quinta-feira, 21 de julho de 2016

Tecendo um novo tempo... continuação

Será que a nossa sociedade perdeu a noção da responsabilidade na escolha de representantes éticos  com condições de garantir a felicidade, a saúde emocional, a paz,ou será que a violência está embutida nas ações e é algo que se tem que aceitar e tolerar?

Nós que cremos na verdade de Cristo nos recusamos a aceitar isto. E enquanto não encontramos ainda alternativa de mudança para melhor, vamos orando e até mesmo chorando para que Deus,misericordioso recolhendo nossas lágrimas,faça o milagre: Ilumine as pessoas que detém o poder para que entendam que uma pessoa só é realmente importante  quando é IMPORTANTE para os outros.

Perdemos às vezes,muito tempo condenando as atitudes das outras pessoas,mas não gastamos nem um minuto em uma reflexão crítica das nossas próprias atitudes. Estamos a toda hora exigindo dos outros respeito,tolerância,consideração, educação... mas será que estamos em condições de estar cobrando? Estamos sendo coerentes conosco mesmos e praticando o que cobramos dos outros? A não ser que sejamos do tipo que "faça o que digo,mas não o que eu faço? 

Por desempenharmos papéis diversos na sociedade em que vivemos, a cada momento nos encontramos em uma lado do cenário. Porém em qualquer parte do cenário em que estejamos,é importante que não deixemos de ser gente. Que tenhamos a consciência e humildade de reconhecer que só somos o que somos a partir da existência do outro, do apoio do outro que também é gente com suas necessidades e sentimentos. A não ser que sejamos do tipo que pensa que o mundo gira em torno de nós e que o outro só existe para ser usado quando  a gente  precisar ou quiser.

É obrigação de cada um de nós ser feliz. Para isso viemos ao mundo.mas como ninguém pode ser feliz sozinho,talvez se a pessoa pensar um pouco mais descobrirá que para ser feliz é preciso aprender a gostar um pouco mais do outro.Procurar fazê-lo feliz. Amá-lo pelo menos o suficiente para aceitá-lo do jeito que é e não do jeito que gostaria que ele fosse. Assim o outro, mesmo com a sua diferença poderá ser uma extensão da pessoa e fará com que  ela se mostre mais bonita diante do espelho da vida,o  que fará do mundo certamente mais bonito e melhor para se viver. 

Um forte e carinhoso abraço. Obrigada pelo carinho da companhia. Fique com Deus. E que Ele abençoe e proteja a todos nós da pessoa perversa e mentirosa e de todo mal.

Tecendo um novo tempo


Amada e amado de Deus,hoje cheguei em casa mais uma vez bastante  inquieta.Sofrendo bastante até. Perdi o sono e decidi vir aqui falar com você cuja companhia me deixa tão feliz. Como é complicado entender e aceitar o rumo que as coisas estão a tomar no mundo atual! O rio de lágrimas rolando  pelo meu rosto, dizia sem falar que esta qualidade de vida não está boa.É triste quando vemos alguém sofrer violência. E quando acontece conosco e mais uma vez não há nada que a gente pode fazer, a gente se sente ainda mais impotente. Vontade grande de fugir,chutar o pau da barraca,gritar...

Atualmente fala-se muito em ética. Também fala-se muito em violência.Não há quem não concorde,pelo menos teoricamente que é preciso retornarmos à ética na prática.E rever os valores tão esquecidos mas tão essenciais para a  saúde emocional e consequentemente felicidade das pessoas.

Segundo  a filósofa Marilena Chauí toda ação deve ser ética e virtuosa.E que só será ética se for uma ação consciente,livre e responsável e virtuosa se for feita  de acordo com o conceito de bom e o justo. O bom e o justo nessa caso, serão aquelas ações que não colocam o ser humano submetido a  condição de nenhum tipo de violência.

