sexta-feira, 25 de julho de 2014

Paciência! Mantenha a calma e terá paz

Para que você possa viver em paz sem arrependimentos que corroem a alma,mantenha a calma. Paciência! Depois de atirada a pedra,já não há como detê-la ou fazê-la retornar sem que cause algum estrago onde acertar. Pensando em todo mal que palavras ditas sem pensar podem causar,compartilho com você uma história muito interessante que me  levou a refletir sobre a importância de manter a calma mesmo diante de pessoas e situações que,por serem  muito difíceis exigem  a máxima serenidade. A falta de controle emocional no relacionamento com o outro pode até mesmo minar as chances de se conseguir bons resultados seja no trabalho, estudo e em tudo o mais que se possa imaginar. Manter a paciência é preciso.

"Um garoto que tinha um temperamento muito explosivo e que vivia brigando e ofendendo a todos que não faziam a sua vontade,mesmo as pessoas que lhe eram mais caras, recebeu de seu pai certo dia, um saco cheio de pregos e uma placa de madeira. Recomendou-lhe o pai na ocasião que toda vez que perdesse a paciência com alguém martelasse um prego na tábua.

Já no primeiro dia, o menino não conseguindo controlar seu mau humor colocou 37 pregos na tábua. Nos dias seguintes, enquanto ia aprendendo a controlar sua raiva,diminuía significativamente o número de pregos martelados por dia. 

Chegou o dia em que, finalmente, o menino não perdeu a paciência em momento algum. Procurando seu pai, falou com ele como se sentia melhor não explodindo com os outros. O pai pegando a tábua, sugeriu-lhe que retirasse todos os pregos e depois a trouxesse novamente para ele.

Passados alguns minutos,o garoto retornou com a placa de madeira já sem pregos e a entregou a seu pai que lhe falou:
  _ Parabéns,meu filho,mas dê uma olhada nos buracos que os pregos deixaram na tábua. Ela nunca mais será como antes. Ao dizer coisas estando em  momentos de raiva,irritação,suas palavras deixam marcas como essas. É o mesmo que enfiar uma faca em uma pessoa e depois retirá-la. Não importa que se mostre arrependido,que peça desculpas e que afirme que não teve a intenção de magoar, a ferida já foi feita e a cicatriz continuará lá. Uma agressão verbal machuca tanto ou até mais que uma agressão física. E as pessoas que nos amam de verdade e a quem amamos são como jóias raras. São elas que nos fazem sorrir,nos encorajam a alcançar o sucesso, compartilham de nossos momentos de alegria e tristeza,emprestam-nos o ombro,ajudam-nos. E são tão difíceis de achar!"

Que o Mestre nos abençoe e nos guarde. Que volva para nós a Sua face e nos dê a  paz. 
Um forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!