer de que um dia todos nós teremos que devolve-lo ao verdadeiro dono.

Paz e Bem. Sigamos em paz e que Deus abençoe a todos nós.


Sinta-se feliz! Você está Vivo.

A vida é feita de momentos: momentos difíceis,momentos que tiram as nossas forças,momentos muito fortes,momentos silenciosos, mas também muitos e muitos momentos felizes... Enquanto estivermos por aqui será sempre assim. É preciso aprender a viver cada momento que a vida nos apresenta buscando sempre a felicidade  mesmo porque...

"Estamos aqui de passagem
em um imenso aprendizado
vivemos momentos felizes, tristes e difíceis...
Inteligente é aquele que sabe como lidar com os seus sentimentos
se permite sofrer,chorar,ficar irado,brigar
mas consegue apesar de tudo isso,prosseguir sorrindo.
E viver seus sentimentos sem culpa
deixar que  eles venham sem receio de sofrer
mas também saber a hora de mandá-los embora.
Usar o que lhe foi ensinado de forma sempre positiva
transformar a sua vida deixando-a leve e mais alegre.
Lembre-se:
A sua vida pode ser comparada a uma novela
da qual você é o autor.
É você quem escolhe os atores principais e os coadjuvantes
e é você quem escolhe o tema musical desta criação
e aí você se lembra que temos que dançar conforme a música
pois nossa vida oscila,
um dia ela poderá tocar uma música triste
ou em algum outro momento uma música romântica
mas permita que toque muitas vezes "aquela música"
sim, aquela mesma!
Que nos cria expectativa de sentir borboletas na barriga.
Então permita-se
chorar
brigar
gargalhar.
Respire fundo...
Sinta o ar entrar
e encher os seus pulmões
e sinta-se feliz pois você está vivo!!!"

Desconheço o autor. Adaptado por  TGSCouto. Para você um forte abraço lhe desejando muita Paz e Bem!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ei... Alguém ama você!

Bom dia!
"Alguém no dia de hoje já lhe deu carinho e amor?
Alguém nesta manhã lhe tratou com respeito 
ou falou do seu valor?

Se nada disso foi feito
não fique deprimido deste jeito,

pois o ser humano esquece
e nem sempre reconhece
o valor das pessoas.

Deus, contudo,jamais irá lhe esquecer.
Ele tem um grande amor por você
por mais que você não o veja e
Ele fisicamente não apareça.

Diariamente,Ele está contigo e saiba
que é o seu melhor amigo...

E você já disse no dia de hoje
para alguém que o ama?

Você hoje já falou para Deus 
que depende dele e o adora?

Se nada disse está acontecendo,
você não sabe o que está perdendo.

Quando nos damos, quando de nós saímos
encontramos o sentido para a vida
e a nossa existência fica mais bonita,mais florida".


Um forte abraço para você que já encontrou  o sentido da vida
e um mais forte ainda para você que ainda está procurando.
Boa sorte! Paz e Bem! Com todo carinho,TGSCouto




segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Mestre João aprendeu a lição.







Bom dia! Esta história se passou numa construtora, e seu personagem principal é um funcionário que sempre gostou de participar de cursos de formação durante a sua longa carreira, para se atualizar e exercer o seu trabalho da melhor maneira possível. O que não esperava é que na hora de se aposentar fosse aprender mais uma lição:

"Seu João era um daqueles funcionários dedicados que nunca faltam ao serviço a não ser por motivo relevante. Trabalhava como mestre de obras em uma empresa e,por sua experiência e performance de seus serviços,gozava da maior credibilidade. Eram  36  anos de trabalho,na mesma empresa,mas já sentindo-se fragilizado,com a vista cansada,sentiu que chegara a hora de se aposentar,embora na empresa ninguém nunca tivesse tocado no assunto.Cheio de coragem, João resolveu comunicar ao seu chefe a sua decisão:

"Senhor,eu vim avisar que hoje vou pedir minha aposentadoria".O chefe da empresa era justo e bondoso.Pensou rápido e tomou uma decisão.Ele chamou João em sua sala e lhe disse: "Que pena! Iremos perder um ótimo funcionário!Não tenho nada contra o seu afastamento.É um direito seu,mas antes gostaria que  você realizasse um último trabalho. Eu quero que seja construída uma casa com muito capricho,usando o melhor material. Não se preocupe com o custo. Que nada falte a esta casa,pois é para uma pessoa muito querida... Ah, e faço questão de lhe pagar à parte por esta construção".