Entendemos por violência tudo que age usando a força para ir contra a natureza de algum ser e ainda todo ato de força usado contra a espontaneidade do outro, para coagir a fazer o que se deseja,constranger,torturar,brutalizar.Ainda pode ser considerada violência todo ato de violação da natureza de alguém valorizado positivamente por uma sociedade.E esta violação geralmente é por inveja ou medo dos talentos que não tem. Por tudo isso violência é um ato de brutalidade,de maus tratos,de desumanização e abuso físico ou psíquico contra alguém. E o que é mais sério,autoridades que deveriam ser as guardiãs dos direitos das pessoas que lideram, são os maiores praticadores da violência de direitos. Aqui está o caso mais grave  da falta de ética de uma sociedade,pois a ação das pessoas que deveria ser livre e responsável por aqueles considerados por lei autoridades e portanto, com autonomia dos seus atos e responsabilidade pelo bem estar dos seus liderados,é quem pratica a violência contra eles. Nessa situação de violência prevalece o poder,onde a maioria não denuncia, com medo de sofrer represálias.

A falta de ética é,neste caso, motivo para reflexão,pois os casos de violência são praticados em sua maioria por autoridades,ou seja aqueles que deveriam ser conhecedores dos Direitos Humanos pela sua facilidade de acesso à informação e possuem as melhores condições para compreender o que é uma ação livre, consciente e responsável.  E a consequência é o considerável número de pessoas com problemas emocionais: desgaste, ansiedade,depressão.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Amigo verdadeiro é você anjo lindo!




Amigo é aquele que nos aceita não pelo que temos, mas pelo que somos.

É aquele que está sempre do nosso lado,tanto compartilhando alegrias quanto minimizando tristezas.

É o Anjo que,mesmo à distância nos empresta suas asas quando as nossas,já cansadas,não conseguem mais voar.

Amigo verdadeiro é Anjo de Paz, de Luz, de  tudo.

Amigo verdadeiro é você, meu anjo lindo.

Feliz Dia do Amigo! Feliz todos os dias do ano! Que a paz, as bênçãos, a proteção de Cristo nosso maior Amigo, livre você do perigo e de todo o mal,hoje e sempre.

Abraço forte e um beijo em seu lindo coração.

Obrigada amigo!



"O verdadeiro amigo é um remédio de vida e imortalidade; quem teme o Senhor, achará esse amigo."
                                                 Eclesiástico 6,16)                                              
                                                  
"O   verdadeiro amigo é aquele que ama você  em todo o tempo: na desgraça ele se torna um irmão"
                                          Provérbios 17.17               
                    
Obrigada amigo por tudo que fez por mim. Aprendi com você a confiar no amanhã. 

Para você minha amiga, meu amigo meu fraternal abraço e meus agradecimentos por você ser minha, ser meu amigo. Que Deus abençoe e proteja a todos nós.Muita saúde, alegria e paz.

sábado, 16 de julho de 2016

O meu Deus é a minha força¹ (Isaías 49,5)

Os povos antigos levantavam fortalezas de pedras e de dentro delas lançavam setas contra os inimigos. No mundo atual, forças estranhas  nos combatem. A todo momento temos que enfrentar a falsidade, a exclusão, o preconceito,a inveja, mentira, e só a força, a fortaleza interior nos prepara para a luta contra as forças invisíveis do mal,com as armas da justiça e da verdade que são armas movidas pela energia que vem de Deus.

A fé é a fortaleza em que devemos habitar! E se Deus está ao nosso lado, quem poderá nos vencer? (Romanos 8,31) . Nem as setas venenosas dos inimigos não poderão nos atingir.O próprio Deus com seu amor de Pai nos protege.

