quarta-feira, 29 de março de 2017

Da Morte para a Vida.

Evangelho de Jesus Cristo narrado por São Lucas ( 9,28b-36  "Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. Enquanto rezava,seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante.Nisso,dois homens estavam  com Jesus: eram Moisés e Elias. Apareceram na glória, e conversavam sobre o êxodo de Jesus, que iria acontecer em Jerusalém.

Pedro e os companheiros dormiam profundamente. Quando acordaram, viram a glória de Jesus, e os dois homens que estavam com ele. E quando esses homens já iam se afastando, Pedro disse a Jesus:

-Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.

Pedro não sabia o que estava falando.
Quando ainda estava falando, desceu uma nuvem, e os encobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo quando entraram na nuvem. Mas, da nuvem saiu uma voz que dizia:
_ Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutem o que Ele diz!

Quando a voz falou, Jesus estava sozinho. Os discípulos ficaram calados, e nesses dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto."
 Amada e amado de Deus, o trecho que acabamos de ler é conhecido como a”A transfiguração de Jesus”. Transfiguração porque o rosto de Jesus “mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante”. Através desse sinal, Deus está dizendo que quer vida radiante para todos. Quer a vitória da vida e da justiça.

Jesus conversa com Moisés e Elias, que eram líderes do Antigo Testamento. Eles conversam sobre o êxodo sobre a missão de Jesus aqui na terra: Só que Moisés e Elias, pessoas do passado, se afastam, e entram em cena os discípulos, companheiros de Jesus.Isso quer dizer que a missão de Jesus se realiza sobretudo com a nossa ajuda,nós que somos hoje seus discípulos.Seguir a Jesus é provocar contínuo êxodo,isto é ajudar as pessoas a passar da morte  para a vida. Qual o sentido disso para você e para mim?

_Os discípulos gostam de ver a glória de Jesus, seu amigo e Mestre, e querem ficar ali. Mas o que acontece com Jesus é apenas uma amostra de como será sua glória de ressuscitado. Só que, para chegar à glória, ele vai passar pelo sofrimento, pela morte,cumprindo sua missão de libertar os oprimidos. A transfiguração é um estímulo para os discípulos, porque mostra que, com a luta em favor dos empobrecidos, surgirá vida plena para todos. Hoje, quais os sinais, os estímulos que os jovens mais necessitam para assumir o projeto de Jesus? As mulheres e homens  de hoje acreditam
 na vitória do bem e da justiça?

_ Então desce uma nuvem sobre eles. Na Bíblia, a nuvem significa a presença de Deus. Assim, quando os discípulos percebem que a missão de Jesus é em favor dos marginalizados,sentem medo. Infelizmente ainda hoje, muitos sentem medo do projeto de Jesus e preferem adorar um Jesus que está na glória, que não exige luta concreta pelos mais fracos.

É necessário descer da realidade bonita da montanha  e enfrentar as situações concretas de injustiça da sociedade.Enfrentando essas situações,será possível construir uma nova sociedade onde seja possível ver a glória de Deus. Jesus vai à montanha para rezar, mas depois deve continuar sua missão. Nossa missão se faz no encontro com Deus e também com os irmãos. Por que hoje há pessoas que  vivem rezando mas não querem a mudança em favor dos pobres, dos necessitados,dos marginalizados da sociedade?

Nossa missão, como seguidores de Jesus é enfrentar os problemas concretos da sociedade sem medo. Há muito o que fazer para transformar a sociedade e chegar à glória de Deus. Qual será a contribuição que  se pode dar? (gesto concreto)

Obrigada pelo carinho. Um forte abraço. Que Jesus ressuscitado abençoe e proteja todos nós! Fiquem bem! Fiquem na paz de Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!