quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Pensamento do dia-

 
"O caminho mais breve
 para chegar a Deus, é o 
 caminho do amor."
           Angelus Silesius




Saber olhar...O que há nos bastidores?



Quando era adolescente,Dr.S.,marido de D.Graziela,pessoa que colaborou com Deus para as minhas conquistas- minha mãe de coração- sempre me dizia: "É preciso saber olhar atrás das portas,menina! É preciso enxergar sempre com muita atenção!". Fui crescendo com esta observação na minha mente sem entender muito bem o seu significado.

Já adulta,aprendi a comparar a vida a um grande palco onde cada um representa o seu papel. Às vezes observando pessoas que riam e brincavam mas no fundo sofriam muito com seus problemas,passei a até achar  comum ouvir dizer: "é necessário saber olhar nos bastidores".  Quantas vezes o sorriso amável nos lábios de alguém oculta a mágoa,escondida lá  no fundo da alma de uma vida infeliz? Observando bem, há detalhes significativos: um habitual descuido no vestir,um rosto triste, uma "preguiça" no trabalho,uma palavra ou atitude ríspida, que, vista com olhar superficial podem levar simplesmente a uma crítica leviana. E, no entanto, alguma coisa deve estar acontecendo nos bastidores. Talvez na preguiça habitual  se possa ver uma espantosa desmotivação perante a vida e o amor; no âmago de um olhar apagado,um problema afetivo ou espiritual;por trás de uma palavra ou atitude ríspida, um destino frustrado que pede compreensão e não crítica.

Será que nós estamos sabendo olhar nos bastidores da alma daqueles que convivem conosco? Uma tristeza,um olhar esquivo,um silêncio,podem ser extremamente significativos.A irritabilidade mal dissimulada,o isolamento voluntário podem vislumbrar o início de um problema com drogas,uma infidelidade conjugal ou um desejo frustrado.Quando se tem verdadeiro "olhar clínico",se pode exercer a medicina preventiva,antes que uma pessoa querida contraia uma "doença" por vezes incurável.Mas para isto é preciso estar atento para ultrapassar com um olhar carregado de amor a névoa do egocentrismo.

Algumas vezes,os nossos julgamentos são excessivamente superficiais.Sentenciamos:não presta,é preguiçoso, só pensa nele,é muito antipático,fechado. Mas por quê?Não deveríamos antes tentar descobrir o que há por trás de tudo isso? Talvez o mal dessa pessoa seja mais íntimo.E é até aí até essa camada  mais profunda que precisamos chegar.A placa translúcida do olhar superficial que nos faz deter-nos apenas na aparência das coisas precisa ser perfurada pelo amor.

Na vida cotidiana onde tudo se torna mais fácil de discernir,precisamos ir aprendendo a vislumbrar,no fundo dos corações,as razões mais simples que motivam os sentimentos e as atitudes.E é na família,laboratório de virtudes, que a capacidade de enxergar os últimos motivos do comportamento humano começa a ser elaborada desde a mais tenra idade.

Esta forma de olhar em profundidade chama-se simplesmente respeito; palavra que deriva do verbo respicere,que significa olhar.Respeitar é reconhecer a dignidade de um ser humano,filho de Deus,que foi resgatado pelo sangue de Cristo e, portanto, tem muito valor. Respeitar é acolher a maneira de ser do outro; é não ferir a sua privacidade,os seus sentimentos e o modo peculiar como esses sentimentos se expressam em determinados momentos. Por isso, é necessário viver, no dia-a-dia, com extrema delicadeza o respeito mútuo.

