domingo, 30 de março de 2014

Momentos passam, a vida fica.










Uma pessoa me ensinou que tempo e circunstâncias podem mudar tudo. Assim como de uma árvore pode ser feito um milhão de fósforos, apenas um fósforo pode queimar milhões de árvores.Nada é definitivo neste mundo. Tudo é mera coincidência.É preciso ter cuidado para mais tarde não sofrer.Por isso não se deve desvalorizar pessoas por mais simples que nos pareçam. Mesmo porque, aquele que se julga muito poderoso hoje, amanhã pode não ser mais nada.E aquele que agora lhe pareça não ter nenhuma importância,muitas vezes já foi importantíssimo para muitos em outros momentos ou até mesmo pode ser que será importante na sua vida depois.

Nada nem ninguém é totalmente inútil.Nenhuma pessoa pode ser considerada como uma garrafa vazia que deve ser jogada fora.Seja humilde.Valorize não somente a si mesmo  se vangloriando de suas conquistas,mas também o outro.Tudo é efêmero. Só o amor e a verdade vão perdurar para sempre.Faça o bem. Não se esqueça que momentos passam e a vida fica eternamente.                                                                                          

"E lá foi ela ao supermercado.Comprou bebidas de variados tipos.Bebidas nacionais e estrangeiras. Aperitivos doces e amargos.E não faltou o uísque importado.Aquele caro... muito caro para beber com seus amigos.
                                                                                                                                 
E as visitas foram chegando.Vieram os aperitivos. Para beber,todos escolheram o uísque depois de olharem a garrafa e acharem tudo lindo. Reconheceram o gosto do uísque pela sua marca. Falaram de uísque... de suas marcas...de seus gostos... Na alegria,o dono da casa abriu a garrafa.Todos de copo na mão com pedaços de gelo e receberam uísque à vontade. E a garrafa toda colorida e enfeitada e cheia de frases estrangeiras escritas passava de mão em mão. E foi se esvaziando, esvaziando,empobrecendo-se,perdendo sua consistência,seu conteúdo que lhe dava tamanha importância. Parecia uma fonte secando. Os homens pareciam cheios de fraquezas. A garrafa de uísque era-lhes um instrumento de apoio. E as gargalhadas aumentavam.E a garrafa com o tempo, esgotou-se até derramar sua última gota... E foi encostada. Ninguém mais lançou mão dela,porque já estava vazia. E considerada inútil,imprestável. Antes elegantemente colocada sobre a mesa, era a alegria de todos.Agora desprezivelmente colocada ao chão.

Quantas vezes praticamos tal atitude. Os homens,pensando apenas no momento presente, exploram seus irmãos... como o uísque da garrafa. E após esvaziá-los, empobrece-los na alma e no corpo,deixam-os na tristeza e na frustração.Magoados,sem destino, com a fé e coragem diminuídas.

Enquanto nossos amigos nos ajudam, eles ficam guardados em nossas mãos. São defendidos por nós com  palavras e atitudes;depois de esgotados nossos interesses pessoais,políticos ou econômicos,já são para nós uma garrafa imprestável,sem conteúdos, sem idéias,sem forças,sem amor, sem esperanças.

As vantagens ou proveitos egoístas,os lucros, levam-nos a colocar nossos amigos na mais alta consideração.Porém, quando denunciam nossas injustiças,nossos erros e deslealdades,pisamos neles sem piedade, desprezamo-los como garrafas de uísque vazias. Enquanto eles nos tem alguma utilidade,eles são apreciados por nós mais do que garrafas de uísque em nossas mãos. Depois da nossa  festa são como um objeto inútil. E só sabemos apontar seus erros e defeitos."

Amados e amadas, muitas vezes também eu me sinto como uma garrafa vazia que após ser passada de mão em mão satisfazendo os interesses dos outros, foi lançada fora após ter se esvaziado,empobrecido ao longos dos anos. Mas não é por muito tempo não ! Logo eu me lembro que sou um ser humano e que uma pessoa nunca pode ser considerada  imprestável,inútil.Ela tem dentro de si o maior e mais precioso de todos os conteúdos: O próprio Deus em si..

