quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Oração a São Sebastião.

 

Amado e amada de Deus, hoje é dia de São Sebastião Mártir na fé em nome de Jesus... 
Em tempos de pandemia,rezemos com fé pela intercessão do santo na sua vida e da sua família e amigos.
 
Senhor, por intercessão de São Sebastião aumentai a minha fé.🙏🙏

"Deus onipotente, que conheceis a nossa enfermidade, fraqueza, agonia ,ânsia e tribulações desta vida, fazei que a todos nos valha a intercessão de São Sebastião seu glorioso mártir e protetor dos cristãos. 

São Sebastião, meu intercessor ,vós que sofrestes os ferimentos e recebestes no corpo as flechas da indiferença e da vingança ,sofrendo vil e infamante processo, pela gloria de Nosso Senhor Jesus Cristo, dignai-vos a interceder para que possa obter do Altíssimo a graça de (citar aqui a graça desejada), e ainda a graça da salvação da minha alma para vossa maior gloria. Honra e gloria vos renderei em todos os dias de minha vida. Amém."

São Sebastião vós que é o protetor contra fome, pestes, intercedei por nós neste momento tão difícil desta terrível pandemia para que nós também não percamos a fé e a esperança da vitória. 

Glorioso São Sebastião,rogai por nós.


(http://wiki.cancaonova.com/index.php/S%C3%A3o_Sebasti%C3%A3o)

 

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Presentes para o MENINO JESUS


Conta o evangelista Mateus que, logo após ter nascido ,Jesus recebeu a visita dos magos do Oriente. Vendo o Menino,os Magos vão abrindo seus tesouros e Lhe presentearam com ouro,incenso e mirra. A tradição  explica o significado dos presentes:ouro para saudar o Rei,incenso para Deus e mirra para o Homem.Os símbolos representam a identidade e a missão de Jesus. Ele é Rei, Sacerdote e Homem respectivamente o Senhor da Vida, o mediador do Pai, a pessoa divina que é também e autenticamente humana.E hoje,imitando os magos, que presentes podemos oferecer ao Menino Jesus?

Jesus não precisa dos nossos presentes. Ele é o presente que recebemos do Pai entregue pelo Espírito Santo. O amor de Deus é tão grande que Ele nos ama não porque somos bons,mas porque Ele é bom. "Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ternos Ele amado, e enviado seu Filho para expiar nossos pecados"(João 4,10) .

O sentido que tem nós presentearmos Jesus é que só o amor Dele  é capaz de dar o presente que Ele  recebe se transforma em graça para nós. Ele recebe os presentes mas os beneficiados somos nós.Porque nos ama com um amor infinito,Ele quer que, assim como os Reis Magos, nós também O presenteamos,não porque Ele precise, mas porque nós precisamos daquilo que oferecemos a Ele.

Podemos oferecer ao Menino Jesus todos os presentes que O agradam porque nos aproximam e unem a Ele.

Imitando os magos, abramos  o coração e ofereçamos a Jesus o que temos de melhor:

Tempo: Vivemos apressados.Olhamos para as pessoas superficialmente, as cumprimentamos por costume ou conveniência. Não temos tempo para ir à Igreja para celebração da missa,culto ou celebrações da comunidade.Quem ama encontra tempo para a pessoa amada. Se não encontra é porque não ama.

Atenção: Não prestar atenção a uma pessoa é o mesmo que ignorá-la.Quem ignora demonstra indiferença. Quanto da sua atenção tem dedicado ao Menino Jesus?No encontro entre Jesus e as irmãs Marta e Maria,Marta se preocupa com os serviços da casa e Maria se preocupa com Jesus. Com quem nos identificamos com Marta ou com  Maria.Lembremos das palavras de Jesus: Marta,Marta, você se inquieta, se ocupa com muitas coisas.No entanto uma só coisa é necessária.Maria escolheu a boa parte que não lhe será tirada( Lc 10,41-42). E você? Qual foi a sua escolha neste Natal? Qual é sua escolha no seu dia a dia