Há na vida circunstâncias tão delicadas em que uma ajuda explícita não  consegue entrar em sintonia.O respeito nesses casos consistirá,talvez, em ficar em silêncio,ao lado da pessoa, quem sabe apenas escutando atentamente e mais nada.Como n~e devem ter consolado Marta e Maria as lágrimas de Jesus junto ao sepulcro de Lázaro! A presença calada e a oração silenciosa de sua Mãe ao pés da cruz, que forças não deram a Jesus naquele dia? Apenas procurando uma forma de sintonizar,esta é a palavra.Como é lindo saber praticar esta arte maravilhosa de que nos fala São Paulo: alegrar-se com os que estão alegres e afligir-se intimamente com os que sofrem! Como é grande o alívio que experimentamos em certas ocasiões,quando alguém se mostra disposto a escutar-nos com atenção e amabilidade sem nada pedir,sem nada reclamar,não é mesmo? Talvez ao longo das estradas da vida já tenham também encontrado alguns desses seres humanos especiais que em tudo nos aceitam,que em nada nos julgam ou criticam,e,no entanto,nos impulsionam para os cumes...Eu felizmente encontrei vários, e é por isso que estou aqui.O que recebi,resolvi repartir.

Querida amiga,estimado amigo,isso nos convida a pensar que nós mesmos podemos converter-nos num desses seres tão difíceis de encontrar! - que é a figura de Cristo que passa ao lado de qualquer necessitado.

Um forte abraço e que a luz de Deus ilumine o seu caminho e que Ele abençoe rica e abundantemente você e sua família.




quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Saber olhar.

 
 
Um princípio filosófico clássico diz: "Nada se pode amar se antes não se conhece"; e um outro completa-o, acrescentando: "Nada pode ser conhecido pela inteligência se antes não for captado pelos sentidos",pela percepção sensível.Aprender a perceber e enxergar é  a primeira exigência do amor.

Há duas formas de olhar, conforme nos revela a parábola do samaritano: o olhar indiferente, frio e egoísta daquele sacerdote que ao se deparar com um homem ferido à beira do caminho,"vendo-o passou de largo",por estar muito ocupado com sus deveres" religiosos" - e o olhar sensível acolhedor do samaritano- homem considerado religiosamente marginalizado-indicam duas formas de percepção e principalmente dois modos substanciais de ser 

Por isso olhar como Jesus nos ensinou na parábola do bom samaritano,é começar aprender a enxergar os outros no fundo das suas vidas,distinguindo as suas características peculiares,por seu destino único irredutível;ir encontrá-los mergulhados nos seus projetos pessoais,talvez num drama íntimo,para resgatá-los do anonimato,da solidão...

A solidão...quem não sentiu alguma vez a sua mordida,porque todos nós necessitamos de companhia,de afeto,e às vezes,nos faltam.

Você certamente já esteve alguma vez numa festa ou numerosa reunião em que todas as pessoas pareciam se conhecer e conversavam animadamente entre si e você sozinho, a um canto,como um "estranho no ninho"; e de repente aproximou-se um amigo e lhe disse: "Que bom você por aqui!" Venha cá, vou lhe apresentar uns amigos meus". E naquele momento você sentia que voltava ao mundo dos vivos.

Essa experiência tão simples,creio que é suficientemente reveladora para mover-nos a prestar mais atenção  aos outros,a olhá-los com olhos de amor,para compreender que eles- tanto como nós- necessitam ser reconhecidos não apenas como seres humanos individuais,mas como pessoas,com uma identidade insubstituível.Infelizmente até nas família  algumas vezes encontramos alguém que se sente incompreendido, abandonado, sozinho.É bem triste,mas real.

Alguns se queixam de que vivem  num mundo de rostos frios,fechados,mas não compreendemos que o mundo, a família, é  como um espelho que reflete o nosso próprio rosto: o nosso mau humor, a nossa atitude dura indiferente,reservada.

É preciso abrirmo-nos aos outros pelo olhar com uma palavra atenciosa,com um sorriso e certamente eles se abrirão a nós.E o espelho refletira outra imagem: a imagem do amor.

Pensemos nisso, cada um tem  sobre o outro, especialmente na família uma inegável influência e responsabilidade.Como um bom médico,é preciso ter "olhar clínico",aguçado para analisar e discernir os primeiros sintomas de "doença anêmica".
                                                                                                                                            continua...

domingo, 19 de janeiro de 2014

Sei que estás comigo,Deus da alegria!

