terça-feira, 15 de julho de 2014

A capacidade de perdoar.



Errar todo mundo erra. Tomado(a) pela emoção e não pela razão, diz coisas injustas, que machucam,tiram o chão  e depois ao refletir,percebe que não se orgulha do que disse. Na verdade,não deveria ter dito.E, se demonstra arrependimento, por que não perdoar?

No ambiente de trabalho e até mesmo na família há muita competição e muita incompreensão dos motivos do outro. Alguém dando boas idéias gera insegurança  despertando nele(a) a agressividade, a vontade de derrotar, derrubar quem está,na sua opinião, lhe fazendo "sombra". E ainda há os conflitos naturais gerados pela diversidade. O outro pode ter as razões dele(a)  para agir desta ou daquela forma, mas certas atitudes geram tensões.

É preciso que se tenha  uma visão clara que se  tem que trabalhar com a perspectiva do perdão sempre,com a perspectiva de que é importante lutar pelos direitos mas não  posso viver em estado de guerra permanente no meu espaço de convivência seja empresa,família, grupo social ou outros. Tenho que entender que as pessoas tem posições,formas de pensar diferentes. Perdoar é preciso... E não somente porque esta é uma das mais belas lições que o Mestre nos ensinou. 

E não ser etnocentrista. Saber que a visão do outro é a partir da sua óptica e não da minha. É preciso muitas vezes usar da empatia para se colocar no lugar do outro e assim compreender porque está tendo este ou aquele tipo de visão . E ter a capacidade de dialogar  procurando chegar num acordo e perdoar. Descobri que uma das diferenças entre os seres humanos e os outros animais é que os animais ou brigam ou fogem. O ser humano possui a capacidade de dialogar. A empatia e o diálogo são fundamentais para o perdão. Uma descoberta: Não levar tudo para o lado pessoal.Aprender a separar a pessoa do "erro". Se chamo a atenção de alguém, deixar claro que não é ela quem está errada, que não presta; a sua ação é que pode estar equivocada,o seu trabalho que precisa ser refeito, ou sua atitude que necessita ser repensada. O que não se pode é deixar o clima de tensão crescer dentro da empresa ou da família,  criando barreiras intransponíveis. É preciso ao invés de muros da discórdia que separam, criar pontes onde o amor vai e vem.

Perdoar é preciso... E não somente porque esta é uma das mais belas lições que o Mestre nos ensinou."Quantas vezes perdoar?" "Não basta sete vezes perdoar,mas setenta vezes sete e sem contar." Ou seja, perdoar sempre. Perdoar é se libertar do que nos traz amarguras, derrotar o ódio e abrir o coração para o amor que nos dá a paz, a harmonia, a felicidade... e nos aproxima do nosso Bem Maior: Nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo.

Desejo que o Senhor  visite hoje e sempre a  nossa família, o nosso ambiente de trabalho e todos os ambientes que frequentamos  afastando as ciladas do inimigo,nos livrando dos perigos e de todo o mal. E que na nossa casa habitem os Anjos de Deus,para nos guardar em paz, e  que a Suas bênçãos fiquem sempre conosco. 

Obrigada  meu anjo lindo por ser meu  amigo. Que alegria, que prazer para mim, chegar aqui no nosso cantinho e perceber que vocês aqui está ou esteve!  Que Deus lhe abençoe rica e abundantemente livrando-o(a) dos perigos e de todo mal. Um grande beijo em seu lindo coração, TGSCouto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!