terça-feira, 18 de agosto de 2015

E você? Quem é?


Amadas e amados,depois de tantos desencontros e amarguras diversas,a gente aprende que sofrer faz parte da vida de todos:Ricos,pobres,brancos,pretos,amarelos, todos passam na vida por períodos,longos ou curtos de sofrimento.Acredito mesmo que a gente aprende com o sofrimento.Até Cristo Jesus passou por tribulações e das mais difíceis.Também Ele sofreu humilhações,traições,foi renegado,abandonado,torturado tanto psicologicamente quanto fisicamente...  E até morto e sepultado!

Nesta tarde,pensando em como se pode lidar com tantas humilhações e abandono,novamente  aos pés de Jesus,único  que nunca nos decepciona, novamente volto a ser quem sou. Descobri, entre as pessoas com quem Jesus se encontrou naquela época, alguns com quem muito me identifiquei. Lembrando-me de alguns com quem percebi ter muita afinidade,pedi ao nosso Senhor e  Mestre que me apresentasse apresentasse a eles para que,conhecendo-os melhor,pudesse seguir seus exemplos de fé e esperança.

Olhando para meu interior,pude ver então que, naquele dia em que Cristo nos deu a sua maior prova de amor, também eu estava lá. Eu era o ladrão que após,o olhar interior,no espelho da alma,reconheceu toda a sua culpa e que merecia a morte, tanto física  nessa vida, como espiritual na próxima. Mas Jesus olhou para ele naquele dia assim como para nós  sempre, e, com seu olhar amoroso de perdão,  prometeu o paraíso.

Durante toda a vida procuramos mostrar para os outros que somos fortes,autossuficientes. Uma parte de nós grita com arrogância até,que não precisamos da ajuda. Somente quando nos vemos pregados na cruz do esquecimento,da ingratidão,da traição e tantos outros males que há no mundo, é que percebemos o quanto pequenos e fracos somos por maior que seja o nosso ego.E então sucumbimos diante da dor, do fracasso. Com humildade, olhamos então para nosso interior,e reconhecemos toda nossa miséria e fraqueza humana. Percebemos que sem o poder divino de Jesus não somos nada e então gritamos para que  Ele nos salve das águas do mar da vida, da noite traiçoeira,das tempestades...Apesar de, ao olhar para nosso interior nos sentirmos tão pobres e sem valor, recebemos como o ladrão,agora a promessa de vida eterna.

Se algum dia,me encontrar com aquele homem com quem tenho tanta afinidade,na certa lhe direi: "O que Ele fez por você Dimas, também fez por mim,hoje e sempre

E que dizer do medroso Pedro que, diante da tempestade prestes a derrubar seu barco, se esqueceu que Jesus, embora parecesse estar dormindo, nunca dorme.No momento certo protege aquele,aquela que nele crê. Era apenas uma prova para a fé de Pedro e dos outros.

Como Zaqueu,também eu, já me senti inúmeras vezes tão pequena que sentia a necessidade de encontrar uma árvore  para que possa alcançar o verdadeiro Amor e Paz tão sonhados.Isto porque me esquecia que o Amor sempre esta tão próximo,basta que se achegue a Ele e o busque de coração sincero.

E se você,cansada(o) pelas lutas diárias,pelas decepções,já sentiu grande vazio no peito,também como eu, já sentiu a desesperança  sentida por Maria Madalena ao chegar ao sepulcro e encontrá-lo vazio. Sabe então, o vazio que se sente pela ausência de quem é tudo pra gente.Pela distância que nos separa de quem amamos.  Lembre-se que isto acontece,não somente com os mais carentes mas com todos que sabem amar..

Os discípulos de Emaús também seguiam desalentados, sem ânimo.Afinal acreditavam que o Salvador estava morto e com  Ele, as esperanças. E estavam tão distraídos pelas angústias e preocupações, que não perceberam a presença de Jesus vivo e amoroso caminhando ao seu lado. Também isso já aconteceu com você doce amiga, terno amigo? Comigo sim. E quantas vezes!