   Pessoa querida,como é bom sentir-se livre e em paz! 
     A pessoa simples e livre interiormente não precisa 
           de grandes motivos para viver alegre e serena.

A principal causa da sua alegria é a certeza
de que Deus a acompanha 
      e a inspira em tudo e a cada momento.

Como é bom sentir que Deus
      é tão simples e próximo,
          que tem prazer de se alegrar com
             as nossas pequenas alegrias.

Povo amado,a sua alegria também 
é fruto do amor de Deus
É seu dom que deve agradecer
para que sua vida se transforme
em canção de amor.

  E para não esquecer,obrigada pela atenção que tem dado  com sua visita aqui,neste espaço desta veterana educadora que durante toda a sua vida só desejou uma coisa: ensinar perseguindo a meta do crescimento pessoal e profissional e assim e saber que também é especial para alguém. Por isso, se aprecia,pelo menos um pouquinho esse meu esforço para ser cada dia melhor,comente.Grande e fraternal beijo no seu lindo coração.Mantenha-se alegre,não permita que o "mundo" provoque suas lágrimas e,como disse Isaías 62.5, "Deus se alegrará com você."
Fiquem com Deus.Muito amor,alegria e paz para vocês e todos a quem ama.Tenham um  Boooooooom Diaaaaaa!
                                                                                                                  
                                                                                                                

sábado, 18 de janeiro de 2014

A Melhor Idade para Ser Feliz.


Dizem que existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-los
mesmo com todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente entusiasmar com a vida e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem culpa de sentir prazer ou medo de ser feliz.

Fase dourada em que se pode usar a criatividade
e recriar a vida,
a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores

Tempo de entusiasmo e coragem
em que cada desafio nos convida à luta
que a gente se dispõe a enfrentar com toda disposição
de tentar algo novo, de novo e de novo,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade fugaz na nossa vida
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.

Queridos amigos aprendi que a vida é assim: em um  momento está tudo bem e no momento seguinte,não se sabe. Por isso,não adianta ficar remoendo o passado em atitudes de mágoas ou saudosista.E como o futuro ainda é uma incógnita,o único momento que nos pertence de fato é o presente. E devemos vivê-lo bem com simplicidade e alegria.
Forte abraço.Fiquem com Deus e que Maria,Mãe de Jesus cubra com seu manto de amor nós todos e nossa família.


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

A vida pode ser melhor.


Eu ainda lembro agora do que sempre respondia ao ser convidada para um passeio ou festa com amigos: "Não, não tenho tempo"!.Agora não posso"! "Amanhã se eu puder ir, eu vou!" " Quem sabe em outra oportunidade?"

E assim o tempo já escasso passa.

Nunca temos tempo.

Não temos tempo para gastar com nossa família, com nossos filhos, nossos amigos, mas passamos horas,assistindo TV ou nas redes sociais.

Discussões que não nos levam a nada,roubam o nosso tempo,mas não mudamos nosso comportamento,ampliando sentimentos nobres como a paciência.

Nos pré-ocupamos com problemas que,na maioria das vezes  são imaginários, com medos que nos atormentam a alma e  nos deixam inseguros.

Todo final de ano passamos longos momentos planejando mudanças que nunca vamos realizar. Metas que,na maioria das vezes,não saem do papel.

Passamos grande parte da vida sofrendo por lembranças,carregando rancores,remoendo mágoas. À medida que o tempo passa, descobrimos que o mais importante em nossa vida para sermos felizes,é a paz de consciência.

Conquistar essa paz é mais fácil do que podemos imaginar. Ter paz é assumir responsabilidades e cumpri-las.É manter a serenidade nos momentos mais difíceis da vida,na certeza de que tudo está nas mãos de Deus e que portanto, vai passar.Aliás,isto é o que me tranquiliza : somos passageiros,aliás, tudo é passageiro.E para prosseguir, é essencial a paz para preservar a saúde e ter o coração aberto para amar.

Ter paz é pedir perdão com humildade, admitindo-se imperfeito,é reconhecer seus medos e fraquezas.