Eu só peço a Deus, que eu nunca ame as pessoas como um mero objeto. Que as ame com o coração e não com interesses e apetites porque um ser humano deve ser respeitado.

Um forte e carinhoso abraço para vocês.Fiquem com Deus e que Ele abençoe a todos nós rica e abundantemente.Com muito carinho e os meus sinceros agradecimentos pelo privilégio da sua presença desejo a todos e todas um ótimo dia.


sexta-feira, 21 de março de 2014

Meu Cristo...


Às vezes a gente percebe que sozinha não pode mais.Não dá conta de tantas lutas. É bem nestas horas que faz sentido, como criança, correr para o colo de Jesus em busca de proteção e amor.
O momento agora é de,com muita fé e muito carinho, falar com Ele:                                                   

Meu Cristo pobre,humilde, paciente- tem piedade de nós!

Cristo sofredor,misericordioso,
Cristo castigado por nossos crimes,entregue à morte por nossos pecados,ensanguentado por causa dos nossos ódios,.invejas, injustiças-tenha piedade de nós!

Cristo esmagado por nossas iniquidades- salva-nos!
"Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas,seguíamos cada nosso caminho"(Is 53,6)
Mas Tu mesmo disseste: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos" (Jo 15,13)

Nós somos Teus amigos,ó Senhor! Indignos,fracos,loucos,insensatos,cegos- mas somos Teus amigos.
Por isso Cristo, nós Te pedimos,
perdoa as nossas culpas, a nossa cegueira e nos acolha em teus braços.

Meu "Cristo aflito"
-pela aflição de muitos dos teus irmãos durante "as Tempestades" da vida,
pela miséria que ronda em cada canto,pela falta de vida digna,pelas famílias desfeitas,pelo amor renegado,pelas crianças carentes,pelas mães abandonadas,pelos pais desesperados quando o filho vai embora ou se desvia do caminho do bem,pelas doenças físicas,morais e espirituais que dizimam milhares dos que Tu amas, pelos seres humanos escravizados por outros perdendo sua liberdade e dignidade...

Meu Cristo salva-nos e nos dê a Sua Paz.




É uma pena que assim seja mas o sofrimento é necessário para a nossa aprendizagem,o nosso desenvolvimento. E,pelo que tenho visto,parece que os escolhidos são os mais provados pela dor. Creio que é para que  seguindo  o Mestre na vida de paixão e cruz, se tornem dignos do troféu maior. Foi o que Ele ensinou: "Quem quiser vir comigo,tome a sua cruz e me siga..."

Há tempos atrás tomada por profunda desilusão com os problemas decidi me afastar porque "pensei que pudesse viver por mim mesma.Usar os meus talentos como escolhi. Hoje com mais maturidade, sinto que a tempestade sempre passa mais rápido quando aceito entrar no barco com Jesus e,especialmente quando entrego o leme a Ele em sinal de total confiança. Percebi então que"Só encontro a  paz e a alegria bem perto Dele.

Hoje, mais uma vez triste a abatida sem saber para onde ir,fui surpreendida por uma jovem que olhou-me nos olhos e a sorrir disse: "A senhora quer ajuda?" Agradeci comovida.. Sim! Claro que sim! A gente sempre precisa de ajuda. Só que nem sempre temos a humildade de reconhecer a nossa pequenez, a nossa fragilidade de anjos de uma asa só que só consegue alçar voo quando abraçados em outro...Naquela jovem que, sorrindo tirou-me das mãos o pesado fardo que  eu  segurava ainda aturdida pelo rigor de mais um vendaval e colocou-o no lugar onde deveria estar,naquela alegre e gentil enviada de Jesus que com apenas um sorriso e um gesto de amor me estendendo a mão e me aquecendo mais uma vez o coração, eu vi o próprio Jesus tocando com seu amor minhas feridas e acalmando mais uma tempestade que se erguia à minha frente.