Como já disse e repito para não esquecer, sofrimento é comum para todos.Muitas vezes, a gente sente que  destruíram nossos sonhos,mataram nossa esperança. Não é verdade.Sempre existe esperança de vitória! Olhando para a cruz vazia,sabemos que Ele está vivo, está no meio de nós.Caminha ao nosso lado. Basta que nos deixemos tocar por Ele para  que a nossa vida se transforme.Para que a esperança brote e cresça. Não é preciso temer. Ele nos sonda, nos conhece e nos ama como somos. E  então veremos que há sim,para mim e para você esperança de vitória.

Após profundo olhar interior descobri que há em mim um pouco de Dimas, Pedro, Zaqueu,discípulos de Emaús,Maria e tantos outros, pela imensa fé que sempre trago comigo,apesar  das fraquezas e misérias humanas que de vez em quando fazem com que caia mais uma vez. Mas quem tem fé está com Cristo e sempre encontra esperança e forças para lutar

Agora convido você,meu amor,minha(meu) amiga(o) de fé,irmã em Cristo após relembrar os muitos encontros com  Jesus, a fazer  esse exercício do olhar interior e descobrir: Você quem é? Com qual personagem(ns) você mais se identifica?

Um forte abraço e um beijo em seu coração. Muito obrigada pelo carinho. Fique com Deus. E que Jesus abençoe a todos nós.


segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A Força Poderosa do Amor















Todos nós nascemos com o dom de amar. O problema é que muita gente,por egoísmo,preconceito ou até mesmo comodismo esqueceu como se faz. Fazendo um pequeno exame de consciência veremos onde falhamos.

Se já nos faz tão bem estarmos conectados com os outros, imagine estar conectada com Deus! O amor é a força mais poderosa do universo. Ela nos conecta  diretamente com Deus.  Em toda a criação,do átomo até a galáxia existe essa força.Quando o homem ama, pula o muro do egoísmo,destrói o sentimento de separação e procura outro alguém. Nesse olhar em outro,nesse espelhar-se noutros olhos,reencontra-se a sí próprio,mas agora numa dimensão superior.

Olhe para o seu interior e pergunte-se se você realmente tem praticado o amor. Ainda que a gente pense que somos muitos espirituais, às vezes essa espiritualidade é superficial  Já conheci pessoas que frequentam assiduamente a sua Igreja,participam das celebrações mas seu comprometimento com a sua fé é apenas da porta da Igreja para dentro. 

A verdadeira espiritualidade compromete a alma,não somente o corpo. O amor não é um sentimento brando que os fracos experimentam,não! O amor é a força que, como li uma vez não me lembro onde, "Move o universo".Por amor,Jesu curava, saciava a fome,perdoava as faltas, acolhia os marginalizados como  fez com Madalena e tantos outros.Por amor à humanidade sacrificou sua vida. Prova de amor maior não há.


Amada e amado de Deus, esteja atento ao seu amor. Se seu amor apenas está servindo para sua própria realização pessoal,  mas não está construindo algo melhor, então não passa de uma palavra nos lábios.
                                                     
           
Invocação do Amor

Anjos do amor! Quero que estimulem meu sentimento de amor. Que eu possa ver em cada ser humano,rico ou pobre,homem ou mulher,jovem ou velho, a divina chama espiritual. Que o amor seja minha arma e meu escudo na luta do mundo. Peço-lhes que gerem uma força renovadora em mim. Que eu possa superar os complexos de culpa,os medos, a insegurança e compreender que o amor de Deus é o maior poder do mundo.

Divinos anjos,espalhem amor entre minha família,de modo especial meus queridos filhos,nora,genro e netinhos,meus amigos,em especial os que,com tanto carinho me acompanham nas redes sociais e na vida, e meus inimigos. Que o amor divino brote do meu coração,dos meus pés e das minhas mãos. Que se expresse nas minhas palavras,nas minhas obras e no meu caminho. Anjos do amor. me acompanhem na jornada terrestre para criar um círculo mágico ao meu redor de maneira que todos que se aproximarem de mim, sintam a presença de Jesus.
Certa de que só o amor compreende,cura e eleva,consagro meu ser a serviço do amor.Só o amor compreende,cura e eleva Divinos anjos do amor,me façam mergulhar no sentimento de união e de paz.
                                          
Obrigada por sua companhia. O seu carinho me enche de alegria. Um beijo em seu lindo coração.Fica com Deus e que Jesus abençoe a todos nós. Com muito amor,Terezinha das Graças Souza.
                    

domingo, 16 de agosto de 2015

Quando as máscaras caírem...