É trabalhar, mas também encontrar  tempo para descansar,curtir a vida,fazer o que dá prazer.

Olhar o céu à noite e agradecer a Deus por tudo, apesar de tudo.

Passear de mãos dadas sentindo a segurança que emana do outro.

Ler um livro. Ah! E o tempo? Como ele é uma questão de preferência... não me incomodarei  demais com ele daqui por diante.Já tive muita pressa, agora  decidi andar devagar

Decidi publicar esse texto mesmo sem tempo,para refletir sobre o que tenho feito  desse tempo que Deus me concedeu estar na terra.

Desejando fazer uma "faxina" em meu coração para transformá-lo num campo livre e seguro onde o Amor possa pousar e permanecer,percebi que todo o tempo desperdiçado correndo pela vida sem rumo,envolta em sonhos, não volta atrás. Lembrando com saudades tudo o que passou, espero ainda ter tempo de plantar meu jardim e decorar minha alma.Descobrir  diamantes e  prosseguir compartilhando... enquanto o tempo permitir.

Um forte abraço.Que Deus abençoe você que encontrou tempo para estar ai de qualquer canto do mundo,me visitando, me dando a felicidade da sua companhia.Longe ou perto,não importa. O que importa é esta sintonia que me faz sentir cada vez mais eu. Que Ele lhe dê muita felicidade,saúde do corpo e da alma, amor e paz.


Desculpem o transtorno...

                                               Estamos em construção.                        

Causamos transtornos na vida de muitas pessoas durante a nossa vida, porque somos imperfeitos. Nas esquinas da vida, pronunciamos palavras inadequadas, falamos sem necessidade,incomodamos.

Nas relações mais próximas,na convivência com pessoas que amamos,agredimos  sem intenção ou intencionalmente.Mas agredimos.

Não respeitamos o tempo do outro, a história de vida do outro. Parece que o mundo gira em torno dos nossos desejos e o outro é apenas um detalhe.

E assim, vamos causando transtornos. Estes tantos transtornos  mostram que não estamos prontos,mas em construção. Tijolo a tijolo o templo da nossa história vai ganhando forma.

Acontece que o outro também está em construção e também causa transtornos. E, às vezes, um tijolo cai e nos machuca.

Outras vezes, é a cal ou o cimento que suja nosso rosto. E quando não é um, é outro. E o tempo todo nós temos que nos limpar e cuidar das feridas, assim como os outros que convivem conosco também têm de fazer.

Os erros dos outros, os meus erros. Os meus erros, os erros dos outros.Esta é uma conclusão essencial: todas as pessoas erram.

À partir dessa conclusão,chegamos a uma necessidade humana e cristã: o perdão. Perdoar é cuidar das feridas e sujeiras.

É compreender que os transtornos são muitas vezes involuntários. Que os erros dos outros são semelhantes aos meus erros e que, como caminhantes de uma jornada, é preciso olhar adiante.

Se nos preocuparmos com o que passou, com a poeira, com o tijolo caído, o horizonte deixará ser contemplado. E será um desperdício do nosso tempo.

O convite que faço é que você experimente a beleza do perdão. É um banho na alma! Deixa leve! Se eu errei, se eu magoei, se eu o julguei mal, desculpe-me por todos esses transtornos... Estou em construção!
                                                                                                                 Gabriel Chalita


Queridos amigos, pelas estradas dessa vida aprendemos muitas coisas. O aprendizado mais difícil, contudo parece que é conhecer a nós mesmo. 

Conforme o tempo avança a gente vai amadurecendo e aprendendo a entender a si mesmo. Com o tempo aprendi que não vale a pena desejar a perfeição. Afinal ela é uma utopia. 

Quando me olho no espelho, percebo que o meu aprendizado está no início. Eu ainda erro muito. E se cometo tantos erros em atitudes e palavras, como não aceitar que também o outro pode também errar?

