quinta-feira, 21 de julho de 2016

Tecendo um novo tempo


Amada e amado de Deus,hoje cheguei em casa mais uma vez bastante  inquieta.Sofrendo bastante até. Perdi o sono e decidi vir aqui falar com você cuja companhia me deixa tão feliz. Como é complicado entender e aceitar o rumo que as coisas estão a tomar no mundo atual! O rio de lágrimas rolando  pelo meu rosto, dizia sem falar que esta qualidade de vida não está boa.É triste quando vemos alguém sofrer violência. E quando acontece conosco e mais uma vez não há nada que a gente pode fazer, a gente se sente ainda mais impotente. Vontade grande de fugir,chutar o pau da barraca,gritar...

Atualmente fala-se muito em ética. Também fala-se muito em violência.Não há quem não concorde,pelo menos teoricamente que é preciso retornarmos à ética na prática.E rever os valores tão esquecidos mas tão essenciais para a  saúde emocional e consequentemente felicidade das pessoas.

Segundo  a filósofa Marilena Chauí toda ação deve ser ética e virtuosa.E que só será ética se for uma ação consciente,livre e responsável e virtuosa se for feita  de acordo com o conceito de bom e o justo. O bom e o justo nessa caso, serão aquelas ações que não colocam o ser humano submetido a  condição de nenhum tipo de violência.

Entendemos por violência tudo que age usando a força para ir contra a natureza de algum ser e ainda todo ato de força usado contra a espontaneidade do outro, para coagir a fazer o que se deseja,constranger,torturar,brutalizar.Ainda pode ser considerada violência todo ato de violação da natureza de alguém valorizado positivamente por uma sociedade.E esta violação geralmente é por inveja ou medo dos talentos que não tem. Por tudo isso violência é um ato de brutalidade,de maus tratos,de desumanização e abuso físico ou psíquico contra alguém. E o que é mais sério,autoridades que deveriam ser as guardiãs dos direitos das pessoas que lideram, são os maiores praticadores da violência de direitos. Aqui está o caso mais grave  da falta de ética de uma sociedade,pois a ação das pessoas que deveria ser livre e responsável por aqueles considerados por lei autoridades e portanto, com autonomia dos seus atos e responsabilidade pelo bem estar dos seus liderados,é quem pratica a violência contra eles. Nessa situação de violência prevalece o poder,onde a maioria não denuncia, com medo de sofrer represálias.

A falta de ética é,neste caso, motivo para reflexão,pois os casos de violência são praticados em sua maioria por autoridades,ou seja aqueles que deveriam ser conhecedores dos Direitos Humanos pela sua facilidade de acesso à informação e possuem as melhores condições para compreender o que é uma ação livre, consciente e responsável.  E a consequência é o considerável número de pessoas com problemas emocionais: desgaste, ansiedade,depressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!