A dificuldade maior de conhecer a nós mesmos e conhecer o outro, acreditamos nós,é deixar cair as máscaras. Muitas vezes nos  escondemos atrás delas somente para disfarçar nossas limitações,medos...

Muitos, até mesmo quem convive conosco no dia-a-dia,costumam achar que somos o que na verdade não somos. Do mesmo modo podemos, ao olhar o outro,achar que ele é uma coisa que  não é.

 E a máscara do que nós gostaríamos de ser mas na verdade não somos? Com ela podemos enganar e levar os outros durante muito tempo.Por falsidade? Maldade?Maneira de enganar? Nem sempre. Às vezes,apenas por acreditar que somos o que tanto desejamos ser. Já pensou que o mesmo pode acontecer com o outro? É que pode,da mesma forma que acontece conosco,desejar pelo menos parecer  ser o que não é. E,quando a máscara do outro cai,quanta decepção!Nos sentimos traídos e enganados.Quem somos nós,no entanto, para julgar? Já pensou que também ele pode estar acreditando ser,de fato, o que deseja ser?

Complicado também  é deixar cair a máscara do que nós deveríamos ser e não somos. Assim como para o outro  é difícil  algumas vezes,deixar cair a máscara do que deveria ser e não é. 

E já que nada fica oculto para sempre e ninguém pode enganar todo mundo o tempo todo,é preciso coragem para deixar cair as máscaras e  sermos o que realmente somos,e começar a ver o outro como realmente é. Afinal, ele é exatamente como nós,ser humano imperfeito,inacabado,em busca da perfeição, da felicidade e da realização pessoal.

Então viveremos muito melhor,com segurança e tranquilidade. Sem medo de sermos, a qualquer momento desmascarados. E em paz,sem tantas mágoas,rivalidades,ódios... Mesmo porque é muito difícil e nada feliz manter uma vida de aparências.

Afirmo, com toda certeza, que me arrependo mais do que não fiz por causa da máscara de pessoa totalmente perfeita, irrepreensível sempre que usei durante muito tempo para agradar os outros, do que o que fiz quando as máscaras finalmente caíram, e consegui ser eu mesma, sincera,sem dissimulações,humilde,pés no chão, eterna aprendiz nesta fantástica aventura chamada vida.

Assim sigo em frente lutando com amor e dedicação e ninguém vai me parar,vislumbrando o sol do amanhã que sei que vem, e será um novo dia com novas esperanças. E vou sonhando os meus sonhos,procurando a realização de cada um, mas como eu mesma e não como quem eu gostaria de ser ou ter sido,ou como as pessoas me vêem ou gostariam que eu fosse.

Aprendi que,no exercício de ser o que a gente é, com transparência,sem mentiras ou disfarces, estaremos preparados para cumprir o maior mandamento que nos deixou  o Mestre como condição primordial para sermos felizes:"Ama o teu próximo como a ti mesmo". Dele podemos retirar a preciosa lição:"Faça aos outros o que gostaria que te fizessem". Simples assim.

Vamos dar as mãos para juntos sermos o que  deveríamos ser? Afinal,"o Senhor fez maravilhas" em você e em mim. Juntos somos mais fortes.

Obrigada pela companhia,você daqui e você de lá. Sua presença me deixa muito feliz. Que Deus abençoe  nossa  vida e a de nossos entes queridos rica e abundantemente e que a paz de Cristo esteja sempre conosco.

Um forte abraço e um beijo em seu lindo  coração. Com muito carinho, a amiga,TGSouza 

O que pensa ao se olhar no espelho?



Olá  minha querida,meu querido, como vai? 

