sexta-feira, 4 de abril de 2014

A fama do Homem Sábio














Tenho percebido que o número de pessoas que tentam enganar os outros com suas artimanhas e mentiras cada vez aumenta mais. Fazem longos discursos com segundas intenções falando coisas que suas atitudes contradizem.A mensagem que transmitem,bela falácia! São palavras que o vento leva e que raramente correspondem aos fatos.Mas os mais simples se impressionam com seu discurso hipócrita mas  geralmente bem elaborado.Vocês seriam capazes de distinguir entre essas pessoas, o verdadeiro sábio?

 Segundo pesquisas,aprendi que o homem sábio é aquele de olhar transparente,sinceridade nas palavras,retidão no comportamento.É o que não simula.Não tem nada a provar aos outros,pois não quer parecer nada.Nada tem a buscar na sua simplicidade, a não ser o conhecimento,a sabedoria para seu crescimento pessoal e ajudar mais e melhor ao seu próximo. É aquele de reflexão constante e silenciosa,sempre em busca do conhecimento.É um eterno aprendiz.  Gosta das profundezas e não das superficialidades.Enquanto os outros enxergam as faíscas ele é capaz de ver a chama. É simples,humilde, discreto pois a sabedoria não é coisa de aparecer mas sim de ser.

A parábola que hoje compartilho com vocês nos ensina  como as nossas idéias pré- concebidas podem deturpar a nossa visão do essencial, do verdadeiro.


"Numa pequena casa ,no alto da montanha vivia um Homem Sábio cuja fama se espalhou por toda a região até facilmente chegar aos ouvidos do governador. 

Ele decidiu então, fazer uma longa e difícil jornada para conhecer aquele homem que tanto sabia e com quem poderia aprender estratégias que melhor o habilitassem no governo da região.

Foi imaginando,durante todo o caminho,como seria o Homem Sábio. Imaginava-o  muito bem vestido,talvez até um pouco distante e inacessível,por certo mergulhado em livros raros...

Ao chegar à casa no alto da montanha,foi recebido por um velhinho simpático,de aspecto simples,humildemente vestido.

_ Eu gostaria de ver o Homem Sábio- disse ele ao velhinho.

O velho sorrindo mandou-o entrar.

Enquanto caminhavam os dois ao longo da casa,o governador olhava com ansiedade à sua volta procurando o homem, considerado por muitos um verdadeiro sábio.Quando deu por si já havia percorrido toda a casa e estava novamente na porta da rua.

O governador então voltou-se para o velho:

_Mas eu quero ver o Homem Sábio!

O velho a sorrir disse-lhe:

_Procura olhar para todos que encontras na vida,mesmo se te pareçam simples e insignificantes,como um homem com quem poderás sempre aprender  qualquer coisa. Para isso,tens de ter não só os olhos, mas também o coração e a mente abertas. Se te fechares nas tuas idéias feitas,nem que cruzes com o homem mais sábio do mundo,aprenderás o que quer que seja.- Dito isso, sempre a sorrir,fechou a porta.

O governador compreendeu então que aquele era o o Homem Sábio que ele tanto procurava. Apenas os preconceitos que tinha dentro dele, a ideia  formada relativamente ao que seria um homem sábio,tinham tornado aquela viagem quase em vão".

Meus queridos amigos,minhas queridas amigas, considero muito profunda e verdadeira a moral desta parábola. Como educadora tive a oportunidade de aprender bastante com muita gente sábia que encontrei pelas estradas da vida. E confesso que onde mais aprendi não foi na graduação e  especializações com os mestres e doutores, mas sim com os alunos,seus pais,meus colegas de trabalho e comunidade. Após cada dia de trabalho regressava ao meu lar sentindo meu desenvolvimento cada vez mais ampliado pela convivência,troca de informações e experiências até mesmo com o mais simples companheiro de caminhada.Todos tinham sempre algo para me ensinar,para enriquecer minhas experiências construídas a cada dia. 


E é com o coração e a mente abertos para os ensinamentos que possam dar força e coragem  que encontro ânimo para prosseguir cultivando esperanças num amanhã melhor que eu sei que,com certeza virá.


Para vocês que me dão  o prazer da sua companhia me fortalecendo a cada visita, para mim gesto especial de amizade e carinho,um forte abraço e que Jesus os abençoe sempre derramando sobre vocês e suas famílias abundantes graças. Um beijo no seu lindo coração. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!