João saiu da sala indignado e disse consigo mesmo:"Tanto tempo de trabalho e ainda ter de enfrentar essa falta de consideração. E logo uma casa tão especial, que o próprio dono pediu para ser a melhor que eu já fiz. Com certeza algum sobrinho dele vai se casar e quer presentear-lhe com uma casa". 

A revolta tomou conta do mestre de obras. Muito irritado, começou a construir a casa,mas sem cuidado nenhum, usando até material de segunda. A raiva que ele estava do patrão era tão grande, que em pouco tempo,terminou a pior casa que havia feito em sua vida.

Ao concluir a casa, João foi falar com o dono da construtora para entregar as chaves e receber o seu dinheiro. O patrão lhe convidou para, na semana seguinte  entregar pessoalmente as chaves ao novo proprietário.

Era um domingo, vários  funcionários lá estavam quando João chegou. Havia um palanque montado. O Convidado a subir no palanque pelo chefe, João ouviu as primeiras palavras que ele disse: "Esta casa foi construída pelo meu melhor funcionário com o melhor material já utilizado. Apesar de ter  se aposentado na semana passada, mesmo assim, ele a construiu com amor como sempre o fez".

Quando João olhou para trás, viu que lá estavam sua esposa,filhos e netos. O  chefe continuou dizendo: Como presente de aposentadoria a você, o melhor funcionário que eu já tive, eu quero lhe dar a melhor casa já construída por você. Pegue as chaves. A casa é sua.

João recebeu as chaves e começou a chorar,porque, se soubesse que a casa seria sua,teria caprichado. Ele aprendeu a lição!"
                                                Adaptação do texto do livro Parábolas que transformam vidas-Pe Marcelo Rossi


Para refletir:
Ponha todo o seu cuidado,sua concentração,sua habilidade e seu sentido artístico em tudo aquilo que realiza. Faz de conta que está sendo submetido a um desafio com a perfeição: aquilo que faz é para você e você, supõe-se,merece o melhor!

Um forte abraço.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Otimismo é pensar...



Bom dia!  Hoje me deu uma vontade imensa de lembrar para você e para mim que...
A felicidade existe. É bom repetir para  você mesmo:

Eu existo,eu sou capaz de encontrar a felicidade,
eu sou feliz...
Isto é otimismo.

Se não encontrar a felicidade, vou criá-la onde  eu estiver...
Isto é atitude.

Todos gostamos de dizer que os outros (nossos amores,filhos, netos, amigos) são bonitos,são especiais...
 e realmente são. Mas você  já parou para pensar o quanto você é especial?

Diga a você mesmo:
Eu sou especial - até que acredite nisso.

Pois você é mais especial do que imagina ser, e se achar especial, não é orgulho, fique tranquilo. É autoestima elevada. É gostar de si mesmo. É pensar como naquela música que dizia mais ou menos assim: "Eu me amo. Não posso mais viver sem mim".

Bom dia com toda a FELICIDADE do mundo!!  

Um forte abraço. TGSCouto.

Bom dia!







Caro leitor, neste novo dia, desejo que você prometa a si mesmo:

Ser tão forte que nada perturbe a paz de sua mente;

Falar de felicidade,saúde e prosperidade a cada pessoa que conhecer... tem tanta gente precisando ouvir isto!

Fazer sentir aos seus amigos que há algo de valor neles. 

Ver o lado brilhante de cada coisa e conseguir  encontrar otimismo por meio dele.

Que vai enfrentar os problemas que surgirem com coragem.

Que se alguma coisa não der certo, não vai ficar se lamentando,tentando descobrir quem errou ou deixou de errar.

Que vai aproveitar a oportunidade de recomeçar que a vida está lhe oferecendo.

Que vai fazer de tudo para ser feliz.

 E lembre-se: Eu acredito na sua força e na sua capacidade. Vença! Você pode!


Um forte abraço, TGSCouto.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Um dia desses não. HOJE!!


