terça-feira, 18 de agosto de 2015

E você? Quem é?


Amadas e amados,depois de tantos desencontros e amarguras diversas,a gente aprende que sofrer faz parte da vida de todos:Ricos,pobres,brancos,pretos,amarelos, todos passam na vida por períodos,longos ou curtos de sofrimento.Acredito mesmo que a gente aprende com o sofrimento.Até Cristo Jesus passou por tribulações e das mais difíceis.Também Ele sofreu humilhações,traições,foi renegado,abandonado,torturado tanto psicologicamente quanto fisicamente...  E até morto e sepultado!

Nesta tarde,pensando em como se pode lidar com tantas humilhações e abandono,novamente  aos pés de Jesus,único  que nunca nos decepciona, novamente volto a ser quem sou. Descobri, entre as pessoas com quem Jesus se encontrou naquela época, alguns com quem muito me identifiquei. Lembrando-me de alguns com quem percebi ter muita afinidade,pedi ao nosso Senhor e  Mestre que me apresentasse apresentasse a eles para que,conhecendo-os melhor,pudesse seguir seus exemplos de fé e esperança.

Olhando para meu interior,pude ver então que, naquele dia em que Cristo nos deu a sua maior prova de amor, também eu estava lá. Eu era o ladrão que após,o olhar interior,no espelho da alma,reconheceu toda a sua culpa e que merecia a morte, tanto física  nessa vida, como espiritual na próxima. Mas Jesus olhou para ele naquele dia assim como para nós  sempre, e, com seu olhar amoroso de perdão,  prometeu o paraíso.

Durante toda a vida procuramos mostrar para os outros que somos fortes,autossuficientes. Uma parte de nós grita com arrogância até,que não precisamos da ajuda. Somente quando nos vemos pregados na cruz do esquecimento,da ingratidão,da traição e tantos outros males que há no mundo, é que percebemos o quanto pequenos e fracos somos por maior que seja o nosso ego.E então sucumbimos diante da dor, do fracasso. Com humildade, olhamos então para nosso interior,e reconhecemos toda nossa miséria e fraqueza humana. Percebemos que sem o poder divino de Jesus não somos nada e então gritamos para que  Ele nos salve das águas do mar da vida, da noite traiçoeira,das tempestades...Apesar de, ao olhar para nosso interior nos sentirmos tão pobres e sem valor, recebemos como o ladrão,agora a promessa de vida eterna.

Se algum dia,me encontrar com aquele homem com quem tenho tanta afinidade,na certa lhe direi: "O que Ele fez por você Dimas, também fez por mim,hoje e sempre

E que dizer do medroso Pedro que, diante da tempestade prestes a derrubar seu barco, se esqueceu que Jesus, embora parecesse estar dormindo, nunca dorme.No momento certo protege aquele,aquela que nele crê. Era apenas uma prova para a fé de Pedro e dos outros.

Como Zaqueu,também eu, já me senti inúmeras vezes tão pequena que sentia a necessidade de encontrar uma árvore  para que possa alcançar o verdadeiro Amor e Paz tão sonhados.Isto porque me esquecia que o Amor sempre esta tão próximo,basta que se achegue a Ele e o busque de coração sincero.

E se você,cansada(o) pelas lutas diárias,pelas decepções,já sentiu grande vazio no peito,também como eu, já sentiu a desesperança  sentida por Maria Madalena ao chegar ao sepulcro e encontrá-lo vazio. Sabe então, o vazio que se sente pela ausência de quem é tudo pra gente.Pela distância que nos separa de quem amamos.  Lembre-se que isto acontece,não somente com os mais carentes mas com todos que sabem amar..

Os discípulos de Emaús também seguiam desalentados, sem ânimo.Afinal acreditavam que o Salvador estava morto e com  Ele, as esperanças. E estavam tão distraídos pelas angústias e preocupações, que não perceberam a presença de Jesus vivo e amoroso caminhando ao seu lado. Também isso já aconteceu com você doce amiga, terno amigo? Comigo sim. E quantas vezes!

Como já disse e repito para não esquecer, sofrimento é comum para todos.Muitas vezes, a gente sente que  destruíram nossos sonhos,mataram nossa esperança. Não é verdade.Sempre existe esperança de vitória! Olhando para a cruz vazia,sabemos que Ele está vivo, está no meio de nós.Caminha ao nosso lado. Basta que nos deixemos tocar por Ele para  que a nossa vida se transforme.Para que a esperança brote e cresça. Não é preciso temer. Ele nos sonda, nos conhece e nos ama como somos. E  então veremos que há sim,para mim e para você esperança de vitória.

Após profundo olhar interior descobri que há em mim um pouco de Dimas, Pedro, Zaqueu,discípulos de Emaús,Maria e tantos outros, pela imensa fé que sempre trago comigo,apesar  das fraquezas e misérias humanas que de vez em quando fazem com que caia mais uma vez. Mas quem tem fé está com Cristo e sempre encontra esperança e forças para lutar

Agora convido você,meu amor,minha(meu) amiga(o) de fé,irmã em Cristo após relembrar os muitos encontros com  Jesus, a fazer  esse exercício do olhar interior e descobrir: Você quem é? Com qual personagem(ns) você mais se identifica?

Um forte abraço e um beijo em seu coração. Muito obrigada pelo carinho. Fique com Deus. E que Jesus abençoe a todos nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!