quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Qual é o seu valor?









Em um vilarejo distante morava um professor muito conhecido por sua grande sabedoria.Certa vez foi procurado por um rapaz que demonstrava muita tristeza na voz e no olhar. O rapaz após ser recebido amavelmente pelo professor foi dizendo: 

_ Venho aqui,professor,porque preciso de um conselho. Estou me sentindo tão inútil, que não tenho forças para fazer nada. Várias pessoas já me disseram que não sirvo pra nada,que não faço nada direito,que sou lerdo, idiota,incompetente... Já fiz vários cursos, comprei roupas melhores, procurei ser bastante prestativo com todos, sinceramente,já não sei mais o que fazer para que me valorizem mais.

O professor sem olhar para ele, disse: -Sinto muito meu jovem,mas agora não posso te ajudar,devo primeiro resolver o meu próprio problema.Talvez depois.

E fazendo uma pausa,falou: Se você me ajudasse,eu poderia resolver este problema com mais rapidez e depois talvez possa te ajudar.

_E..Eu professor, esta bem, gaguejou o jovem, que se sentiu outra vez inferior e hesitou em ajudar o professor. O professor tirou um lindo anel que usava no dedo e deu ao garoto dizendo:

_ Monte no cavalo e vá até o mercado. Devo vender este anel porque tenho que pagar uma dívida. É preciso que obtenhas pelo anel o máximo possível,mas não aceite menos que uma moeda de ouro. Vá e volte com amoeda o mais rápido possível.

O jovem pegou o anel e partiu. Mal chegou ao mercado,começou a oferecer o anel aos mercadores. Eles olhavam com interesse até o jovem dizer quanto queria pelo anel. Quando o jovem mencionava uma moeda de ouro, alguns riam,outros saiam sem ao menos olhar  para ele, mas só um velhinho foi amável a ponto de explicar que uma moeda de ouro era muito valiosa para comprar um simples anel. 

Depois de oferecer a joia a todos que passaram pelo mercado, abatido pelo fracasso montou no cavalo e voltou. O jovem desejou ter uma moeda de ouro para que ele mesmo pudesse comprar o anel, assim livrando a preocupação a seu professor e assim poderia receber a ajuda e conselho que precisava.Entrou na casa e disse ao professor:

_ Sinto muito,mas é impossível conseguir o que me pediu. Talvez pudesse conseguir duas ou três moedas de prata,mas não acho que se possa enganar ninguém sobre o valor do anel.

_ Importante o que disse,meu jovem,contestou o mestre com um sorriso. _Devemos primeiro saber o valor do anel. Volte a montar o cavalo e vá até o joalheiro. Quem melhor para saber o valor exato do anel?Pergunte quanto ele te dá por ele. Mas não importa quanto ele ofereça,não o venda.Volte aqui com meu anel.

O jovem foi até o joalheiro e lhe deu o anel para examinar. O joalheiro examinou-o,pesou-o e disse: Diga ao seu professor que se ele quiser vendê-lo agora não posso dar mais  que 58 moedas de ouro pelo anel.

O jovem ficou surpreso e foi correndo emocionado para acasa do professor para contar o que ocorreu.

Depois de ouvir tudo o que o jovem lhe contou,disse:

_ Você é como esse anel,uma joia valiosa e única. E que só pode ser avaliada por um expert. Pensava que qualquer um podia descobrir o seu verdadeiro valor?

E dizendo isso voltou a colocar o anel no dedo.

Todos somos como esta joia. Valiosos e únicos e andamos pelos mercados da vida pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem.

Quanto você vale? Não permita que ninguém faça você se sentir desvalorizado. Reconheça você primeiramente seu valor. Levante a cabeça, mostre seu valor. Exija respeito. Você tem muito valor! Acredite em você mesmo e seja muito feliz!Uma excelente semana para você e sua família! UM forte abraço e que Deus abençoe a todos nós! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!