Hoje existem edifícios mais altos e estradas mais largas, porém temperamentos pequenos e pontos de vista mais estreitos.
Gastamos mais,porém desfrutamos menos.
Temos casas maiores,porém famílias menores.
Temos mais compromissos,porém menos tempo.
Temos mais conhecimentos,porém menos discernimento.
Temos mais remédios,porém menos saúde.
Multiplicamos nossos bens,porém  reduzimos nossos valores humanos.
Temos mais dinheiro,porém menos moral.
Temos mais liberdade,porém menos alegrias.
Temos mais comidas,porém menos vitaminas.
Temos famílias em chegam dois salários em casa,porém as separações aumentam.
Temos casas lindas,porém muitos lares desfeitos.
Falamos muito,amamos pouco,odiamos demais.
Chegamos à lua,porém temos problemas para atravessar a rua e conhecer nosso vizinho.
Por tudo isso,proponho que de hoje  para sempre,você não deixe nada para uma ocasião especial. Procure Deus, confie,tenha mais fé. Leia mais. 
Admire a paisagem sem importar com a tempestade.
Passe mais tempo com sua família e com seus amigos.
Coma a sua comida preferida, visite os lugares que você ama.
A vida é uma sucessão de momentos para serem desfrutados. Não somente para sobreviver.
Não guarde aquele seu melhor perfume, a sua melhor roupa é bom usá-los sempre que sentir vontade.
Este dia é uma dia especial.
Elimine do seu vocabulário as expressões "algum dia","qualquer dia".
Não protele nada que somaria sorrisos e alegria à sua vida. Cada dia e hora são especiais e você não sabe se será o último!

O ontem já passou.Amanhã ainda pertence a Deus. O que você tem é o hoje espremido entre o ontem e o amanhã. Aproveite o dia de hoje. A maior vantagem que a vida nos oferece é a oportunidade de sempre recomeçar. Hoje acredite na sua força e na sua capacidade.

Carpe  Diem e Seja Feliz!!!!

Um forte abraço.




quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Uma história para refletir.







Um açougueiro estava em sua loja e ficou surpreso quando um cachorro entrou. Ele espantou o cachorro,mas logo o cãozinho voltou. Novamente ele tentou espantá-lo,foi quando viu que o animal trazia um bilhete na boca. Ele pegou o bilhete e leu: _ Pode me mandar 12 salsichas e uma perna de carneiro,por favor. Ele olhou e viu que dentro da boca do cachorro havia uma nota de 50 reais. Então ele pegou o dinheiro,separou as salsichas e a perna de carneiro,colocou numa embalagem plástica,junto com o troco,e pôs na boca do cachorro. 

O açougueiro ficou impressionado e como já era mesmo hora de fechar o açougue, ele decidiu seguir o animal. 

O cachorro desceu a rua, quando chegou ao cruzamento deixou a bolsa no chão,pulou e apertou o botão para fechar o sinal. Esperou pacientemente com o saco na boca até que o sinal fechasse e ele pudesse atravessar a rua.

O açougueiro e o cão foram caminhando pela rua até que o cão parou em uma casa e pôs as compras na calçada. Então,voltou um pouco,correu e se atirou contra a porta. Tornou a fazer isso. Ninguém respondeu na casa. Então, o cachorro circundou a casa, pulou um muro baixo, foi até a janela e começou a bater com a cabeça no vidro várias vezes. Depois disso, caminhou de volta para a porta e foi quando alguém abriu a porta e começou a bater no cachorro. O açougueiro correu até esta pessoa e o  impediu, dizendo: _ Por Deus do céu,o que você está fazendo? O seu cão é um gênio! A pessoa respondeu: _ Um gênio? Esta já é a segunda vez esta semana que este estúpido esquece a chave!!!

Moral da história:
Você pode continuar excedendo às expectativas,mas para os olhos de alguns, você estará sempre abaixo do esperado.

Qualquer um pode suportar a adversidade,mas se quiser testar o caráter de alguém,dê-lhe o poder.

Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é de um profissional, lembre-se: Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais  o Titanic.





quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Elogio que conquista - última parte.


Natanael gostou de ouvir as palavras de Jesus e logo depois do elogio, ele sentiu sua firmeza tremer:

_ De onde o senhor me conhece para dizer que no meu coração não há falsidade? ( Jo 1,48)

_ Não existe  mesmo.