Priorizar: Colocar algo ou alguém em primeiro logar antes de tudo e de todos é priorizar. Se eu descubro o que é prioritário em minha vida,descubro o que para mim é de fato o mais importante. Jesus falou certa vez que onde está o nosso tesouro, aí está o nosso coração (Mt 6,212) Onde esta o seu coração? Que lugar Jesus ocupa nele? Ou seu coração é como as casas que não tinham lugar para Jesus, Maria e José? Será que se na noite de Natal Jesus batesse na porta da nossa casa será que algum de nós O atenderia? Ou todos nós estaríamos ocupados com a preparação das comidas e bebidas,  dos presentes que Jesus ao chegar não teria outra alternativa senão ficar do lado de fora? Eis que estou a sua porta e bato.Se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta,entrarei em sua casa e cearemos eu com ele e ele comigo (Ap 3,20)

Sobriedade: A simplicidade caracteriza a gruta, a manjedoura e as pessoas  em Belém. São poucos os bens o amor vai além deles  nos sacia verdadeiramente e os transcende.Hoje,com raras exceções o amor é sufocado pelo consumismo. Somos insaciáveis justamente porque o que nos sacia é o ser e não o ter. Não há problema algum em querer consumir. Mas há problema em colocar no consumo a nossa esperança de ter mais na vida.

Amor: O apóstolo João resumiu de forma magnífica o que aconteceu em Belém. "Nos amamos porque Deus nos amou primeiro (1 João 4-19). No Natal Deus nos ensina e nos estimula a amar cada vez mais a todas as pessoas. A amar Jesus em cada pessoa. Natal sem amor é Natal sem Jesus e Natal sem Jesus é Natal sem sentido.O Menino Jesus nos chama à entrega à doação, à solidariedade. Não podemos dizer que estamos festejando o nascimento de Jesus se não transformamos festa em amor concreto,pois a "fé sem obras é morta"(Tg 2,20) Há muita gente que celebra Jesus e seu nascimento,fazendo do Natal uma festa de fé, de alegria, de amor e de partilha. O problema é que muitos deixam Jesus de lado, substituindo-o pelo papai Noel. Não podemos nos deixar levar por esta onda de consumismo que toma conta das mentes e dos corações. Façamos de nós mesmos manjedouras que acolhem o Menino e O mostram ao mundo, anunciando o Seu amor incondicional pela humanidade.



 

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Paz e alegria na Família.


Quando em uma família não se é invasor,e se pede "com licença";quando em uma família não se é egoísta e se aprende a dizer "obrigado";quando em uma família alguém percebe que fez algo ruim e sabe pedir"desculpa",naquela família há paz e alegria. Recordemos estas três palavras. Mas podemos repeti-las juntas: Com licença. obrigada,desculpa.

                                                                                              Papa Francisco

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

DESAFIO DA ÁGUIIA

 

A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie.Chega a viver 70 anos. Mas para chegar a esta idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma série e difícil decisão.

Aos 40 anos ela está com as unhas compridas e flexíveis. Não consegue mais agarrar as presas das quais se alimenta.

O bico longo e pontiagudo se curva.Apontando contra o peito estão as asas envelhecidas e  pesadas,em função da grossura das penas; e voar se torna difícil.

A águia então só tem duas alternativas: morrer ou ... enfrentar um doloroso processo de renovação que dura,em média 150 dias.

Consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em uma ninho  próximo a um paredão,onde ela não necessite voar.

Então, ao encontrar este lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo com muita dor.

Após arrancar o seu próprio bico, a águia espera que nasça um novo bico, com o qual irá arrancar suas velhas unhas,uma a uma, novamente com muita dor.

Quando as unhas começa a nascer,a águia passa então a arrancar suas velhas penas.

E só após cinco meses ela vai para o famoso voo da renovação.

E para viver plenamente mais 30 anos.

Também nós, em nossa vida,muitas vezes temos que nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação.

Para que continuemos a voar um voo de vitórias,devemos nos desprender das lembranças, mágoas,tradições e costumes que nos causam dor.

Somente livres do peso do passado poderemos aproveitar o resultado  de valor inestimável que uma renovação sempre nos traz.

                                                                  Pense nisso. 

                                                                  Autor anônimo 

sábado, 2 de janeiro de 2021

ESTE ANO FOI ÓTIMO

No ano da morte estou vivo(a.

No ano da doença estou saudável;

No ano da escassez,não faltou pão na minha mesa;

No ano da queda,estou em pé.