Você que enfrenta alguma tempestade lembre-se que é preciso superar.Esperar com fé e coragem na certeza de que tudo passará no tempo de Deus.

Após  a tempestade passar (sempre passa, especialmente para aqueles que confiam no poder de Jesus e tudo fazem para a honra e glória Dele),quando o sol renascer, procure,meu querido amigo, minha amada amiga, dentro de si mesmo(a) ( é assim que faço sempre e tanto após quanto durante a tempestade) e encontre Jesus. Pode ser que durante a tempestade você pensou que Ele estava dormindo.Mas não! Ele não dorme nunca. E  quando a tempestade retornar- ela sempre retorna- fraca ou forte,mas retorna, aceite a mão que Ele lhe estende e siga em frente.Não  se  renda.Nada deve deter você .

E não se esqueça nunca meu  querido irmão,minha amada  irmã  que o homem pode decepcionar você mas o Senhor não. Quando percebe que você não pode mais,como  Bom Pastor que é  Ele toma você no colo e  lhe conduz para as águas tranquilas.Tome posse das graças que Jesus reserva para você hoje.Amanhã,pode acreditar que Ele enviará mais para todos nós.

Quero agradecer a Deus por todos os momentos felizes  e também por todas as tempestades enfrentadas. Foi grande minha aprendizagem com elas,com o sofrimento, a dor. Após acalmadas, quantas vitórias conquistei..Nossos momentos de dor servem para nos aproximarmos ainda mais de Jesus.

Um forte e carinhoso abraço. Beijos em seu lindo coração. Fique com Deus e que Ele abençoe sempre a todos nós.


quinta-feira, 20 de março de 2014

Essa tempestade também vai passar.


Meus queridos amigos, minhas estimadas amigas, assistindo outro dia um programa em uma emissora de TV religiosa, ouvi o texto da Bíblia, "A Tempestade Acalmada". Fiquei curiosa como certos textos cada  vez que os ouvimos ou lemos, tiramos algo novo para reflexão e consequentemente encontrarmos forças para prosseguir. Fiquei maravilhada com os belos ensinamentos que muito fortalecem nosso espírito. Mais confiante e agradecida ao Mestre por mais esta oportunidade que me deu para ouvir suas palavras de amor,resolvi compartilhar:

Primeiramente lembro as palavras de Mateus 8: Entrando Jesus no barco, seus discípulos O seguiram.De repente,uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus porém dormia. Os discípulos foram acordá-lo,clamando: "Senhor, salva-nos!Vamos morrer!" Ele perguntou: "Por que estão com tanto medo homens de pequena fé?" Então Ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança. Os homens ficaram perplexos e perguntaram: "Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?"

Neste texto Mateus nos disse que veio uma "tão grande tempestade que o barco era coberto por ondas". Acreditamos que a tempestade e as ondas representam os problemas que enfrentamos na vida os quais podem nos deixar imobilizados impedindo-nos de chegar ao nosso destino. Muitas vezes nos sentimos como estivéssemos nos afogando,com as forças já se esgotando quando os problemas não param de surgir. Quem ainda não se sentiu como se fosse morrer de angústia e aflição nas águas do mar da vida e sentindo-se em desespero,lembrou-se do Senhor e correu a pedir sua ajuda: "Senhor, salva-me!Vou "morrer"!?Às vezes a gente, mesmo estando um pouco afastada de Jesus,na hora do pavor,quando sente a embarcação da vida quase naufragando na turbulência das ondas percebe  a necessidade  do poder de Jesus para acalmar os ventos e a tempestade. Lembra-se Dele e corre à sua procura para "acordá-lo". "Senhor salva-me! Sozinha eu não dou conta! Eu não posso mais. Preciso sair desta turbulência.O coração quer paz. E Jesus,nestas horas dirá como disse outrora aos discípulos: "Homens de pouca fé"!A nossa fé é realmente muito pequena.Por isso pensamos que Jesus está dormindo ou que não se importa com a nossa vida. E Ele levanta e repreende o mar e o vento deixando aquelas pessoas maravilhadas.O vento, o mar têm sua força mas nada se compara ao poder de Deus. De fato, se acreditarmos que Jesus é o Senhor  seremos mais do que vencedores.A nossa embarcação pode até balançar de um lado para  o outro,começar a entrar água no barco, o vento pode nos açoitar por algum tempo, a tempestade demorar um pouco a se acalmar,mas com certeza  o barco não afundará pois o Senhor está com a gente.

