Imagine que se apresentaram em praça pública, um a um: deputado, menino de rua,religioso, prostituta, mendigo, banqueiro e artista famoso. Quem você imagina que será melhor recebido? Como se sentiram com a recepção?
Imagine agora como seriam tratadas todas as pessoas que se apresentaram se estivessem bem vestidas?
Não se deve julgar pelas aparências porque muitas vezes o que se apresenta como "grande" diante do povo, na realidade tem pouco ou nenhum valor. Conforme cita o texto bíblico,a abelha é um inseto que tem aparência desfavorável,entretanto seu produto é de primeira qualidade.
Afinal, quem é o responsável pelo menino de rua,pela prostituta,pelo pobre que muitos não dão valor algum ou pelo mendigo que anda pelas ruas revirando latas de lixo procurando comida? Eles não escolheram este tipo de vida,nem Deus que é Pai de todos, os predestinou para tal, mas sim as atitudes conjuntas da humanidade. Elas sim, são responsáveis por estas diferenças gritantes.
Ainda cultivo a esperança de que o ser humano, com sua inteligência e potencialidade,deverá lutar para que no futuro não haja tanta diferença social e para que todos descubram que são iguais e não somente diante da lei em direitos e deveres,mas também que são irmãos.
Texto Bíblico:
"A sabedoria do pobre levanta a sua cabeça
e ele se assenta entre os grandes.
Não elogies um homem por sua beleza
e não detestes uma pessoa por sua aparência
Pequena é a abelha entre os alados,
mas o seu produto é o primeiro em doçura.
Não te envaideças quando te honrarem
pois as obras do Senhor são admiráveis
mas aos homens elas são ocultas.
Não reproves antes de teres examinado;
reflete primeiro e depois julga.,
Não respondas antes de teres ouvido.
Eclo. 11.1-8