terça-feira, 17 de abril de 2012

Crescendo na fricção.









Certo dia,ouvi uma antiga parábola. Deve ser muito velha mesmo,pois naquela época Deus  costumava morar na Terra.

"Um dia, um velho fazendeiro veio a Deus e disse-lhe:
 -Olha,você pode ter criado o mundo,mas preciso lhe dizer uma coisa.
 Não sabe nem o bê-a-bá da agricultura.Você tem muito o que aprender.

Ao que Deus respondeu:
- O que você sugere?
-De-me um ano e permita que as coisas sejam de acordo com a minha vontade. E veja o que acontecerá; não haverá mais pobreza!

Deus concordou e um ano foi dado ao fazendeiro.
Naturalmente,ele pedia e pensava somente no melhor.Nada de trovões,de ventos fortes;nenhum perigo para a safra.Tudo confortável, aconchegante. O fazendeiro estava muito feliz.
O trigo crescia tanto!Quando queria sol,havia sol.Quando queria chuva,havia chuva,o tanto que quisesse. Nesse ano, tudo estava certo.Matematicamente preciso.

O trigo estava crescendo muito.O fazendeiro procurava Deus e dizia:
Olhe! Desta vez a safra será tão grande que por 10 anos,mesmo que as pessoas não trabalhem, haverá comida suficiente!"
Mas quando fizeram a colheita,não havia grãos.O fazendeiro ficou surpreso e perguntou a Deus:
- O que aconteceu?O que saiu errado?
-Por não existir desafio,conflito, fricção,já que você evitou tudo de ruim, o trigo permaneceu impotente. Uma pequena fricção é uma necessidade.As tempestades,os trovões e os raios são necessários. Eles agitam a alma dentro do trigo." (Osho)

É, nada é fácil! Há momentos em que daríamos tudo por uma chance de pedir a Deus para não corrermos riscos. Mas o risco é necessário. É importante poder enfrentar as dificuldades, o desconhecido e o incerto. 

Percebemos que algumas pessoas fazem opção pelo porto seguro das certezas e ficam na mesmice, mas outros acolhem a alma agitada e constroem o novo.

O novo, sim! Pois nada está pronto.Segundo Knobel, "as verdades de hoje são as falhas e erros de amanhã. A ciência é aberta e progressiva. Não pode fechar-se numa ideia ou teoria, do contrário há risco de deixar de ser ciência e passar a ser dogma".

Mas como enfrentar essas turbulências? O auto conhecimento, a vontade de crescer, evoluir e progredir são decisivas. A sensibilidade, a criatividade e a ética são nossos maiores aliados. É preciso também termos paciência,pois uma boa colheita necessita de tempo e espera. Necessitam também de tempestades,trovões e raios. Afinal, eles agitam a alma dentro do trigo!"

Hoje,enquanto organizava meus materiais didáticos para levar para a escola,encontrei esta mensagem e refletindo sobre a minha vida,percebi que,nos momentos em que pensei que fui mais desafiada foram também os mais produtivos em todos os sentidos.E,naquela época,eu ainda lembro agora, em que julguei que tudo para mim estava acabado,vendo-me abatida por doença degenerativa,revoltada,reclamava da sorte pois nada estava do jeito que eu queria e precisava me agitar muito para me adaptar ás novas realidades.E foi nestes momentos de grandes"aflições",em que me senti isolada,na triste solidão do abandono, que mais cresci tanto intelectual quanto espiritualmente.E Deus, com infinito amor,mais uma vez me reergueu e mostrou-me que  tinha me dado todo o"frio" de acordo com os "agasalhos" que já tinha  dele recebido  desde que nasci. Ele sempre sabe  o que é melhor para mim. Não o que eu desejo, mas o que eu preciso. É só confiar mais, e me arriscar sempre que preciso for pois Ele sempre esta do meu lado me segurando até mesmo no colo quando as turbulências forem grandes demais  e eu não conseguir suportar sozinha. E assim é também com você, pessoa querida.Pode confiar! Para você muita paz e um forte abraço.

Obrigada por isso Pai e jamais me deixe esquecer que por maiores que sejam  os impactos da vida, com a Sua ajuda, eu posso, eu consigo enfrentar e vencer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!