E os discípulos impressionados diziam:"Quem é este homem que até o mar obedece"? Concluindo podemos responder: Ele é nosso Pastor que nos conduz para as águas tranquilas e nos ensina que por mais difícil que seja permanecer no barco quando o mar está violento, pior é sair dele. E Jesus garante a vida a todos que estão com Ele na embarcação. Sabemos que não é preciso temer coisa alguma se temos fé e temos Jesus dentro do nosso barco,vindo sempre que preciso repreender o vento e as ondas impiedosas e  aumentar nossas forças para que possamos cumprir a missão que Dele recebemos.
                                    
Amados e amadas,este tema me fascinou tanto, que quero retomá-lo  em um próximo encontro.Acredito que todas as pessoas escolhidas por Jesus precisam enfrentar frequentes tempestades nas quais Jesus parece estar adormecido para testar a fé.É uma pena que assim seja,mas a verdade é que é preciso o sofrimento para crescermos na fé.Para o nosso desenvolvimento espiritual. É o que tem acontecido comigo desde sempre.Contínuas tempestades,caídas e recaídas que embora me deixam atordoada no momento,marcas no corpo e na alma,no fundo só me fortalecem na fé por aumentar a minha confiança no imenso amor de Deus.

Um forte abraço e que as bênçãos de Jesus caiam sobre nós e nossa família acalmando as tempestades que por acaso surgirem.Fiquem com Deus! Boa noite a todos e a todas e um  amanhecer cheio de paz.
                                                                               


quinta-feira, 13 de março de 2014

Boa noite.Renascer é possível.

Amados e amadas, de vez em quando é preciso dar um tempo para que a gente olhe para dentro de si mesmo para se conhecer melhor e saber que, sem Deus nada podemos.Afinal "Deus sem nós continua sendo Tudo,mas nós sem Deus, não somos nada". Somos como um grão de areia perdido no oceano ou uma folha levada pelo vento. E que, mesmo com toda decepção,todo dissabor,toda dor que corroí a alma é preciso estar sempre disposto a  cada dia...
                                                                      

"RENASCER, mesmo
  Quando a sua tristeza estiver presente no seu cotidiano e nela não encontrar meios para
                        resgatar a compreensão dos fatos e nem a alegria do renascer e do
desenvolver-se volta sua atenção para dentro e lá descansa em teu silêncio.
Dá a oportunidade para ver a realidade que te cerca neste momento e com ela
      aprende a tua verdade. Dá o perdão para os seus erros e vê que errar é
                 normal àqueles que procuram a paz,o amor interior.
Quem terá o direito de lançar sobre você a flecha dolorida da culpa,quem tem tamanho poder
  para humilhar você e fazer com que se sinta pequeno senão a sua própria vontade em assim
                                                                                   ser?
Quando obscurece a sua própria luz é sinal de que escolheu errado e bem
                                                    sabes que
                               você é livre para fazer suas escolhas.                          
Abandona o que lhe  fere e alcança dentro de si a coragem para ver e, através
da sua visão,descobre que a sua força se manifesta quando se decide em prol
                                                  de si mesmo.
                                    da sua alegria, do seu amadurecer.
                                      do seu estado atento e consciente."


Queridos(as),sempre que "as águas do mar da vida querem me afogar",de novo eu penso em Deus e percebo que não há porque desanimar.Algumas coisas do mundo podem ser força,mas só Deus é Poder. Deus é maior.E é Seu Amor que me conduz pela mão e me ajuda a seguir em frente.Minha luz e força é o Senhor que ontem me guiou, hoje me guardou, meu amanhã, meu Deus já preparou.

