1º de Outubro- dia de Santa Terezinha. Aclamada por vários nomes- Santa Terezinha das Rosas,Santa Terezinha do Menino Jesus,Santa Terezinha de Lisieux,Santa Terezinha das Sagrada Face- ela dedicou sua vida ao amor e à alegria.
Marie Françoise Thérèse Martin era o nome de batismo daquela que,mesmo em meio às mais rigorosas provações não deixou de encarar a vida sob o prisma do amor e da alegria. Santa Terezinha entrou para a congregação das Carmelitas descalças aos quinze anos de idade, em Lisieux na França. Seus mentores espirituais,Santa Tereza D’Ávila e São João da Cruz.
As flores cercam a vida desta mulher que tinha uma generosidade sem limites e que era reconhecida por sua calma e tranquilidade.Seu primeiro ano de vida aconteceu em uma comunidade que tinha o costume de presentear as pessoas com flores,não importando o motivo ou a ocasião; sentia, na infância, grande alegria quando colhia flores de trigo; uma das lembranças mais fortes que guardava da mãe, era o altar de Nossa Senhora sempre enfeitado de flores brancas.
Não só Tereza,mas todas as suas irmãs seguiram o chamado religioso após a morte da mãe. Começou ainda na infância, a vida religiosa desta serva de Deus, quando,aos quatro anos, antevê seu destino religioso. Foi aos quatorze anos que a Pequena Flor pediu ao pai que autorize sua entrada no Carmelo. Somente aos quinze anos conseguiu autorização do Papa e entra para o Carmelo tomando o hábito um ano depois.
À partir dos princípios das carmelitas, obediência, castidade e pobreza,Tereza adota os ensinamentos de São João da Cruz que afirma: "Não tenho mais outro ofício ,porque o único exercício que tenho é amar", Terezinha tinha três devoções:"Não cometerás adultério," "aquele que com chama tudo queima,tudo transforma, e nos serve de morada. " e "Não nos cansemos nunca de orar; a confiança faz milagres".
faleceu no dia 30 de setembro, mas antes de sua morte
As flores também servem de demonstração de seu amor a Jesus. Tereza gostava de enfeitar seu crucifixo com pétalas de rosas. Além disso, quando de passagem do ostensório com o Santíssimo Sacramento gostava de jogar pétalas de rosas para o alto.
Irmã Tereza do Menino Jesus e da Sagrada Face faleceu no dia 30 de setembro, mas antes de sua morte,fez a seguinte afirmação: "Eu quero passar o meu céu fazendo o bem sobre a terra.
Em vida, Tereza de Jesus não realizou nenhum milagre. Entretanto, a forma como direcionou sua vida transformando em ensinamento a pequenez humana diante de Deus, e como devemos nos guiar diante D`Ele ,fez dela uma mulher santa que após a morte atende a todos aqueles que confiam em sua intercessão.
Santa Terezinha do Menino Jesus, rogai por nós que recorremos a vós.
(Sexta estrofe do poema "Vivendo de Amor" - Irmã Tereza do
Menino Jesus)
Amada e amado de Deus, agora peço a doce Santa Terezinha do Menino Jesus que interceda junto a Jesus para que esteja sempre com você que me prestigia com sua generosa visita, a alegria,o amor e a paz de Jesus. Para você,o meu melhor abraço.Fique com Deus e que Ele abençoe a todos nós.
Santa Terezinha do Menino Jesus, rogai por nós que recorremos a vós.
"Viver de amor é abolir todo o
medo
Toda lembrança dos erros do
passado
De meus pecados não vejo nem
sinal
Em um instante o amor tudo
queimou...
Chama divina,ó tão doce fornalha!
No teu seio eu fixo minha morada
em teus fogos canto aliviada:
Eu vivo de amor!"
(Sexta estrofe do poema "Vivendo de Amor" - Irmã Tereza do
Menino Jesus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!