No ano do medo,estou confiante;

No ano dos desastres permaneci em segurança 

Sendo assim afirmo,sem medo de errar. que este 

foi um ótimo ano,pois eu tenho um GRANDE DEUS.

Quando o mundo inteiro parece estar à deriva,

nosso barco está navegando e não afundou e não foi por nossa força

mas pela GRAÇA DE DEUS!!!

Então  agradeço a Deus,porque neste ano  estou ou melhor, estamos aqui em pé,saudáveis, com muita  FÉ, e vamos seguir em frente.

Gratidão a JESUS por seu imenso amor e cuidados conosco.🙏

FELIZ ANO NOVO !!! 

AS BÊNÇÃOS QUE POSSUIMOS

 

"Tomara que o ano que vem seja melhor. Nesse ano que termina não aconteceu nada de bom."

Quem acabara de dizer estas palavras era uma moça muito bonita. Vinha com mais duas colegas saindo do portão de um colégio conhecido como um dos melhores em nível de ensino. Tinham ido renovar a sua matrícula para o próximo ano.

A moça que disse aquela frase,olhou para o seu relógio de pulso e exclamou:

_ "Puxa! Tenho que me apressar! Hoje é o aniversário do meu irmãozinho e vamos ter uma festinha de comemoração lá em casa. Eu prometi acompanhar minha mãe nas compras do supermercado.

Fez um sinal para o ônibus e despediu-se alegre das amigas.Fiquei pensando:ela tinha dito que nada de bom lhe acontecera. No entanto,era jovem,tinha saúde e um lar onde pelo menos a mãe e um irmãozinho a esperavam. Estudava em um bom colégio, tinha amigas,sua família com condição financeira para comemorar o aniversário do irmão e uma alegria de viver que transparecia em todos os seus gestos. Quantas bênçãos do céu ela possuía sem notar;

Que pena que isso seja tão comum nas pessoas. Muitos de nós não paramos para apreciar e dar graças a Deus por todas as bênçãos recebidas.


sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Bater nos filhos: 10 lições de psicanalistas

 

Muitas pessoas ainda acreditam que castigos físicos fazem parte de uma boa educação. Mas será que não é possível estabelecer limites sem bater nos filhos? Claro que é. Diversas pesquisas na área da psicologia já demonstraram que esse tipo de castigo pode resultar em problemas da vida adulta como depressão, síndrome do pânico, ansiedade, etc.

Pais que perpetuam a atitude de bater nos filhos, são aqueles que foram educados dessa forma. Em contrapartida, há aqueles que já perceberam que para impor limites não é necessário utilizar a violência física. Assim, a busca do diálogo com os filhos aliada à aplicação de consequências tem sido o caminho para que a violência fique de lado dentro do ambiente familiar.

Quais são as consequências para a criança que apanha dos pais?

O ato do castigo físico é considerado como uma lição para os filhos. Infelizmente, tudo que carregam após apanharem são mágoas e marcas dolorosas. Dessa forma, a criança começa a entender que bater é a ação que controla determinada situação. Nesse contexto vamos agora listar as consequências de bater nos filhos para as crianças:

• Medo excessivo:

A criança começa a ter receio de quem é mais forte. Assim, isso resulta em um adulto com problemas psicológicos, pois tem medo de ser repreendido a todo momento;

• Bater é a solução:

Não sabe lidar com conflitos. Nesse contexto, a única referência que ela possui é que são solucionados por meio de agressão;

• Sem diálogo:

Assim como já foi pontuado anteriormente, a conversa é colocada num patamar abaixo dos tapas. Contudo, isso traz consequências ruins para a fase  adulta.

Assim, a criança que passou toda a infância sendo castigada fisicamente, pode tornar-se o adulto que tem o anseio de fazer a mesma coisa com todas as pessoas que a incomodam de alguma forma.

• Baixa autoestima:

Por conta das violências sofridas, a criança começa a sentir-se inferior a outras pessoas;

• Riscos de desenvolver doenças psicológicas:

É mais comum que crianças que sofrem violência física desenvolvam a depressão;

• Adolescentes que tentam suicídio:

A criança cresce com vontade de escapar de pais que querem bater nos filhos. Portanto, isso fica mais presente durante a adolescência, que por sua vez é um período onde as revoltas se manifestam com um ímpeto maior do que na infância.