E não se esqueça amanhã será um novo dia.Tempo de renascer.Mesmo que ainda um pequenino broto,mas trazendo em si a esperança de poder recomeçar.

Eu sei que não é nova esta cisma que me invade,esta certeza que eu vou conseguir ressurgir das cinzas da destruição do que eu ergui com tanto amor durante toda uma vida. E vitoriosa.Não sei ainda como, nem quando, mas cultivo com carinho a esperança de que com Deus vou conseguir.Você também com certeza vai conseguir realizar seus sonhos.É só desejar profundo,acreditar com alegria,determinação, joelho no chão e oração.

Um beijo no seu lindo coração pessoa querida você que está sempre aqui comigo.Que Deus a proteja derramando abundantes graças sobre você e sua família. E que Ele, abençoe a todos nós.




segunda-feira, 3 de março de 2014

Faça tudo com amor.


Bom dia! Hoje amanhã e sempre,tudo o que fizer, faça com amor. Se não ama o que faz, aprenda a amar porque  com amor o fardo se tornará mais leve,o jugo mais suave. 

"Um homem,cuja idade já estava pesando,morava numa pequena casinha. Ele abraçava com jovialidade os anos que vinha carregando pois eram muito grandes sua bondade e determinação. Era um verdadeiro mestre em fazer pães.Todos os finais de semana,ele despertava abem cedo,fazia suas orações e dizia: Hoje vou fazer mais pães! Tenho a certeza que ficarão mais bonitos e mais gostosos que os da semana passada!

Depois de tudo pronto o bom velhinho,com um enorme cesto e uma tolha branquinha,saía para entregar toda sua encomenda. Morava ali na cidade uma senhora já idosa que tudo queria fazer. Encontrando o bom velhinho pediu-lhe a receita dos deliciosos pães. 
 _ Eu lhe darei a receita com todo prazer!  Entregando-lhe a receita disse: Faça como eu!

Passados alguns dias, encontrou-se com aquela senhora que irritada lhe disse:
 _ O senhor me ensinou errado! Os pães não cresceram,ficaram duros como tijolos e não assaram. E os ingredientes que usei custaram caro. Perdi tudo.

O senhor lhe perguntou:
 _Quais ingredientes usou para fazer os pães?
 _O que usei?Ora,o que estava na receita: farinha,ovos,leite,fermento,açúcar...
 _Só isso ! Respondeu o bom velhinho.
 _Ah! e o sal também, disse a senhora.
 _É está tudo certo,mas a senhora não colocou o principal.
_Mas foi só o que o senhor disse! Como principal?
_Sim, eu disse! - respondeu o velhinho. Só que não adianta colocar tudo na massa, se você não fizer com amor, carinho e dedicação! Porque é o amor que faz crescer, a dedicação é o sabor e o carinho é ver o brilho de satisfação nos olhinhos de quem recebe os pães que se fez com amor!"

Amado e amada,eu conheço bem esta receita  pois a tenho praticado sempre ao longo de mais de quatro décadas na nobre missão de educar.Talvez seja este o segredo da determinação e da coragem de não desistir apesar de todos os obstáculos, de encontrar forças para recomeçar sempre. E a mesma satisfação que via nos olhos dos meus queridos filhos quando recebiam o "pão" que com todo amor lhes preparava a cada dia, vejo com alegria nos olhinhos dos alunos da minha escola quando com carinho conto-lhes uma história para lhes passar alguma lição de vida, ou quando suavemente cuido dos ferimentos no seu corpo após as brincadeiras do recreio e até mesmo os da alma abraçando-as carinhosamente quando vem me falar das suas dificuldades,contar seus problemas. E assim vou cultivando com amor estas pequeninas flores que enfeitarão o mundo. 

Amigo(a), se sua jornada também é muito pesada e tem se cansado  na caminhada,fica a dica: Tudo o que você fizer, faça com amor. Além de se sentir melhor pelo prazer de estar fazendo o que ama,os resultados serão certamente melhores.

Um grande beijo em seu coração! Fique com Deus. E que Ele  abençoe e proteja a todos nós.