4/10 - dia de São Francisco de Assis- Exemplo de simplicidade e generosidade.
Amada e amado de Deus, não poderia me esquecer hoje de um querido santo por quem sempre tivemos grande devoção- São Francisco de Assis. Nosso Senhor nos ensina no Livro Sagrado a importância da humildade:" Eu lhes asseguro que se vocês não se converterem e se tornarem como crianças,jamais entrarão no Reino dos Céus.Portanto, quem se faz humilde como esta criança,este é o maior no reino dos Céus" (Mt. 18: 3-4). O maior ensinamento de São Francisco é, portanto, ser humilde. A felicidade eterna se torna para nós uma consequência quando vivemos com simplicidade.
Protetor dos humildes e dos animais,Francisco Bernardone nasceu em 1186 em Assis na Itália. Filho de uma família rica de comerciantes, teve, em sua juventude,vida com muito luxo, gastando sua riqueza em prazeres do mundo. Através de um sonho,o santo recebeu a palavra do Senhor. Decidiu renunciar a vida de luxo e riqueza que levava,pois acreditava que a pobreza, a humildade era o caminho da felicidade. Ao saber de sua decisão o pai o fez renunciar diante do bispo da cidade, a todos os seus bens. Francisco, além de atender ao pedido, também entregou até as próprias vestes ao pai dizendo: "Até hoje vos chamei de pai,mas de agora em diante meu único pai é o Pai Nosso que está no céu". Foi então que passou a promover viagens missionárias e a se dedicar aos miseráveis e doentes.
A ordem dos Franciscanos
Tinha Francisco vinte e cinco anos quando seu gesto de renunciar aos bens materiais marcou o Cristianismo. A partir daquele dia,viveu na mais completa miséria, e conquistou cada vez mais adeptos que também estavam dispostos a abrir mão de todo luxo e a seguir uma vida simple. Decidiu fundar a Ordem dos Franciscanos, com o intuito de disseminar a humildade total e o amor à natureza. Escreveu poemas lindíssimos homenageando-a, ao mesmo tempo que acolhia,todos os doentes e aflitos que o procuravam. Certa vez ele rezava no monte Alveme com tanta fé que em seu corpo manifestaram-se as chagas de Cristo. As marcas só foram descobertas após sua morte.
Morreu em 4 de outubro de 1226,com quarenta e quatro anos. Dois anos depois foi canonizado pelo Papa Gregório IX. São Francisco de Assis viveu na pobreza,mas sua obra é de uma riqueza jamais igualada para toda a igreja católica e para a humanidade.
Amor aos animais
São Francisco valorizava a beleza da obra divina não só na figura do homem, mas também na natureza como um todo. Sempre teve uma grande amor pelos animais,tratando-os como se fossem seus irmãos. esse carinho todo dado aos bichos deu ao santo a fama de protetor deles.
Papa Francisco
O cardeal Jorge Mario Bergoglio surpreendeu o mundo com a escolha de seu nome como Sumo Pontífice. Nunca antes um papa homenageou o santo de Assis. Sua escolha deve-se ao modo de vida que o santo tinha. O Santo Padre pensa da mesma forma que São Francisco de Assis. Seus desejos são os mesmos: humildade, e simplicidade. "Deus jamais se cansa dos pobres e do perdão", afirmou o Santo Padre certa vez. O modo como o Sumo Pontífice leva a vida se assemelha ao do santo: ambos prezam pela compaixão,solidariedade e simplicidade.
Oração a São Francisco
Ó glorioso São Francisco,santo da simplicidade, da alegria e do amor, que no Céu contemplais as infinitas perfeições de Deus,lançai sobre nós um olhar cheio de benignidade e socorrei-nos eficazmente nas nossas necessidades espirituais e temporais.Rogai ao nosso Criador que nos conceda as graças que solicitamos e,para melhor merecê-las,inflamais o nosso coração de amor a Deus e a nossos irmãos. São Francisco de Assis,rogai por nós."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!