E Jesus sorrindo:

_Antes que Filipe te chamasse,eu te vi quando estavas debaixo da figueira.( Jo 1,48)

Isso mesmo! Pensou  Natanael. Ele realmente estava debaixo da figueira quando Filipe o encontrou. De súbito, aquela visão lisonjeira que Jesus fizera dele, o elogio sincero o transformara. Por isso Natanael, aquele homem sempre muito sério,sente-se misteriosamente fascinado e sorria. Por isso  conversava com Jesus e fazia confidências que aquela boca seria incapaz (como pensava) de fazer a qualquer nazareno.E não só a boca mas também os olhos de Natanael se abriram.Cheio de entusiasmo disse: _ "Mestre,tu és o filho de Deus,és o rei de Israel!" ( Jo 1,49)

Natanael, conquistado por Cristo, não fracassou na vida,não morreu sem descobrir o apóstolo Bartolomeu adormecido dentro de si.

Entretanto, como na terra não há só preconceituosos mas também os tímidos,os ousados,os falsos,os sinceros, é preciso que muitos segredos sejam revelados.

Natanael abriu os olhos e o coração e abandonou o preconceito. A sinceridade é uma virtude.Jesus conquistou Natanael  quando reconheceu a sua sinceridade e honestidade.Não deseja aderir e brincar de acreditar sem conhecer... Mas ao conhecer quem vinha ao seu encontro nunca mais se separou dele. O Bom Pastor que vem ao encontro da ovelha perdida o havia conquistado.

Jesus quer também nos conquistar definitivamente para que caminhando com Ele na vida, encontremos a felicidade que sonhamos.

Ele já nos viu "debaixo da nossa figueira" e só espera que nós nos aproximemos mais.

Penso que talvez nos  falte hombridade suficiente para reconhecermos o comodismo, o medo, a fraqueza  e outros erros, como causas  de muitas vezes não conseguirmos ver  ou  ouvir Jesus.

Se de fato for este o  nosso caso, Zaqueu e Natanael estão perto de nós nos  segredando:

_ A responsabilidade pela decisão é tua!

 Sucesso amigo(a). Muito amor e paz pra você!
 Um forte abraço,TGSCouto.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Elogio que conquista. Parte I

"Sê pródigo com os elogios. As pessoas virão a lembrar-se de ti, muitos anos depois de os teres esquecido." (Dale Carnegie)

Jesus sempre encontra um jeito de conquistar as pessoas. Se com Zaqueu a estratégia foi pedir para ficar em sua casa, com Natanael Jesus utilizou outro recurso.

Por mais medíocre,por mais antipático que seja o outro,sempre temos algo a elogiar...

Para resgatar Natanael, a estratégia utilizada por Jesus foi o elogio.

Natanael era um preconceituoso.Seu preconceito era contra os nazarenos em  particular.Tanto que quando Filipe o encontrou e anunciou  que haviam encontrado o Messias (Jo 1,45),Natanael perguntou: 
_ De onde ele é? (Jo 1,45)

_ De Nazaré,respondeu Filipe.

De imediato Natanael disse:

_ De Nazaré pode sair coisa que preste? ( Jo 1,46)

Filipe simplesmente o convidou para ir ao encontro de Jesus. Natanael apenas caminhava até Jesus acompanhando o entusiasmado Filipe, não por vontade própria talvez por curiosidade. Jesus,porém, não espera. Tomou  a iniciativa. De longe mesmo, logo ao avistar Natanael exclama:

_ Oh, que bom israelita vem chegando. No coração dele não existe falsidade (Jo 1.47). 

Aqui está o segredo:Natanael é bom porque não é falso. Um outro veria no preconceito de Natanael recalques,inveja, frustrações. Jesus não. Vê sinceridade, veracidade, autenticidade. Claro que poderá mais tarde com palavras,parábolas e exemplos,controlar aquelas emoções intempestivas,aparar as arestas daquela franqueza rude. Haverá tempo. Aquela descoberta estava ainda começando.Tudo a seu tempo. Por enquanto, aquela franqueza merecia um elogio.

Natanael ainda não conhecia o Cristo,logo não podia saber que de Nazaré viria o filho de Maria, o filho de Deus. Tudo quanto era constrangedor e antipático no relacionamento com Natanael Jesus resumiu num diagnóstico muito positivo até: sinceridade.

Qual será  a reação do preconceituoso Natanael ? Continua... 

                                                            

Cuidado com velhos hábitos.