Por que os pais sentem-se autorizados em bater nos filhos?

Existem quatro pontos que explicam a ação dos pais violentos. Veja os motivos:

Espelho da infância: A educação recebida torna-se um ciclo. Assim sendo, há a tendência de quem foi violentado durante a infância utilize o mesmo recurso para educar seus filhos;

Necessidade de estar no controle: A agressão nada mais é do que fazer a vítima sentir medo. Portanto, isso traz uma boa sensação para quem possui a necessidade de controlar tudo;

Estresse: Muitos adultos não conseguem separar o dia a dia do trabalho com a vida familiar e acabam descontando tudo nos filhos;

Vícios em drogas: O uso de drogas pode desencadear casos psicóticos. Assim, esse vício pode ser descontado nos filhos.

 Não bata em seus filhos: veja os porquês

Não seja covarde: Seu filho é uma criança indefesa e com nem metade do seu tamanho. Você é a pessoa mais forte da situação. Nesse contexto, o que seu filho pode fazer contra você para se defender? Nada.

Ampliação de dores: A criança sente duas dores ao apanhar: a física e a da alma (essa é difícil de curar);

A confiança é perdida: Os pais que deveriam ser vistos como pessoas que dão segurança aos seus filhos, acabam por se tornar aqueles em que eles possuem mais medo de confiar;

Seus filhos podem se tornar pessoas extremamente frágeis: A agressão física, muitas vezes, resulta na incapacidade de reação;

Como será durante o seu envelhecimento? Quando seus filhos estiverem no controle e você for a pessoa indefesa que precisa de ajuda, tudo pode se inverter no relacionamento entre vocês. Nesse contexto, não poderá reclamar se seus filhos o abandonarem durante a velhice,  pois isso será o espelho das suas ações. Assim, lembrará com tristeza de quantas vezes fez com que seus filhos sentissem acuados e sozinhos diante do mundo.

Psicanálise e educação infantil: 10 lições para os pais

1. Cada criança é única:

Não compare seus filhos com outras crianças. Esse tipo de atitude pode gerar ansiedade e frustração na criança. Lembre-se que cada criança possui seu ritmo de desenvolvimento, principalmente, quando estão aprendendo coisas novas na escola. Dessa forma, é muito importante não castigá-las fisicamente por ter dificuldade em algum dever escolar, pois isso vai gerar problemas de aprendizado.

2. Seja presente:

É importante para a criança ter os pais presentes para o estímulo da sua autoconfiança. Portanto, é necessário que a criança saiba que possui alguém por perto para auxiliá-la em suas tarefas.

3. Não aponte erros o tempo todo:

É muito comum que os pais digam para a criança “você não faz nada direito”. No entanto, isso gera muita frustração. Nesse contexto, elogie as tentativas dos seus filhos quando realizam alguma tarefa, como arrumar a cama, organizar os brinquedos, etc. Assim, eles terão vontade de continuar realizando essas pequenas tarefas.

4. Converse:

A criação com base no diálogo é de extrema importância ao contrário do castigo físico. Assim sendo, quando seu filho fizer algo de errado, sente com ele. Dessa forma, converse e explique as consequências dos atos. No entanto, por outro lado, pode puni-lo de alguma forma, por exemplo, privando-o de algo que gosta de fazer por uma ou duas semanas.

5. É necessário saber falar “não”:

É dessa forma que conseguirá impor limites.

6. Imponha regras:

A criança precisa entender que tudo tem sua hora, portanto evite realizar todos os desejos dela. Isso principalmente quando não são de sua vontade e você só o realiza para que ela pare de insistir.

7. Procure ajuda psicológica caso seja necessário:

É importante observar bem a criança e se observar que ela está passando por algum problema, como por exemplo, fechar-se muito ou aparentar muita tristeza. Nesse contexto, está na hora de buscar ajuda psicológica. Assim sendo, será possível investigar a causa do problema.

8. A criança precisa ter rotina:

Rotinas e hábitos saudáveis ajudarão as crianças no futuro. Assim, por exemplo, saberão lidar com questões do trabalho com disciplina e destreza.

9. Seu filho não é o espelho das suas vontades:

Entenda seu filho como um ser autônomo que possui seus próprios sonhos. Assim, não pode colocar o que almejou conquistar na bagagem dos seus filhos.

