quinta-feira, 13 de abril de 2017

Prova de amor eterno.



Amada  e amado de Deus nesta quinta feira santa, volto a refletir sobre o maior ato de amor da história da humanidade: dar a sua vida por todos. Dar a vida por um filho, pai, mãe ou até mesmo por um amigo mais próximo, é até compreensível, mas dar a vida   também por quem o perseguia, é muito difícil de aceitar. Ninguém podia acreditar “que alguém pudesse amar  assim, sem preconceitos, amor que espera, que busca, que acolhe... amor total.Mas aquele jovem galileu  provou seu amor maior naquele dia ao entardecer em que,finalmente  o mundo viu nascer a paz de uma nova esperança: A perspectiva de libertação do medo.
E naquele dia que antecedeu o dia em que nos deu a maior prova de amor, sabendo que era chegada a hora de retornar ao Pai,  cheio de ternura, não quis nos deixar sós,amedrontados, ovelhas sem pastor, e  pensou em uma maneira de continuar conosco.
Ele lhes respondeu: Vão a cidade, procurem certo homem, e digam: “O Mestre  manda dizer: O meu tempo está próximo.Os meus discípulos e eu vamos comemorar a Páscoa na sua casa.” E os discípulos fizeram como Jesus  mandou, e prepararam o jantar da Páscoa” (Mt.26,18-19)

“Meu tempo está próximo”. Que tempo? O tempo da sua morte, em que Ele haveria de morrer na cruz. Antes, porém, Jesus quer despedir-se dos seus discípulos A data escolhida é o dia da Páscoa. Esta data religiosa registrada no Antigo Testamento no Livro do êxodo, cap. 12, lembrava  a libertação  do povo de Israel da escravidão egípcia,bem como a graça de os israelitas terem sido poupados  da 10ª praga, a morte dos primogênitos (Ex 12,12-14)

No Novo Testamento nós cristãos celebramos a Páscoa em comemoração à ressurreição de Jesus, nossa libertação da escravidão do egoísmo, orgulho,medo, inveja,preconceito   e de todos os outros males. A saída vitoriosa de  Jesus do túmulo representa a nossa libertação espiritual e nos assegura nossa própria vitória, nossa ressurreição,nossa saída da morte para a vida,uma vida nova em Cristo. Cristo é o nosso Cordeiro Pascal. Assim como o sangue do cordeiro imolado, aspergido  “em ambas as ombreiras e na verga  da porta” salvava da morte os primogênitos do povo de Israel,o sangue de Cristo nos lava de todas as nossas faltas cometidas( 1 Jo 1,7)Por isso, João batista,ao apresentar o Messias ao povo de Israel,o chama  de Cordeiro de Deus (Jo 1,29-31)

Os discípulos obedeceram a Jesus e prepararam  a Páscoa. Também nós queremos dizer sim a Jesus e participar frequentemente da Eucaristia. Assim estaremos atendendo ao convite feito naquela última ceia de Jesus com seus discípulos: “Fazei isto em memória de mim”(Lc 22,19) e correspondendo ao amor eterno com que nos ama.

Querida amiga, querido amigo, ore comigo: Obrigada Jesus por tão grande amor. Tu vens ao meu encontro, com o teu corpo e sangue para  me libertar, me renovar e fortalecer minha fé. Agradeço pelo teu amor! Que também eu tenha  cada vez mais amor para com o meu próximo. Assim seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!