Bom dia! Você está tão  habituado a  superar as dificuldades usando estratégias que  já se consolidaram com a sua experiência e tenacidade? Cuidado! É bom antes de apelar para a experiência  adquirida, analisar bem o contexto atual. A situação é  a mesma? 

A parábola das duas moscas que agora vou contar, comprovam que nem sempre os velhos hábitos são válidos.

"Certa vez duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair,nadou até a borda do copo. Porém, como a superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas,não conseguiu escapar. Acreditando que não havia saída a "forte" mosca desanimou,parou de se debater e afundou. 

Sua companheira de infortúnio,apesar de não ser tão forte, era persistente e por isso continuou a se debater e a lutar. Aos poucos, com tanta agitação, o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de nata,no qual ela subiu. Dali,conseguiu levantar voo para  para longe. 

Tempos depois,a mosca tenaz,por descuido,novamente caiu num copo,desta vez cheio de água. Como pensou que já conhecia a solução daquele problema, começou a se debater na esperança de que, no devido tempo se salvasse.

Outra mosca,passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie,pousou na beira do copo e perguntou se ela queria ajuda. A mosca tenaz respondeu: "Pode deixar que eu sei como resolver este problema". E continuou a se debater mais e mais até que, exausta, afundou na água e morreu."

Moral da história: Soluções do passado, em contextos diferentes,podem se transformar em problemas. Se a situação se modificou,dê um jeito de mudar. Se não saber como, aceite ajuda. Por que não?

Quantos de nós,baseados em experiências anteriores,deixam de observar as mudanças ao redor e ficam tentando inutilmente até afundar na própria falta de visão? Quantas vezes criamos uma confiança equivocada e perdemos a oportunidade de repensar nossas experiências.

Segundo os japoneses na garupa do sucesso vem sempre o fracasso. Muitas vezes a arrogância pelo sucesso não nos permite ouvir a opinião de quem está olhando o problema de fora. É necessário estarmos atentos às transformações e fazer as mudanças necessárias para acompanhar as novas situações e não ficarmos presos aos velhos hábitos que nos levaram ao sucesso e perdermos a oportunidade de evoluir.

Pense nisso, mesmo porque, você merece ser feliz!  Um forte abraço, TGSCouto.


domingo, 8 de janeiro de 2012

Tributo a um amigo muito especial.







Bom dia!  E novamente estou aqui para mandar para você o meu recado de amizade sincera. Eu acredito que..."O amigo não é somente aquele que nos faz algum bem,mas aquele que está sempre e em toda parte junto conosco."

 "Se um dia lhe der uma louca vontade de chorar...
  Me chama,não lhe prometo fazer sorrir,
  mas posso,mesmo à distância se for o caso,chorar com você...
 Se um dia lhe der uma louca vontade de não falar com    ninguém,
  me chama assim mesmo.
  Prometo ficar bem quietinha ao seu lado.
  Mas...se um dia você me chamar
  e eu não responder...Vem correndo ao meu encontro
  (mesmo que seja só aqui no nosso cantinho, na nossa casa)
  talvez eu esteja precisando muito de você.

  Um forte abraço,
  Sua amiga especial, TGSCouto.



sábado, 7 de janeiro de 2012

Inveja, sintoma de incompetência






 "A inveja nada mais é do que o ódio à superioridade" (Paolo Mantegazza),

O vaga-lume e a cobra
Conta a lenda que certa vez uma serpente começou a perseguir um vaga-lume. Este fugia rápido,com medo da feroz predadora,mas a serpente  nem pensava em desistir. Fugiu um dia, e ela não desistia; fugiu dois dias e nada. A perseguição continuava implacável. No terceiro dia,já sem forças, o vaga-lume parou  decidiu encarar a cobra e lhe  disse:

_ Um momento. Posso lhe fazer algumas perguntas?

_ Não costumo abrir este precedente para ninguém,disse a cobra,mas já que vou devorá-lo mesmo,esteja à vontade,pode perguntar.

_ Pertenço à sua cadeia alimentar?, perguntou o vaga-lume.

_ Não. Respondeu o ofídio.

_ Eu lhe fiz algum mal?  indagou o inseto.

_Não. Respondeu novamente a cobra.

-Então, qual o motivo de tanta perseguição? Por que quer acabar comigo? Perguntou novamente o inseto.

_Por quê?   É porque não suporto ver você brilhar... disse finalmente a cobra.