10. Escute-os:

É muito importante para as crianças, pais que as ouçam e entendam seus conflitos.

Com tudo que foi apresentado, pode-se concluir que bater nos filhos não é uma solução e sim a criação de um problema grave. Assim sendo, deixe que seus filhos sigam os caminhos deles e que aprendam com os erros. É importante que eles saibam que possuem pais para contar como guias desta caminhada. Lembre-se vocês não são eternos. Portanto, não poderão estar ao lado dos seus filhos para sempre, por isso estimulem a autonomia.

Agora conta aqui nos comentários se você concorda ou não com a questão de bater nos filhos. Como é a sua relação com seus filhos? Conflituosa ou harmoniosa?

                                                               Fonte: Psicanáliseclínica. com

Acalma Meus Passos Senhor.

 Em meio às confusões do dia, dê-me a tranquilidade das montanhas.

Retire a tensão dos meus músculos e nervos com a música tranquilizante dos rios de águas constantes que vivem em minhas lembranças. 

Ajude-me a conhecer o poder mágico e reparador do sono.

Ensina-me a arte de reservar um tempo para mim, de reduzir meu ritmo para contemplar uma flor, papear com um amigo, afagar uma criança, ler um poema, ouvir minha música preferida.   

Acalma meus passos, Senhor, para que eu possa perceber no meio do incessante labor cotidiano dos ruídos, lutas, alegrias, cansaços ou desalentos, a Tua presença constante no meu coração.

Acalma meus passos, Senhor, para que eu possa entoar o cântico da esperança, sorrir para o meu próximo e calar-me para escutar Tua voz.

Acalma meus passos, Senhor, e inspire-me a  enterrar minhas raízes nos valores duradouros da vida, para que eu possa crescer até as estrelas do meu destino maior.

Obrigada, Senhor, pela minha vida,pelo dia de hoje, pela família que me destes, pelo meu trabalho, pelos meus amigos e, sobretudo, pela Tua presença em minha vida.

Eu agradeço  pelo ano que passou. Foi muito difícil sim. Houve tristezas Senhor.  E ansiedades, medo, incertezas, separações, solidão,sofrimento. Mas  tudo estou superando porque o Senhor está sempre comigo. De tudo ficou uma lição: Sem  Sua presença não sou nada, meus sonhos  só se realizam quando o Senhor falar e  que a vida só tem sentido bem perto de Ti Senhor. Ao teu lado, confiando no Teu amor.

Novo ano se inicia. Só quero agradecer por estar viva, respirando e com o coração cheio de esperança de que tudo vai melhorar.

Seja Positivo e Alcançarás Vitórias


Um famoso dono de uma fábrica de sapatos estava para contratar um vendedor. Vários candidatos concorriam a uma única vaga e ele gostou de dois deles. Para poder decidir quem ficaria com a vaga, resolveu fazer um teste.

Chamou o primeiro rapaz e mandou que ele fosse vender sapatos numa certa cidade. Depois de uma semana ele retornou desanimado dizendo ao dono da fábrica: "O senhor me mandou para o lugar errado. Lá ninguém usava sapatos, assim não tive como vendê-los."

O dono da fábrica,enviou para o mesmo local o outro rapaz que, dois dias depois retornou feliz dizendo: "É maravilhoso o lugar que o senhor me mandou para vender. O senhor estava certo. Cheguei e percebi que ninguém tinha sapatos. Fui mostrando a eles o bom que era estar calçado. Vendi tudo e querem mais. Trouxe aqui diversas encomendas". E é claro que este segundo rapaz conseguiu a vaga no emprego.

Amados, numa mesma situação,dependendo da forma como encaramos os problemas e as dificuldades,podemos vencer ou sermos derrotados.

"Muitos se deixam levar ela impaciência e pelo desânimo,logo que as  coisas não correm como desejam."(Imitação de Cristo",

Quando surgir uma grande dificuldade,procure ser otimista, ser positivo,ver o lado bom de cada situação por mais complicada que seja  e vencerá.

Seja positivo, paciente e persistente. Para alcançar a vitória o indispensável é não desistir.

Pense nisto e  tenha um bom, um próspero, um abençoado Ano Novo.