sábado, 16 de abril de 2016

Encontro pessoal com Jesus



Jesus precisava atravessar a Samaria. Teria que passar por uma região de conflitos. Mas ele não estava sozinho. Passo a passo foi encontrando pessoas e sentindo a presença delas.Jesus  caminhou e fez caminhar os que encontrou no caminho.Dinâmico, não adotou teorias que mantivessem a estagnação, a passividade...Assim, deve ser a nossa vida:colocar-se à frente, ir ao encontro do outro e conquistar o seu coração.o coração de todos amados e amadas de Deus. O discriminado, solitário, problemático, agressivo, difícil de lidar, e conquistar nosso espaço ...como Jesus conquistou.
Atravessar a Samaria do  nosso trabalho,da sociedade... tendo claro em nossa mente quais os objetivos que sequer atingir.O poço de Jacó – lugar de encontro – lugar que gera vida. Ali vai o irmão que tem sede. Ele vai beber água que alimenta, anima e fortalece.Preocupados com a  busca de "diamantes" para que tenhamos o que repartir,podemos nos  apropriar desse passo de Jesus que avançou na instauração  da esperança, conhecendo a realidade onde atua para atender a diversidade. “Conhecer para melhor amar ”.

Jesus foi sensível diante da realidade na qual se encontrava a mulher da Samaria.Assim,Ele nos sugere abertura, sensibilidade com coragem, humildade,segurança, paciência,acolhimento, 
comprometimento, tolerância e coerência.Qualquer coisa que faça, colocar alma !Fazer com coração!

O olhar de Jesus para a mulher que se aproxima atinge-a nas profundezas de seu ser. Não é feito com os olhos do corpo, mas da sensibilidade do Mestre, que sabe ler a linguagem da vida...

A Samaritana estava ali com todas as suas diferenças, com todos os seus problemas. Jesus se aproxima e pede água para ela. A sua vida mudou naquele instante.Jesus usou a criatividade, a motivação, para aborda-la e trabalhou a autoestima. Inúmeras vezes, o outro está ali,diante de nós  com toda a sua carga de problemas familiares , afetivos... Com todos os seus complexos, seus medos, suas dificuldades... nós precisamos nos aproximar dele, nos envolver com ele, independente de seus problemas...Apesar dele estar às vezes  tão armado!!!


Assim como Jesus usou a água como artifício para se aproximar da Samaritana, nós  temos que buscar artifício como forma de aproximação de nossos companheiros de caminhada. Nós podemos e temos a capacidade de interferir no modo de vida do nosso  irmão cansado, provocando grandes mudanças e transformações.


 
Jesus escutou atentamente, aquela mulher, demonstrando humildade e quebrando barreiras.Nós  precisamos aprender com Jesus: sensibilidade, valorização, respeito às diferenças, diálogo, elevando auto estima,rompimento de barreiras.Para que haja uma mudança no contexto social,  devemos: ouvir mais o próximo, dialogar mais aceitando seu ponto de vista, sua verdade, para que ele possa se abrir.Dar-lhe mais atenção, quebrar barreiras, valorizar suas ideias e estimular seu crescimento como ser humano.  Quem escuta atentamente tem argumentos para propor a verdade.A proposta de Jesus é limpa, transparente, porque brota de uma intenção reta, honesta, gratuita.Jesus oferece da água que sacia. Ele não impõe, propõe. Não tem pressa. Dá tempo para que a mulher distinga essa água de qualquer outra.Assim devemos ser, além de apontar caminhos , encorajar, animar, predispor o outro a encontrar o seu próprio caminho, chamar à responsabilidade, a uma postura assumida e decidida em relação ao projeto de vida.Jesus foi até as raízes para atingir o núcleo da vida da Samaritana. Precisamos desta habilidade clínica para tornar possível o prosseguimento da nossa caminhada na missão de seguir Jesus.

Chegando nesta idade,na idade de sabedoria e constatando que tive uma história sofrida mas que cheguei lá.Com gratidão abri o meu coração ao lado do poço de Jericó pois Jesus já estava lá e mais uma vez peço humildemente: Eu quero desta água Senhor e não somente uma vez mas para sempre e quero continuar mostrando através das minhas atitudes que eu te amo que sou grata pela água viva que sempre me deu durante minha caminhada. E da água que recebi quero compartilhar com todos.
                                                         
Amada e amado de Deus,o sentimento de rejeição me fez bater cabeça tantas vezes! Quantas vezes as mágoas me fizeram chorar, turvando minha olhar e impedindo que percebesse com clareza a direção a seguir. Outras vezes a solidão me levava a pensar que Jesus se esquecera de mim... Muitas vezes me perdi pelo caminho.Como eu errei!Às vezes eu mesma me pergunto:  Acabou? Ou será que está só começando? A verdade é que  perguntas não vão me mostrar o que realmente preciso. Tudo o que sei é que preciso tomar uma decisão: Colocar a vida totalmente nas mãos de Cristo. E só peço a Cristo que não me deixe nunca sozinha na noite. Que fique comigo. Sozinha já não posso mais...

 Quero agora recomeçar contigo Senhor. Que o inferno escute e respeite a minha decisão.

Derrame sobre mim, sobre minha família e de todos os meus amigos sua água viva, ó Espírito Santo de Deus.

Como a mulher no poço do Senhor quero declarar que eu quero da água viva para mim,para minha família e meus amigos para que nunca mais tenhamos sede de justiça, de paz. E todo  nosso corpo revigorará e  nossa fé crescerá ainda mais.

Um abraço forte para você que está aí me acompanhando. Que assim como Jesus, não desistiu de mim.Obrigada!  Por onde você passar,Jesus vai  lhe abençoar e proteger. Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!