Reflita:
Infelizmente, a qualquer momento, uma "cobra" das mais ou menos venenosa pode cruzar o nosso caminho. Aí não conseguimos entender as perseguições sem causa aparente, as implicâncias gratuitas, as mentiras, as traições, enfim, o "veneno". Mas não tenha medo. Não fuja.  É o seu brilho que está queimando a serpente por dentro e por fora. Está incomodando... O que ajuda é pedir a Deus que retire a inveja do coração dessas pessoas ou afaste, os que se deixam consumir pela inveja, do nosso caminho. Com certeza, Deus vai ajudar. Ah! Para quem acredita, algumas plantas também podem contribuir para aumentar as energias positivas ao seu redor e neutralizar o mal da inveja:Comigo-ninguém- pode,espada de São Jorge,pimenteira arruda...

Miguel de Cervantes disse que "não há amizades,parentesco,qualidades nem grandezas que possam enfrentar o rigor da inveja". Mas nada derrota aquele que tem fé, cuja força e vitória é Jesus.Você é uma estrela de raro esplendor! Nasceu para brilhar.Com o poder de Deus,pode enfrentar qualquer coisa, até a inveja. Foi Jesus  mesmo que disse: "Você é a luz do mundo. A sua luz  deve brilhar diante dos homens...(Mat.5:14) Portanto, que se dane  a serpente!

E... já que o seu brilho está ofuscando os invejosos, com bastante fé em Deus, brilhe sempre,brilhe intensamente.

Conforme ouvi de pessoas  vitoriosas, é preferível  despertar inveja  do que pena! Falou!

Bom dia!!!   Um forte abraço para você. TGSCouto.

Principal e definitivo - Zaqueu - última parte.

Zaqueu não tapeou Cristo porque não era indeciso nem morno. Tudo quanto prometeu a Cristo na alegria, na paz da igreja ( a casa de Zaqueu durante a visita de Cristo), cumpriu fora da igreja.

Indeciso e morno é aquele que mantém com Cristo relação pontual na Igreja  que frequenta e na rua sustenta outro tipo de relação com aqueles que Cristo ama. Este indeciso e morno pretende tapear Cristo. Também pretende tapear  o Cristo aquele que procura subir na árvore somente em momentos de aperto. Zaqueu não estava passando dificuldades quando quis se encontrar com Cristo, quando fez todo aquele esforço.  Mas há os minizaqueus. Estes só se lembram de Cristo nas horas de aperto: Nas crises do casamento, nas decepções, nas ameaças financeiras e outras provações da vida .

Resumindo, subir na árvore  como Zaqueu sem tentar tapear Cristo, pode ser reatar aquela amizade com alguém; pode ser investir em bibliotecas e em ajudar os  mais necessitados, não somente em reformar casa,roupas novas,diversões; pode ser auto-analisar-se para descobrir problemas na infância que são talvez causas remotas de negligências para o nosso encontro com Cristo e procurar superá-los; pode ser aceitar certa situação de constrangimento; pode ser ainda mil e uma medidas dependentes de nós.

Alguns pensam que o principal e definitivo em Zaqueu foram as primeiras emoções, as emoções do sicômoro,quando ouviu de Cristo aquelas palavras inesquecíveis "Zaqueu, desce depressa daí, pois hoje..." Acho que foi por isso que o primeiro post foi relatando esta grande emoção de Zaqueu: ser reconhecido no alto da árvore e chamado pelo nome!

Mas não. O principal foi as decisões que Zaqueu decidiu tomar.

Aí é que está o principal, o decisivo. Enquanto não superamos o problema que é o nosso obstáculo,Jesus nos fala e nada acontece. Jesus passa por nós e continuamos os mesmos. 

Não podemos fechar a porta por onde a divina visita poderá entrar. Precisamos subir na árvore da libertação para enxergarmos a felicidade.

E depois de ter subido  na primeira, restarão outras? Alguma poda precisa ser feita?

Jesus, meu amigo, meu  irmão, meu amado, meu Senhor e meu Deus, examina comigo e com todos os meus amigos que me acompanham  nesta procura de diamantes. Venha nos ensinar a subir em todas as árvores que for necessário para te ver Senhor. Nós precisamos de Ti.

Quantos Zaqueus existem por aí que já conseguiram subir na árvore e estão esperando só um aceno, um convite:  -" Desça depressa".

