quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Saber olhar...O que há nos bastidores?



Quando era adolescente,Dr.S.,marido de D.Graziela,pessoa que colaborou com Deus para as minhas conquistas- minha mãe de coração- sempre me dizia: "É preciso saber olhar atrás das portas,menina! É preciso enxergar sempre com muita atenção!". Fui crescendo com esta observação na minha mente sem entender muito bem o seu significado.

Já adulta,aprendi a comparar a vida a um grande palco onde cada um representa o seu papel. Às vezes observando pessoas que riam e brincavam mas no fundo sofriam muito com seus problemas,passei a até achar  comum ouvir dizer: "é necessário saber olhar nos bastidores".  Quantas vezes o sorriso amável nos lábios de alguém oculta a mágoa,escondida lá  no fundo da alma de uma vida infeliz? Observando bem, há detalhes significativos: um habitual descuido no vestir,um rosto triste, uma "preguiça" no trabalho,uma palavra ou atitude ríspida, que, vista com olhar superficial podem levar simplesmente a uma crítica leviana. E, no entanto, alguma coisa deve estar acontecendo nos bastidores. Talvez na preguiça habitual  se possa ver uma espantosa desmotivação perante a vida e o amor; no âmago de um olhar apagado,um problema afetivo ou espiritual;por trás de uma palavra ou atitude ríspida, um destino frustrado que pede compreensão e não crítica.

Será que nós estamos sabendo olhar nos bastidores da alma daqueles que convivem conosco? Uma tristeza,um olhar esquivo,um silêncio,podem ser extremamente significativos.A irritabilidade mal dissimulada,o isolamento voluntário podem vislumbrar o início de um problema com drogas,uma infidelidade conjugal ou um desejo frustrado.Quando se tem verdadeiro "olhar clínico",se pode exercer a medicina preventiva,antes que uma pessoa querida contraia uma "doença" por vezes incurável.Mas para isto é preciso estar atento para ultrapassar com um olhar carregado de amor a névoa do egocentrismo.

Algumas vezes,os nossos julgamentos são excessivamente superficiais.Sentenciamos:não presta,é preguiçoso, só pensa nele,é muito antipático,fechado. Mas por quê?Não deveríamos antes tentar descobrir o que há por trás de tudo isso? Talvez o mal dessa pessoa seja mais íntimo.E é até aí até essa camada  mais profunda que precisamos chegar.A placa translúcida do olhar superficial que nos faz deter-nos apenas na aparência das coisas precisa ser perfurada pelo amor.

Na vida cotidiana onde tudo se torna mais fácil de discernir,precisamos ir aprendendo a vislumbrar,no fundo dos corações,as razões mais simples que motivam os sentimentos e as atitudes.E é na família,laboratório de virtudes, que a capacidade de enxergar os últimos motivos do comportamento humano começa a ser elaborada desde a mais tenra idade.

Esta forma de olhar em profundidade chama-se simplesmente respeito; palavra que deriva do verbo respicere,que significa olhar.Respeitar é reconhecer a dignidade de um ser humano,filho de Deus,que foi resgatado pelo sangue de Cristo e, portanto, tem muito valor. Respeitar é acolher a maneira de ser do outro; é não ferir a sua privacidade,os seus sentimentos e o modo peculiar como esses sentimentos se expressam em determinados momentos. Por isso, é necessário viver, no dia-a-dia, com extrema delicadeza o respeito mútuo.

Há na vida circunstâncias tão delicadas em que uma ajuda explícita não  consegue entrar em sintonia.O respeito nesses casos consistirá,talvez, em ficar em silêncio,ao lado da pessoa, quem sabe apenas escutando atentamente e mais nada.Como n~e devem ter consolado Marta e Maria as lágrimas de Jesus junto ao sepulcro de Lázaro! A presença calada e a oração silenciosa de sua Mãe ao pés da cruz, que forças não deram a Jesus naquele dia? Apenas procurando uma forma de sintonizar,esta é a palavra.Como é lindo saber praticar esta arte maravilhosa de que nos fala São Paulo: alegrar-se com os que estão alegres e afligir-se intimamente com os que sofrem! Como é grande o alívio que experimentamos em certas ocasiões,quando alguém se mostra disposto a escutar-nos com atenção e amabilidade sem nada pedir,sem nada reclamar,não é mesmo? Talvez ao longo das estradas da vida já tenham também encontrado alguns desses seres humanos especiais que em tudo nos aceitam,que em nada nos julgam ou criticam,e,no entanto,nos impulsionam para os cumes...Eu felizmente encontrei vários, e é por isso que estou aqui.O que recebi,resolvi repartir.

Querida amiga,estimado amigo,isso nos convida a pensar que nós mesmos podemos converter-nos num desses seres tão difíceis de encontrar! - que é a figura de Cristo que passa ao lado de qualquer necessitado.

Um forte abraço e que a luz de Deus ilumine o seu caminho e que Ele abençoe rica e abundantemente você e sua família.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!