sábado, 16 de fevereiro de 2013

Depressão- onde encontrar consolo?














"Toda a criação junta persiste em gemer e junta está em dores até agora" (Romanos 8:22). O sofrimento humano já era grande quando isto foi escrito há  mais de 1 900 anos. Muitos se sentiam bastante deprimidos. Por isso foi dito em I Tessalonicenses 5:14 "Falai consoladamente às almas deprimidas"

Atualmente a aflição humana é ainda maior e mais pessoas do que nunca estão deprimidas.

Ninguém está livre da depressão. Segundo pesquisas somente 5% da população está livre de até mesmo surtar em algum momento ou em determinadas circunstâncias.São pessoas que tem absoluto controle emocional.

As pessoas ficam deprimidas quando sentem prolongada ansiedade,medo,pesar,sentimento de culpa ou outros sentimentos negativos. As pessoas ficam deprimidas também quando desenvolvem sentimentos de inutilidade, quando se consideram um fracasso e que decepcionam a todos. Situação estressante também pode devastar qualquer um mas quando a pessoa se sente tão desesperançada que não consegue ver uma saída da situação ruim em que se encontra;sente-se em um buraco sem saída e o resultado pode ser a depressão profunda.

Sentimentos semelhantes as pessoas tinham também no passado. Jó,por exemplo afligido por doenças e infortúnios pessoais achou que Deus o abandonara de modo que expressou aversão pela vida. Jacó ficou deprimido por causa da suposta morte de seu filho,recusava consolo e queria morrer.Sentindo-se culpado de um grave erro,o Rei Davi lamentou: "O dia inteiro tenho andado entristecido.Fiquei entorpecido."-Salmo 38:6,8;2 Coríntios7:5.

Muitos ficam hoje deprimidos por exigirem demais de si mesmos,procurando seguir uma rotina diária que ultrapassa seus limites ou sua capacidade física,emocional e mental. Pelo visto,o estresse,junto com pensamentos e emoções negativos, o que pode afetar o corpo e contribuir para um desequilíbrio químico no cérebro,produzindo  assim a depressão,

Em alguns casos, a pessoa deprimida decide tomar a iniciativa de procurar  alguém a quem confidenciar seus problemas.Quando esta não é boa ouvinte e muito paciente e dá um sermão ao deprimido ou o censura,como as emoções da pessoa deprimida são frágeis,certos comentários ou  críticas só a farão sentir-se pior.

Algumas vezes o deprimido  se sente depreciado,discriminado pelos outros e começa a sentir-se inútil. No entanto  é preciso se lembrar de que o que realmente importa é como Deus o avalia. 

Jesus sentia pena dos sofredores e procurava ajudá-los  a reconhecer seu valor como pessoa . Ele explicou que Deus valoriza até mesmo insignificantes pardais e as flores do campo."Nem mesmo um deles está esquecido diante de Deus",disse Jesus.Quanto maior valor dá ele aos humanos que procuram fazer a Sua vontade! Sobre estes,Jesus disse: "Até mesmo os fios de cabelo de sua cabeça estão todos contados".

Para a pessoa profundamente deprimida,que se sente esmagada por suas fraquezas e limitações,pode ser difícil acreditar que Deus a tem em tão alta estima. Talvez porque tenha a certeza de que não merece o amor de Deus. Mesmo que desenvolva sentimento de culpa, mesmo que seu coração a condene,como reconhece a palavra de Deus,este não é um fator determinante. Deus se dá conta de que os humanos,por sua fraqueza,talvez pensem negativamente,mas sua palavra os conforta:"Deus é maior do que os nossos corações e ele sabe todas as coisas".

Nosso amoroso Pai celestial enxerga além de nossos pecados e erros.Ele conhece toda a nossa vida,motivações e intenções.Ele sabe que herdamos o pecado, a doença e a morte, e que portanto,temos grandes limitações.Muitas vezes erramos por ignorância. Por não saber viver,algumas vezes temos atitudes erradas tentando acertar. O fato de nos sentimos aflitos e aborrecidos com nós mesmos já é uma prova de que não queríamos ter errado.Deus se compadece de nossa situação infeliz e leva em conta as nossas fraquezas.

O deprimido necessita de ajuda,apoio, e não de críticas. De onde virá a ajuda que ele precisa?

Auxílios medicamentosos ajudam. Mudanças práticas no estilo de vida também podem ajudar a superar o humor depressivo. Exercício físico,alimentação saudável, ar puro,suficiente  repouso e evitar assistir TV em demasia,são algumas  coisas importantes.No entanto,às vezes é impossível curar completamente a depressão,mesmo tentando tudo, inclusive terapias, medicamentos.Remédios só para dor do corpo.Só Jesus é capaz de penetrar na alma e  dar o consolo, o alívio necessário. Só Ele pode realmente "reavivar o coração dos que estão sendo esmigalhados"-Salmo 55:22;Isaías 57:15.Assim a Palavra de Deus incentiva a oração dizendo: Lançai sobre Deus toda a vossa ansiedade,porque Ele tem cuidado de vós".(I Pedro 5:7)

Se você é uma pessoa que está com depressão ou conhece alguém que esteja, não deve esperar que os outros o valorizem.É preciso que dê valor a si mesmo.Confiar no consolo que só Cristo nos pode dar,refugiar-se na segurança do colo de Jesus.Saber que é filho de Deus e tem uma missão a cumprir neste mundo.Uma missão tão importante quanto você. Por experiência própria aprendi que Deus não criou ninguém sem valor, para ser jogado no fundo do poço. Andei chorando pensando que eu nada valia  quando encontrei  uma pessoa cega, uma paraplégica e outra que precisou amputar uma perna. E então agradeci a Deus pelos meus braços perfeitos,por poder caminhar,mesmo capengando e por minha grande disposição de não fugir dos desafios e prosseguir na procura de superação pessoal e profissional .Agradeci também pelo Seu grande amor de Pai, de Irmão que nos liberta dos fardos do passado e desperta todos os dias com mente cristalina e ávida por empenhar-me nas atividades do dia.
A promessa segura para todas as pessoas é que "Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima...As coisas anteriores podem ser esquecidas pois já passaram.".Ap 21:3,4

Para você que sempre passa por aqui,obrigada pelo carinho. Que Deus lhe abençoe sempre.Forte abraço! A paz esteja com você!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!