Com certeza,você também conseguiu conquistar um sonho há muito idealizado? Ao se olhar no espelho sente-se a pessoa mais e realizada do mundo? Pode agora já se sentir totalmente feliz? Não completamente sabemos nós.Sempre parece haver algo mais a conquistar para alcançar o que  deveremos ser e ainda não somos.E atualmente parece  estar bem  complicado  conquistar o que queremos.Ultimamente tenho prestado atenção nos olhos das pessoas à minha volta e percebido que me dizem, sem falar, o quanto está difícil caminhar  pelas estradas da vida,essa corda bamba,oscilante e estressante.

Durante longo período de pesquisas e reflexões, ampliam-se os nossos conhecimentos em muitas áreas.Todavia,temos pouco conhecimento de nós mesmos,o que para nós é importante para saciar a fome de felicidade. Iludidos de que a dependência dos outros é essencial,nos preocupados em  ser aceitos  pela opinião pública,deixamos para trás o nosso eu interior, o nosso eu mais profundo e praticamente nos robotizamos procurando nos comportar, agir e até falar do jeito que parece agradar a maioria,mas nem sempre nos sentimos felizes com a vida de faz de conta. Progredimos bastante,mas esquecemos de construir e respeitar o lado humano que existe em nós e em nossos semelhantes.

Para vivermos plenamente, essa parte essencial de nós mesmos precisa ser urgentemente resgatada. E essa tarefa depende exclusivamente de cada um de nós.

"Eu vos dou um novo mandamento: Que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei", disse o Mestre. Pensando nisso,podemos nos lembrar de tantas pessoas que seguem por este mundo como que invisíveis criaturas. Vivem na maior pobreza que existe: Uma vida sem afeto,sem atenção. São pessoas que deixam a vida sem morrer,porque sem amor,solitários no meio da multidão, não se vive de fato. E quem as vê,às vezes até apressa o passo,dizendo que elas estão "doentes", doidas ou drogadas.Ou simplesmente as ignora  por não suportarem se relacionar com pessoas "daquele tipo".

Vendo os problemas do mundo,tanta violência,ódio e ambição,podemos estar certos de que eles só terão solução quando as pessoas aprenderem a lição de amor que Cristo ensinou. Nada mais simples e ao mesmo tempo difícil,pelo menos enquanto as pessoas não deixarem de lado o egoísmo e começarem a olhar para dentro de sí mesmas para se conhecerem melhor, e para os outros. Esse ensinamento só se concretizará quando as pessoas se dispuserem a sair de sí mesmas, e irem ao encontro do outro. Mas como ninguém ama o que não conhece, é imprescindível para conhecer melhor o outro, o olhar interior para o conhecimento das próprias limitações e fraquezas e também das possibilidades.

Só existimos de fato, quando  amamos e somos amados.Quando sentimos que fomos descobertos por alguém e que essa pessoa demonstra, através do seu interesse em nos ver,ouvir, saber que estamos bem que nos ama do jeito que somos e que se interessa pela nossa felicidade. Na medida que existimos para um amigo é que existimos como gente;nos sentimos vivos.

Quando você se olha no espelho o que vê? A pessoa linda,maravilhosa que gostaria de ser? 

Muitas coisas aprendemos nessa vida. E tudo que aprendemos devemos,de maneira simples compartilhar. O aprendizado mais difícil, tem sido conhecer realmente quem somos e ao mesmo tempo conhecer o outro. Conforme olhamos para o nosso interior,percebemos que o nosso aprendizado está apenas no começo. Estamos muito longe da perfeição e,por isso, não  podemos cobrá-la de ninguém.

Quando conhecemos de fato a nós mesmo,é capaz de tolerar, de compreender o outro. Percebe que ele não é a pessoa má que deve ser destruída, um adversário que deve ser combatido, menosprezado para,enfraquecido,ser facilmente derrotado.Algumas vezes, a pessoa ao se olhar no espelho vendo-se superior,percebe o outro como um objeto descartável que se pode usar até atingir os  propósitos e depois jogado fora no lixo,à margem da vida. É preciso não viver de ilusão e aprender viver,e, ao se olhar no espelho, se perceber como realmente é.E então verá que o nosso próximo é, companheiro de jornada que, em algum momento da caminhada nos dará a mão para aliviar o cansaço.

Um forte e carinhoso abraço para você. Que a paz de Cristo esteja com todos nós e que Deus nos abençoe rica e abundantemente.