A realização de um sonho depende de dedicação, de decisão. Zaqueu enxergou todos os obstáculos para conseguir ver Jesus. Poderia ter desistido.Tinha todas as desculpas para isso.Mas não desistiu. Quem quer dá um jeito.

Você caro leitor que me dá a alegria da sua companhia, suba na árvore como Zaqueu. Creia em Jesus. Dê o seu jeito de orar mais, de ler a Bíblia, de aceitar Jesus."Zaqueu  queria  ver quem era Jesus. Mas não podia.Era muito baixo. Correu adiante da multidão subiu numa árvore"... Ele deu o seu jeito e conseguiu. Não se envergonhe de tomar atitudes que possam parecer estranhas; a recompensa supera todo o esforço,pode crer.  

Dê também um jeito, ainda que seja preciso subir numa árvore,podar... ainda que alguém ria de você. Lembre-se: Ele quer ficar em sua casa !  E que Jesus lhe abençoe,dê  força e coragem e proteja. 
Um forte abraço da amiga, TGSCouto.




sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Coragem para subir ... Como Zaqueu - parte II

Novos sonhos . Quem quer se arrisca. Dá um jeito. Quem não quer inventa uma desculpa. Zaqueu poderia ter inventado uma desculpa: "Sou muito baixinho", "sou cobrador de impostos"; "Jesus não vai nem me olhar". Mas não o fez. Ele queria ver Jesus e teve coragem para subir. Um encontro que desencadeou tanta transformação. E dentro de nos, irrompe uma pergunta: Por que Zaqueu se encontrou com Cristo? Por quê? Simplesmente porque teve a coragem de tomar a medida adequada. Porque tentou superar-se,ultrapassar-se. Porque não ficou no nível em que se encontrava. Quis subir o mais alto que pudesse. Aceitou mudanças. Decidiu subir na árvore e subiu.

É certo que cada um de nós é diferente. Para cada um de nós Cristo sabe o que significa subir na árvore. De Zaqueu Cristo esperava que fisicamente subisse na árvore. Se não subisse não teria acontecido o deslumbrante acolhimento. De cada um de nós Cristo conta que façamos o exigido pelas nossas circunstâncias peculiares.

Na prática, subir na árvore é enfrentar os obstáculos que se interpõem entre nós e Cristo. Pode  consistir numa atitude concreta ou num conjunto de atitudes.

Zaqueu passou corajosamente o facão em tudo quanto constituía obstáculo entre ele e Cristo. Encontrou com Cristo porque subiu na árvore. Agora precisa de coragem para transformar o encontro num amistoso processo de crescimento, maturação,humanização, divinização. Cristo fizera Zaqueu enxergar claro o obstáculo entre ambos, a barreira entre ele e os outros era aquela grande ambição de dinheiro, aquela escravização à fortuna. Zaqueu só pensava em dinheiro e em tudo que o dinheiro pudesse pagar.

Cristo mostrou-lhe o significado de todo aquele dinheiro como forma de escravidão pessoal, como entrave à liberdade interior que o Pai celeste quer para todos os seus filhos. Enquanto Zaqueu estivesse mais apegado ao dinheiro que a Cristo seria escravo do dinheiro pois é Cristo que liberta. 

Para Zaqueu subir pela primeira vez numa árvore não foi a última. Teve que subir em outras árvores para realizar podas indispensáveis. Na árvore da injustiça ele realizou aquela poda colossal. E para nós o que será subir na árvore? Pode ser enfrentar opositores,os mascarados de falsa superioridade;pode ser superar a opinião daqueles acomodados que não querem se encontrar com Deus e  tentam impedir que outros o encontrem. Dos que arrotam que não acreditam em Deus,repetindo que dispensam Cristo, calando que sentem medo da cruz, da luta. Esses leões empalhados derrotam com facilidade somente os tímidos e os covardes.Para outros,subir na  árvore  será lutar contra a preguiça. Não ache graça. A preguiça é um obstáculo mais desanimador do que se pensa. Preguiça de ser pontual, preguiça de ler,preguiça de sair, preguiça de acordar,preguiça de conversar,preguiça de subir, preguiça de mudar.. Um preguiçoso não se encontra nem com o jornal do dia.,quanto mais com Cristo.