O tempo todo espero compreensão das minhas limitações, das minhas fraquezas. Portanto, devo aceitar e tolerar as limitações alheias. Afinal, estamos todos em construção. Creio que, quando a obra de restauração estiver bem mais adiantada,o melhor virá.O divino construtor, a quem entreguei esta obra, sabe porque e como esta obra deve ser reformulada.Ele tem tudo sob controle.

Mesmo com um monte de dúvidas, um pouco de medo e um tanto de coragem, a cada dia me descubro um pouco mais e cultivo a certeza de que a vida é mesmo assim para todo mundo. A gente vai errando, aprendendo, amando e construindo o que a gente quer ser.

Sei que nesta construção as dores são necessárias. Mas também sei que tudo passará no tempo de Deus.É preciso superar. Errar é humano. Levantar-se é divino.Desistir nunca.

Uma das minhas principais metas  daqui pra frente é não me abater pelos meus erros e não recriminar o próximo pelos seus.Que a  reconciliação comigo mesma através do autoperdão e o perdão ao próximo, batam à minha porta com a paz que é essencial para a felicidade, árvore milagrosa  que sonho.


Um forte abraço e que Deus abençoe rica e abundantemente você e sua família.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Orações para nos aproximarmos mais... 2

        

1.PARA RECEBER PROTEÇÃO
"Que Deus Pai, todo poderoso, Senhor do Universo,nos ilumine,nos guarde e nos proteja. Que os santos  Pilares da eterna luz, derramem sobre nós suas bênçãos.Que os anjos zelem por nós. Amém.”

2.PELA JUSTIÇA:

"Senhor, fazei com que brilhe sobre nós a luz do vosso rosto. Ouvi-me ó Deus de justiça,sempre que vos invocar.Vós que na tribulação me tendes protegido,compadecei-vos de mim e ouvi a minha súplica."

3. PARA  UM MOMENTO DE AFLIÇÃO:
"Milagres quereis achar? A morte, o erro,as calamidades,o Demônio, a lepra são afugentados;os doentes são curados e se levantam. A fúria do mar é aplacada,as correntes caem;membros e objetos perdidos são requeridos e recuperados.Os perigos se desvanecem,a miséria desaparece também;Os que experimentaram seus favores,contam;repetem os habitantes de Pádua".(Faça esta novena durante nove dias).

4. CONTRA OS ESPÍRITOS DO MAL
"Santa Cruz do Santo Pai Bendito. Cruz Santa seja a minha luz.Que o Dragão não seja o meu guia.retira-te Satã!Jamais me aconselhes qualquer vaidade; é má a bebida que ofereces:Bebe tu mesmo os teus venenos. JHS"

5. ORAÇÃO DA  MISERICÓRDIA E SERENIDADE
Senhor,cuja misericórdia é infinita e cujos tesouros de compaixão não tem limites,olhai-nos com vosso olhar amoroso de Pai e aumentai dentro de nós  a misericórdia, a calma e a tolerância para que em nossas grandes ansiedades não desesperemos,mas sim que sempre,com grande confiança, nas coisas que não podemos mudar,nos conformemos com vossa Santa vontade,à qual é idêntica a vossa misericórdia e amor por nós.


Amadas e amados Aprendi que orar é a forma mais eficiente de nos aproximarmos cada vez mais de Deus. E é por meio da prece que falamos sobre nossos problemas,agradecemos pelas graças alcançadas e pedimos por aqueles que amamos.

Tenho sido criada longe da minha família biológica, sem poder contar com o amor de mãe que sempre é incondicional, passei por tudo nesta vida. Desde sempre, a fé no poder de Deus e no amor de Cristo me fortalece, me dá a certeza de que se me mantiver sempre junto d`Ele, tudo posso.Por isso posso afirmar por experiência própria que orar com fé é um ato que pode mudar vidas.Isto aconteceu comigo pois encontrei uma família generosa  que possibilitou com sua solidariedade,o meu crescimento pessoal,social e profissional.

