quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Presentes para o MENINO JESUS


Conta o evangelista Mateus que, logo após ter nascido ,Jesus recebeu a visita dos magos do Oriente. Vendo o Menino,os Magos vão abrindo seus tesouros e Lhe presentearam com ouro,incenso e mirra. A tradição  explica o significado dos presentes:ouro para saudar o Rei,incenso para Deus e mirra para o Homem.Os símbolos representam a identidade e a missão de Jesus. Ele é Rei, Sacerdote e Homem respectivamente o Senhor da Vida, o mediador do Pai, a pessoa divina que é também e autenticamente humana.E hoje,imitando os magos, que presentes podemos oferecer ao Menino Jesus?

Jesus não precisa dos nossos presentes. Ele é o presente que recebemos do Pai entregue pelo Espírito Santo. O amor de Deus é tão grande que Ele nos ama não porque somos bons,mas porque Ele é bom. "Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ternos Ele amado, e enviado seu Filho para expiar nossos pecados"(João 4,10) .

O sentido que tem nós presentearmos Jesus é que só o amor Dele  é capaz de dar o presente que Ele  recebe se transforma em graça para nós. Ele recebe os presentes mas os beneficiados somos nós.Porque nos ama com um amor infinito,Ele quer que, assim como os Reis Magos, nós também O presenteamos,não porque Ele precise, mas porque nós precisamos daquilo que oferecemos a Ele.

Podemos oferecer ao Menino Jesus todos os presentes que O agradam porque nos aproximam e unem a Ele.

Imitando os magos, abramos  o coração e ofereçamos a Jesus o que temos de melhor:

Tempo: Vivemos apressados.Olhamos para as pessoas superficialmente, as cumprimentamos por costume ou conveniência. Não temos tempo para ir à Igreja para celebração da missa,culto ou celebrações da comunidade.Quem ama encontra tempo para a pessoa amada. Se não encontra é porque não ama.

Atenção: Não prestar atenção a uma pessoa é o mesmo que ignorá-la.Quem ignora demonstra indiferença. Quanto da sua atenção tem dedicado ao Menino Jesus?No encontro entre Jesus e as irmãs Marta e Maria,Marta se preocupa com os serviços da casa e Maria se preocupa com Jesus. Com quem nos identificamos com Marta ou com  Maria.Lembremos das palavras de Jesus: Marta,Marta, você se inquieta, se ocupa com muitas coisas.No entanto uma só coisa é necessária.Maria escolheu a boa parte que não lhe será tirada( Lc 10,41-42). E você? Qual foi a sua escolha neste Natal? Qual é sua escolha no seu dia a dia

Priorizar: Colocar algo ou alguém em primeiro logar antes de tudo e de todos é priorizar. Se eu descubro o que é prioritário em minha vida,descubro o que para mim é de fato o mais importante. Jesus falou certa vez que onde está o nosso tesouro, aí está o nosso coração (Mt 6,212) Onde esta o seu coração? Que lugar Jesus ocupa nele? Ou seu coração é como as casas que não tinham lugar para Jesus, Maria e José? Será que se na noite de Natal Jesus batesse na porta da nossa casa será que algum de nós O atenderia? Ou todos nós estaríamos ocupados com a preparação das comidas e bebidas,  dos presentes que Jesus ao chegar não teria outra alternativa senão ficar do lado de fora? Eis que estou a sua porta e bato.Se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta,entrarei em sua casa e cearemos eu com ele e ele comigo (Ap 3,20)

Sobriedade: A simplicidade caracteriza a gruta, a manjedoura e as pessoas  em Belém. São poucos os bens o amor vai além deles  nos sacia verdadeiramente e os transcende.Hoje,com raras exceções o amor é sufocado pelo consumismo. Somos insaciáveis justamente porque o que nos sacia é o ser e não o ter. Não há problema algum em querer consumir. Mas há problema em colocar no consumo a nossa esperança de ter mais na vida.

Amor: O apóstolo João resumiu de forma magnífica o que aconteceu em Belém. "Nos amamos porque Deus nos amou primeiro (1 João 4-19). No Natal Deus nos ensina e nos estimula a amar cada vez mais a todas as pessoas. A amar Jesus em cada pessoa. Natal sem amor é Natal sem Jesus e Natal sem Jesus é Natal sem sentido.O Menino Jesus nos chama à entrega à doação, à solidariedade. Não podemos dizer que estamos festejando o nascimento de Jesus se não transformamos festa em amor concreto,pois a "fé sem obras é morta"(Tg 2,20) Há muita gente que celebra Jesus e seu nascimento,fazendo do Natal uma festa de fé, de alegria, de amor e de partilha. O problema é que muitos deixam Jesus de lado, substituindo-o pelo papai Noel. Não podemos nos deixar levar por esta onda de consumismo que toma conta das mentes e dos corações. Façamos de nós mesmos manjedouras que acolhem o Menino e O mostram ao mundo, anunciando o Seu amor incondicional pela humanidade.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!