Subir na árvore pode ser ainda abraçar aquela provação inevitável. No mesmo dia em que Zaqueu encontrou-se com Cristo retalharam a vida de Zaqueu: "É um indigno". E com esta tesourada vieram outras...E até o final do dia a rua esta cheia de retalhos da vida de Zaqueu. E todos pisavam. Mas ele seguiu adiante porque entendeu que Cristo não avança com indecisos nem se deixa tapear por mornos. Os mornos Cristo vomita.(AP.3-16)

Amigos, no próximo post vamos descobrir o que foi principal e definitivo no encontro de Zaqueu com Cristo.Por hoje, só peço a  Jesus que  nos abençoe,nos dê força,coragem e nos ilumine. Um forte abraço. 


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Desça depressa,é preciso que eu fique hoje em sua casa - Zaqueu Parte I



"Desça depressa, é preciso que eu fique hoje em sua casa" (Luc 19,5).

  Estas palavras são extraídas do encontro de Jesus com Zaqueu .  Jesus estava atravessando a cidade de Jericó em meio a uma grande multidão. Entre o povo havia um homem chamado Zaqueu, cobrador de impostos, que, precisamente por esta sua profissão, era odiado pelo povo e considerado das mesmas condições de um  pecador público. Ele desejava ver Jesus,mas não conseguia porque era de baixa estatura; correu então à frente e subiu numa árvore- o sicômoro, próxima da estrada por onde Jesus iria passar. O seu gesto não passou despercebido ao Mestre, o qual, para surpresas de todos- bastante escandalizados -, chamou-o pelo nome e lhe disse que ia ficar em sua casa:

_ Zaqueu, desça depressa, é preciso que eu fique  hoje em sua casa.

 A primeira coisa que se torna evidente diante desta cena é o amor de Jesus por aqueles que parecem mais distantes de Deus. "Quem está doente é que precisa de médico"

É um amor que toma a iniciativa,indo além dos planos do homem, dos preconceitos, das opiniões daqueles que se consideram sensatos, das conveniências sociais, enfim, de tudo.

É  um amor que não julga, não fica avaliando a culpabilidade e a responsabilidade pessoal, que quer ser e fazer feliz  e nada  mais; um amor que não se detém a medir distâncias,mas que,ao invés, se diria que é atraído pela fraqueza do homem e pela sua incapacidade de superá-la sozinho.

"Desça depressa, é preciso que eu fique em sua casa".

O querido leitor já deve ter notado, enfim, o relacionamento pessoal que se estabelece entre ele e Jesus,relacionamento do qual brota a paz e alegria em Zaqueu por ser desde aquele momento um dos seus colabores e amigos.

"Desça depressa, é preciso que eu fique hoje em sua casa".

Também nós, assim como Zaqueu  somos pobres necessitados de chamar a atenção de Jesus sobre nós. E, a partir do momento que percebe nosso interesse em  encontrá-lo, também  a nós Jesus diz: "Desça depressa",isto é, deixe o seu isolamento, seus temores e preconceitos,suas tristezas,seus rancores,suas decepções, seus saudosismos, seu receio de não conseguir vencer e vá ao encontro de Jesus. Acredite meu amigo, minha amiga que o amor de Jesus por nós é o maior amor do mundo por isso muito maior do que a nossa fraqueza. Ele vê mais- em  nós   a  nossa boa vontade que os erros e  os fracassos; aliás, veio justamente para liberar e reavivar aquela chamazinha, aquele desejo de fazer o bem que existe dentro de  cada um de nós.

Caro leitor,ouça a voz de Jesus que lhe diz: Desça depressa, hoje é preciso que eu entre em sua casa, em sua vida. Hoje é preciso que eu cure  as suas feridas. 

Acolha então Jesus na casa de sua alma - no seu coração- recomeçando novamente, com renovada lealdade de onde você parou e disponha-se a viver com generosidade o amor ao próximo.

Então, não tardará a sentir você também a indescritível paz que é fruto do encontro com Jesus e a alegria que se experimenta por estar unidos a Ele e por construir relacionamentos novos através do amor verdadeiro,justamente o amor que Ele nos ensinou.

Graças, muito amor e paz para você.  Que Jesus, que  com certeza já está em sua "casa" (não será  por Ele que você desceu do seu "cansaço" a se dispôs a ler esta página?), abençoe você hoje e sempre.Um forte abraço TGSCouto.