segunda-feira, 23 de julho de 2012

Bom dia! O fracasso faz bem...


Ecoando as palavras de Allan Percy," todo medo é uma insegurança em relação ao que está por vir. Já que o futuro é aquilo que ainda não aconteceu, o único oráculo confiável para cada pessoa é ela mesma. Assim, não há o que temer,uma vez que o que quer que aconteça não cairá do céu: será resultado de milhares de decisões que você mesma toma a cada dia".

Tomarmos decisões e assumir posicionamentos em nossas vidas é muito difícil.Sentimos grande medo do fracasso quando nos deparamos com algum fato que  nos tire do caminho que estamos percorrendo ou  já traçado para que a gente tenha que percorrer. Quando não dá para recuar e temos que enfrentar o fato, caminhamos angustiados e sem prestar muita atenção ao que nos incomoda, simplesmente convivendo com o fato, sem questionar, por medo de errar. 

Aprendemos na nossa infância que,de cada vez que fizéssemos alguma coisa que desagradasse as "autoridades", haveria uma  penalização.E assim aceitamos todas as interpretações,todas as imposições, toda a anulação que nos impõem como seres castrados de raciocínio. Até hoje quando querem nos dominar cobram que usemos a razão diante de cada decisão a nós imposta: "Isso é melhor para você"... Como se fosse tão simples usar a razão, se para sermos felizes, precisamos deixar o coração mandar na gente!   

E quando temos que seguir o nosso coração andando com as próprias pernas,enfrentando nossos próprios problemas,questionando, a insegurança, origem de todo o medo, nos paralisa.O risco do fracasso nos assombra pois aprendemos que uma pessoa inteligente não pode falhar!Como aceitar então, a ideia de que nossa escolha pode não dar certo, se aprendemos que o erro sempre tem que ser de alguma forma  punido, e que os tombos da vida  são sinais de fraqueza, não de equívocos de alguém que tem algo para dar e que estava na tentativa de acertar? 

A aceitação de que  fracassar faz parte da ação, é o antídoto do medo.É a coragem de assumir os riscos aceitando que o fracasso é um sinal de que somos vulneráveis, mas que a cada tentativa que nos torna mais fortes,já somos um sucesso. Somos a soma das nossas decisões e também das nossas corajosas renúncias. E de cabeça erguida quando não der certo, e com a força necessária para nos reerguer e retornarmos à luta superando nossos limites e indo ao encontro da vitória que tanto ansiamos.

É muito compreensível e normal que quem está aprendendo( ou reaprendendo) a caminhar tropece algumas vezes.Após cada tombo, cada fracasso, ganhamos mais experiência.Levantar-se após cada queda,e prosseguir sem nunca desanimar, é o  que importa .

Forte abraço e que Deus continue abençoando você rica e abundantemente.Muito amor e paz.

Para ler mais sobre o medo acesse


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!