segunda-feira, 7 de maio de 2018

Faça a escolha certa.

 
Ouvir a palavra de Jesus.

Ora, enquanto caminhavam, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta,O recebeu em sua casa.

Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Diz-lhe, pois, que me ajude.Respondeu-lhe o Senhor: "Marta, Marta, você se preocupa e anda agitada com muitas coisas; entretanto poucas, ou mesmo uma só é necessária; e Maria escolheu a  melhor parte, e esta não lhe será tirada.
                                                                  
 Esta  conhecida passagem do Evangelho de São Lucas (10.38-42)  fala sobre duas irmãs Marta e Maria que receberam a visita de Jesus Refletindo este texto,percebe-se que Jesus foi amoroso mas firme ao dizer a Marta que ela estava preocupada  com tantas coisas,mas se esquecia do essencial, do que realmente  é necessário  para nossa felicidade.Somente após ouvir a advertência de Jesus,creio que ela caiu em si e percebeu como estava a sua vida diante do seu Senhor.Marta,estava tão preocupada com as tarefas domésticas que não se lembrou da melhor parte: de ouvir os ensinamentos de Jesus.

Também nós,em nossa vida inúmeras vezes deixamos que as  preocupações e a ansiedade gerada pelos problemas diários tomem conta nos impedindo de cuidar do mais importante que é ouvir a voz de Jesus.E quando isto não acontece,nossos pensamentos divagam e, sem uma direção certa,acabamos tomando decisões precipitadas ou fazendo algo que não deveríamos. A preocupação nos deixa ansiosos e consequentemente inquietos,impacientes e agimos movidos pelo impulso de acordo com o que naquele momento julgamos ser o certo. O que deveríamos, fazer nestas ocasiões, é aquietar nosso coração e deixar Jesus assumir o controle da situação e agir em nossas vidas,pois Ele sempre sabe o que é melhor para cada um que sabe ouvir sua palavra de amor e o procura com fé e esperança. Ele sempre se deixa encontrar pois nos ama e quer nos fazer felizes.

Assim como qualquer um de nós, Marta se ocupava com suas obrigações diárias. Talvez querendo mostrar a Jesus o quanto era prestativa e zelosa se esforçava para oferecer-lhe o melhor.E,por estar tão preocupada,Marta se incomodou com o fato da sua irmã ficar sentada aos pés de Jesus,descansando no Senhor, livre de preocupações,e  não indo ajudá-la nas tarefas.  Maria porém, escolheu ouvir atentamente o que Jesus tinha a lhe dizer,enquanto Marta colocou o serviço que fazia para Jesus acima dele próprio. Uma a imagem da anfitriã dedicada, a outra, da discípula perfeita.Pelo mundo existem muitas Martas.Pessoas boas e amorosas mas que,por estarem tão preocupadas e envolvidas com seus problemas e de como resolvê-los, se esquecem do mais importante: a nossa visita,quem vem até nós, só quer a nossa atenção, o nosso carinho. 

E o Senhor quer a nossa atenção sempre! Ele está a nossa porta e bate. O que é necessário é que estejamos livres de toda preocupação e ansiedade,que abramos bem a porta  do nosso coração para que  Deus entre.Que ouçamos sua voz e entreguemos a Ele toda nossa ansiedade para que  cuide de nós,como sempre tem cuidado.

Ouçamos a advertência de Jesus:"Marta,Marta,você se preocupa demais. Uma só coisa é necessária". Maria escolheu a coisa certa: Ouvir Jesus. E nós, quando paramos para ouvir Cristo que nos fala através do nosso irmão que sofre? Através  da esposa angustiada esperando que o marido lhe dê atenção, que ouça suas dúvidas,seus medos e compartilhe com ela o peso da responsabilidade da administração de casa e filhos, ou do marido que deseja que a esposa pare um pouco para escutá-lo? Ou ainda do filho ou filha que espera que os pais tenham disponibilidade para ouvi-los?Que ouçam seus  medos e os encoraje, que ajude a esclarecer suas dúvidas?

É  muito importante saber ouvir com atenção para compreender as necessidades do outro,para ser misericordioso,generoso,para seguir o mandamento do amor: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.E para quem tem agido como Maria,uma sugestão:Descansar em Deus.Mas isto não significa sentar-se aos pés do altar e esperar que tudo que deseja caia do céu.Devemos descansar em Deus mas também fazer a nossa parte, só que,ao invés de confiar unicamente na nossa capacidade ou no poder humano, entregar a nossa vida por inteiro nas mãos dele sem deixar que a ansiedade, as preocupações nos impeçam de escolher a coisa certa,Descansar em Deus é agir confiando sempre na poderosa ação de Deus. Amada e amado de Jesus , procure você também  fazer silêncio e abrir bem as portas do coração para deixar a Luz entrar para que consiga fazer escolhas acertadas, viver em paz e ser feliz. Jamais esqueça que Jesus  ama muito você e a cada  novo dia lhe chama para ser feliz. Aceita? 

Obrigada pela companhia. Um beijo no seu coração. E que Jesus abençoe a todos nós abundantemente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!