Irmãos amados, combatemos só o mal, e nunca as pessoas. Assim como Deus usa de misericórdia para conosco, também nós temos que ser misericordiosos com os que erram. Temos  fortes razões para acreditar que todo ser humano tem jeito,pode mudar,pode se desenvolver. Alguns esperam apenas uma oportunidade ou motivo. No entanto insistimos em olhar apenas o ponto negro.A rebeldia,ou vontade de chamar a atenção  da pessoa que mexe com o nosso ego,o relacionamento difícil com um colega ou familiar, a decepção com alguém. No entanto, se observarmos bem, os pontos negros são mínimos comparados com todos os milagres que diariamente presenciamos. Por que então, só o lado negativo das pessoas povoam nossa mente?
Os acontecimentos de mais uma semana difícil de trabalho me levaram a pensar: Por quê vemos somente os problemas que surgem na nossa jornada? Por que estamos sempre "com o pé atrás"para toda situação difícil ou diferente da rotina  que nos aparece? Por que não somos capazes de desfrutar os bons momentos com os companheiros no emprego que nos dá sustento,com os amigos que se fazem presentes em nossa vida e tantas outras bênçãos que recebemos diariamente?
Aprendi que quando permanecemos junto de Deus, a maioria dos que nos combatiam passa para o nosso lado,porque Deus os atrai para perto de si. E que a maioria dos negros receios se dissipam diante da grandiosidade do poder de Deus que se manifesta em nossa vida a cada instante.

Acredito e compartilho com você amados que é preciso tirar os olhos dos pontos negros da nossa vida.Confiar que as "setas" lançadas em nossa direção não nos atingirão porque Deus está conosco nos abençoando e protegendo.Aproveite cada bênção que Deus dá e a lição de  cada luta que Ele nos ajuda a vencer.E se cairmos uma ou outra vez,não importa.O que importa é se levantar após cada queda e seguir em frente.Afinal nosso Deus nos criou para vencer guerras e não somente uma batalha.Creia que o mundo pode fazer você chorar,se sentir derrotada(o) mas que  o choro pode durar até a noite,mas ao amanhecer a alegria logo vem.Se caiu,"levanta-te e anda". É preciso coragem para seguir em frente... sempre!

Um forte abraço.Fique com Deus. Seja feliz! Paz e Bem!


Flor do Carmelo, protegei-nos!

Amados!
No dia 16 de julho é comemorado o dia de Nossa Senhora do Carmo. Conhecida carinhosamente como a “Flor do Carmelo”, Nossa Senhora do Carmo trouxe aos cristãos a devoção a um dos mais conhecidos objetos de proteção entre os cristãos: o escapulário.

A palavra escapulário é derivada do latim "scapulas", que significa ombros.Este objeto é formado por duas partes,uma com a imagem de Nossa Senhora do Carmo e,na outra, com a do sagrado coração de Jesus.

O escapulário do Carmo é um sinal externo da devoção Mariana que consiste na consagração à Santíssima Virgem Maria na esperança de sua proteção maternal.  



Orações a Nossa Senhora do Carmo-   


Oração 1

Nossa Senhora do Carmo, ensinai-nos a dizer “sim” à vontade de Deus. Ajudai-nos a sempre ver nos acontecimentos a mão providente do Pai. Dai-nos a capacidade para o louvar por sermos seus eleitos. Ensinai-nos com a vossa misericórdia a estar atentos às necessidades dos irmãos. Pegai na nossa mão e levai-nos a seguir sempre Jesus, tal como vós o fizestes até ao Calvário. Fazei que vivamos sempre na unidade para que sejamos a vossa Família que muito amais.

Virgem do Carmo, Senhora do Escapulário, em vós encontramos o que queremos ser: viver numa relação íntima com Cristo, estar totalmente abertos à vontade de Deus e deixar que as nossas vidas sejam transformadas pela Palavra divina. Vós que sois a Mãe e a Formosura do Carmelo, ensinai-nos a viver como filhos de Deus à imitação de Jesus.
     Oração 2                               

Santíssima Virgem Maria, Esplendor e Glória do Carmelo, vós olhais com especial ternura os que se revestem com o vosso Santo Escapulário. Cobri-me com o manto da vossa maternal proteção, pois a Vós me consagro hoje e para sempre. Fortalecei a minha fraqueza com o vosso poder. Iluminai a escuridão do meu espírito com a vossa sabedoria. Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Adornai a minha alma com muitas graças e virtudes. Assisti-me na vida, consolai-me na morte com a vossa presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho(a) dedicado(a), para que  possa louvá-la por toda a eternidade.


E que Jesus,Maria e José, aumentem a nossa fé. Nos abençoem e protejam de todos os perigos e de todos os males.



Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós que recorremos a vós!!