Portanto, atendendo às necessidades e interesses de amigos que  me disseram da sua dificuldade para criar preces espontâneas através de E-mail e até pessoalmente,vou continuar publicando algumas preces poderosas,algumas já publicadas que, espero,façam parte do seu dia-a-dia e possam manter a sua paz interior nos momentos difíceis e  aumentar a gratidão nas horas de alegria.

Forte abraço.Fique com Deus e que Ele faça com que este ano seja um ano de muita prosperidade para você e sua família.

PS: Caso queira se comunicar com a gente poderá fazê-lo comentando aqui ou através do
Email para contato: tzinhasouza@hotmail.com.br

ORAÇÃO DA LIBERTAÇÃO

Amados e amadas,neste início de ano e sempre que estiverem em crise,principalmente nos momentos de irritação, solidão e comunicação ruim ou ausência de comunicação no casamento,pensem na misericórdia infinita de Deus e façam com fé a seguinte oração:    




"Pelo poder,força e grandeza do nome e sangue de Jesus,peço a Deus o perdão de todas as minhas faltas desde a idade responsável até o dia de hoje. Que eu consiga reconciliação total comigo mesma me libertando de todo sentimento de culpa, rejeição e mágoa. Peço ao Espírito de Deus que faça de mim uma nova pessoa em Cristo. Em nome de Jesus peço perdão e libertação a Deus de todas as faltas cometidas por mim ou por meus pais e ancestrais.Em nome de Jesus Cristo e pelo poder do seu sangue declaro quebrada qualquer consagração de minha vida,nome,posse ou propriedades que não tenha sido feita a Deus.

Pelo poder, grandeza e eficácia do Nome e Sangue de Jesus Cristo, declaro desfeitas todas as maldições ou obras malignas porventura  verbalizadas ou escritas contra a minha família e descendentes,rejeitando,em nome de Jesus toda a ansiedade,angústia,desespero,melancolia ou depressão,irritação, agressividade,crise na vida financeira,no casamento,no trabalho ou qualquer outra crise

Pelo poder,grandeza,força e eficácia do Nome e do Sangue de Jesus Cristo declaro vitoriosamente que os espíritos malignos não tem qualquer poder para introduzir em minha vida,daqui por diante,qualquer obra inacabada,incompleta ou obstruída.


Declaro,pelo nome e pelo sangue de Jesus Cristo que rejeito para sempre, à partir de hoje a todo espírito maligno de cegueira espiritual, de apatia espiritual ou de enfermidade,seja contra a mente ou contra o corpo e que está desfeita toda somatização auditiva e visual de enfermidade,firmando compromisso de de rejeição e destruição de suas fontes de origem. Peço ao espírito Santo que me ajude a manter minha vida debaixo do poder da cruz de Cristo e me conduza a toda plenitude de redenção,desenvolvimento espiritual e manifestação do poder de Deus em minha vida

Que assim seja em nome de Jesus Cristo e para a glória do nome dele."


Recado de gratidão


Às vezes as pessoas aparecem  em nossas vidas na hora certa e no lugar exato.
E nem se dão conta do bem que nos fazem. Nem imaginam o valor que atribuímos a elas por nos tirarem 
de verdadeiros pesadelos causados pela solidão ou outros problemas do mundo. Não sabemos como agradecer pela sua ajuda,mas saiba que seremos eternamente gratos.

Ao fazer retrospectiva dos fatos marcantes do ano que passou,ainda me vejo, inúmeras vezes,chegando em casa chateada,desanimada e cansada,mas ao chegar aqui e perceber que você aqui esteve porque pensou em mim, no amor que tenho para gastar,imediatamente eu me enchia de novo ânimo; energias eram recarregadas e sentia o coração cheio de gratidão a Deus  por sua vida e a você pelo carinho que me dava.Então a certeza de que a gente nunca está sozinho mesmo que aparentemente esteja, acordava a esperança que sempre morou,mesmo que adormecida algumas vezes, aqui dentro do meu peito.

Que Deus ilumine sempre o seu caminho  em todos os dias da sua vida!

Um forte abraço.Fique com Deus e com todas as bênçãos em sua vida e de sua linda família.