Amada e amado de Deus, que a paz de Cristo esteja com você. Penso que no mundo de hoje é muito importante termos momentos de silêncio e reflexão. A agitação em que vivemos muitas vezes impede que pensemos na direção que estamos seguindo com nossas atitudes diárias. Durante a minha vida tive inúmeras experiências de deserto e estou conscientes dos benefícios obtidos.
O deserto é o lugar das privações.´E o símbolo do caos,esterilidade,incompleteza.É o resíduo da estepe desolada. Esta imagem de tristeza e solidão são transformadas em valores positivos. As duras penas suportadas são transformadas em amadurecimento na fé, eixo central da resistência no caminho para o próprio Deus.
Só se compreende a história do povo de Israel a
partir do deserto. Deus formou o seu povo eleito, de um povo marginalizado
entre as nações. Libertou-os da escravidão do Egito e levou-o para a terra
prometida.
Mas a libertação teve um preço. Para chegar à terra prometida foi necessário passar pelo deserto. Durante 40 anos os hebreus viveram no deserto. Foi um período de altos e baixos, revoltas e murmurações, fome e sede.,provações e infidelidades.
Quando não se alimenta a fé, a esperança desaparece. A fé perde sua própria coragem e audácia quando o ser humano não deseja outra coisa senão a satisfação das suas necessidades imediatas. Para alimentar a fé é preciso ter uma espiritualidade de deserto. Qualquer que seja o bem estar adquirido, a fé continua apoiando-se somente em Deus. O deserto faz caminhar. Não deixa a pessoa se acomodar.
Caminhar significa levar continuamente consigo, sem deixar para trás, o objeto da própria esperança. Significa acreditar que se está sendo conduzido para a terra prometida e que todos os caminhos da fé,por mais sinuosos que sejam, conduzem a Deus. As dificuldades encontradas no caminho servem para lembrar que a salvação é dinâmica. A provação amadurece a fé, ao mesmo tempo em que revela de modo mais evidente, a grandeza de Deus.
Assim como Jesus, todo
ser humano também enfrenta tentações.
Após ser batizado por João Batista, Jesus pleno
do Espírito Santo, escolhe o deserto como espaço de preparação para sua missão
salvadora. As três tentações enfrentadas por Jesus no deserto resumem o
conflito que ele experimentou em toda sua vida.
O Evangelista Mateus destaca três aspectos da mesma tentação. Jesus se retira para o deserto, antes de tudo, para escapar do messianismo demagógico que as turbas e as multidões, sob direção de Satanás, pretendem impor-lhe: as tentações do ter, do poder e do prazer.
Elas estão presentes no coração de todo homem e
de toda mulher, de todos os povos e de todos os tempos. As tentações de Jesus
resumem assim toda a luta do ser humano contra os poderes do mal. Jesus se
fortaleceu na oração e no jejum. E Deus o sustentou nesta luta.
Total despojamento
O deserto é um itinerário espiritual; lugar
constante de tentações e discernimentos. O deserto é escola de vida,nele o
cristão amadurece as opções e se deixa conduzir pelo Espírito de Ressuscitado.
Quem vai ao deserto, não pode perder a solidariedade
com o povo amado de Deus.Por isso, novamente estou aqui falando de paz e fé na proteção do Pai Eterno.
O deserto não é casa para ser habitada,mas sim espaço para realizar uma profunda experiência mística que torne mais verdadeiras relações com Deus e com os irmãos. No deserto o ser humano descobre sua fraqueza e se vê obrigado a buscar forças e amparo somente em Deus. É no silêncio fecundo e pleno que se dá o encontro com o Deus da Vida. O Deus do deserto é o Deus da fé.
O deserto não é casa para ser habitada,mas sim espaço para realizar uma profunda experiência mística que torne mais verdadeiras relações com Deus e com os irmãos. No deserto o ser humano descobre sua fraqueza e se vê obrigado a buscar forças e amparo somente em Deus. É no silêncio fecundo e pleno que se dá o encontro com o Deus da Vida. O Deus do deserto é o Deus da fé.
É necessário no deserto despojamento total. Quem vai para o deserto
não pode levar muita bagagem. Só o estritamente necessário. Com o coração
desocupado dos ídolos, sente-se que é só Deus que conta. O deserto se torna
tempo de revelação de Deus,renovação da Aliança e restauração da santidade
pessoal e comunitária.
Obrigada pelo carinho.A sua presença aqui comigo no nosso cantinho, é como um oásis no deserto deixando-o mais florescido,fortalecendo ainda mais a nossa esperança e fé. Um forte abraço. Fique com Deus.
Jesus ressuscitado abençoe a todos nós livrando-nos dos perigos e de todo mal.
Jesus ressuscitado abençoe a todos nós livrando-nos dos perigos e de todo mal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!