sexta-feira, 14 de junho de 2013

A impossibilidade de agradar a todos.






"O segredo do sucesso eu não sei ensinar,mas o do fracasso é querer agradar a todos". ( John F. Kennedy)

Olá amigos(as) como vão? Algum de vocês é também do tipo de pessoa que se esforça  ao máximo para agradar a todos? Manter um padrão de vida pautado na opinião dos outros a seu respeito? Confesso que eu durante muito tempo fui assim. Após repensar minhas atitudes, modifiquei o meu modo de vida.Agora me esforço para ajudar os outros com minhas idéias,minha atenção,carinho e com meu testemunho de fé.E não mais me virando do avesso para atender às suas expectativas em relação a mim pois sei que isto é impossível. Se atendo às de uma pessoa, deixo de atender às de outras.Agradar mesmo,em primeiro lugar a Deus e ao meu coração.E quanto aqueles que me amam cuja opinião pode mudar para melhor a minha vida, ouço com atenção sua opinião  e me proponho a analisar com carinho o seu ponto de vista. 

A metáfora que agora vou relatar  fala da impossibilidade de atingir o objetivo de agradar a todos e sobre a necessidade de acreditarmos mais em nossa capacidade de julgar os nossos atos.

Contam que, um pai andava pelas ruas poeirentas de uma cidadezinha, em pleno calor do dia,junto com seu filho e um jumento. O pai,já idoso, estava sentado no animal,enquanto o filho o seguia puxando o animal pela corda.

"Pobre criança, como pode aquele home ficar tão calmamente sentado no animal, enquanto menino com as perninhas tão curtas precisa esforçar-se tanto para não ficar para trás. Olhem como ele já está um farrapo de tanto correr para  acompanhar os passos do animal!"

Levando a sério esta observação,o pai desmontou do jumento e colocou o menino sobre  a sela, e seguiu puxando a montaria. Pouco tempo depois outro passante disse bem alto:

"Que horror! O  rapazinho lá vai sentado como um sultão, enquanto seu velho pai corre ao lado."

Este comentário muito magoou o rapaz, que não era nem um pouco egoísta, e ele pediu ao pai  que montasse também no jumento, na garupa.

Uma mulher que passava resmungou: "Já se viu uma coisa assim? Tamanha crueldade para com o animal! O lombo do pobre jumento está até vergado, e aquele velho que para nada mais serve e seu filho abancaram-se como se o animal fosse um sofá. Pobre criatura!

Os dois alvos dessa crítica entreolharam-se e, em silêncio, desmontaram e seguiram os dois caminhando ao lado do jumento. Nem bem andaram alguns passos quando outro estranho fez troça deles dizendo: 

" Que é isso gente? Ainda bem que não sou tão bobo assim! Onde já se viu? Afinal, para que  vocês conduzem esse  jumento se ele não lhes presta serviço algum, se ele nem mesmo serve de montaria para vocês? 

O avô e o neto novamente olharam um para o outro,como que procurando encontrar o correto  modo de agir que agradasse a todos. Então,totalmente desorientados ambos desceram do jumento e,para espanto e deboche de todos, o colocaram nas costas.E ai, todos que passavam, debochavam mais ainda, rindo deles e dizendo: "Mas  que burrice! Afinal, qual dos três é o mais burro?

Isto também acontece em nossa vida. Quando queremos escutar o mundo,querendo agradar a todos à nossa volta,acabamos por levar uma vida vazia, sem sentido,sofrendo e deixando de aproveitar a vida..E o  pior é que podemos acabar completamente doidos,"estranhos" como alguns dizem, e caducos sem agradar  ninguém, nem a nós mesmos.

Em um dos seus célebres discursos,o presidente americano John Kennedy  disse:"o segredo do sucesso,eu não sei ensinar,mas o do fracasso é querer agradar a todos". E o pior acontece em alguns casos quando, na tentativa de agradar a todos, carregamos não somente o nosso jumento,mas também o burrinho dos outros, ou seja, o fardo alheio.Uma coisa é ajudar os outros;fazer por elas o que lhes compete fazer é totalmente errado. Nosso corpo foi feito para carregar apenas nosso fardo e não adianta jogar em nossas costas a carga dos outros para agradá-los; mesmo porque é impossível agradar a todas as pessoas.

Independente do que fazemos, sempre vai existir alguém que discorda de nossa ação ou palavra. Penso que cada um  deve ter confiança em si mesmo e determinar o que é correto fazer.

Para todos e todos um forte abraço. Obrigada pelo carinho. Fiquem com Deus. Muita paz!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!