sábado, 5 de outubro de 2013

A boca fala... Parte 2



Difamar é intrigar, semear discórdia,fofocar, falar, aumentando fatos ou mesmo inventando, da vida dos outros. O difamador ou fofoqueiro de cada 100 palavras, em mais ou menos 90 destila maldade,destrói a imagem das pessoas,prejudica relacionamentos, semeia tristeza, desânimo.

Uma intriga nunca é inofensiva. Mesmo em tom de brincadeira, a dúvida, o veneno penetra na  mente  e  vai pouco a pouco deturpando a  ideia dos fatos ou  a imagem de alguém.

Ontem, durante o intervalo do café no meu ambiente de trabalho,comentando com uma colega sobre o efeito destrutivo da fofoca,concluímos que o seu efeito é o mesmo que se jogássemos ao vento um saco cheio de penas de uma galinha e depois tentássemos recolher todas e colocar novamente na ave que foi depenada. É impossível não é mesmo? O mesmo acontece com as intrigas: Depois do comentário feito ou revelado o segredo,nunca mais será possível recolher as palavras e restaurar os efeitos destruidores de uma calúnia ou de  julgamento indevido.

Enquanto a integridade da pessoa é colocada em dúvida e sua intimidade invadida, a pessoa sofre.

Aprendí que é muito perigoso a gente se envolver em conversas maledicentes pois assim como o fofoqueiro fala dos outros com a gente, da mesma forma falará de nós com os outros.Creio mesmo que o melhor é nos mantermos afastados demonstrando grandeza de espírito e sabedoria.

A raiz da fofoca é, muitas vezes a inveja de alguém. Por isso, é melhor evitar a companhia de pessoas indiscretas e controlar o impulso de passar adiante informações,especialmente antes de passá-las pelo crivo das três peneiras: a da verdade( é um fato real?); a da bondade (é algo bom?) e a da necessidade (convém contar, ajuda alguém?)  Caso não passe por esse crivo é melhor esquecer.

Diante de uma intriga, a primeira reação costuma ser o desejo de vingança. No entanto, uma atitude precipitada pode dar crédito ao difamador. Muitas vezes é preferível  seguir vivendo com serenidade, de forma que o fofoqueiro nunca tenha razão.A nossa  atitude desmentirá ao fofoqueiro,pois é ela que confirma quem realmente somos.

Queridos amigos,a calúnia,o desejo de algumas pessoas de  me  diminuir diante da comunidade e até das pessoas que mais amo, tem sido a principal causa dos meus maiores pesadelos,pedras no meu caminho, e sepultado alguns dos meus sonhos mais lindos. Mas eu creio em Deus que tem sido sempre por mim e tem me fortalecido a cada dia para que possa recomeçar..E ainda espero o milagre da ressurreição de sonhos  que ainda acalento.

Amados e amadas de Deus,mesmo às vezes triste e abatida diante de intrigas que  "arranha"uma reputação que a gente leva anos para construir, prefiro me lembrar sempre do que Jesus ensinou: não julgar e a não condenar o outro. Peço sempre que a justiça divina seja feita e não a minha que também sou imperfeita e que portanto não tenho o direito de julgar e condenar quem quer que seja. Sei, e espero que todos também possam  aprender, é que ninguém consegue encontrar a paz consigo e com Deus quando se julga e condena o outro .

Derrubar o outro é muito fácil:Basta um comentário maldoso ou uma intriga.Por que então não fazer a diferença: Ajudar a se levantar, a se recuperar?

E para não concluir,pois para mim é inesgotável este tema, lembro as palavras de 1Pd, "De fato,quem quer amar a vida e ver dias felizes,guarde a sua língua do mal e seus lábios de falar mentira".

Um abraço forte. Que Deus cubra de bênçãos você e sua família. Para todos paz e bem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!