terça-feira, 25 de novembro de 2014

O pior dos monstros da imaginação

O pior dos sentimentos é o ciúme. Ele está relacionado ao desejo de exclusividade sobre o outro. É a prova de um desejo de posse, uma vontade de manutenção do outro. Queremos só para nós até mesmo os espaços internos do outro.Sempre à nossa disposição. –“Ninguém põe a mão; ninguém pode olhar nem desejar.”

Este sentimento é, às vezes, confundido com a inveja por produzir os mesmos frutos amargos. O ciúme está relacionado ao desejo de exclusividade sobre o outro por medo de perdê-lo.Na nossa postagem "o melhor está por vir" abordamos o sofrimento de José do Egito nas mãos dos irmãos enciumados por ser ele o filho predileto do pai.Muitas pessoas ainda sofrem devido ao ciúme doentio de alguém. Há irmãos, casais, colegas  que, ao invés de viverem como amigos ,se comportam como competidores. Ao invés de se alegrarem com o sucesso do outro,não medem esforços para derrotá-lo, destruí-lo(a) de alguma forma.

Na verdade, todos nós temos nossos pontos de insegurança, mas, a manifestação exagerada de ciúmes entrega o quanto a pessoa é imatura., e pode até destruir relacionamentos. Ciúme tem a ver com insegurança, mas também com sentimento de posse de alguém ou algo. A imaturidade de, como criança, não saber perder.

Sigmund Freud,um grande psicanalista,considerou o ciúme como um estado afetivo normal,necessário.,(guardadas as devidas proporções. Não o ciúme patológico que cega a pessoa para a realidade fazendo com que seja capaz de criar, em segundos, à partir de um inocente encontro amigável, uma história de traições. Para Freud,certa dose de ciúme é normal.Tanto que, se ausente, este sentimento deve ter sido recalcado e estar agindo no inconsciente com força redobrada.

Confesso que também já sofri muito com este terrível sentimento.Se falava com alguém em especial do sexo oposto, tinha que fazer logo após um relatório completo do que dissera e o que me falaram. E se algum  amigo era muito gentil comigo,ele me olhava feroz já com gosto de sangue na boca. Até mesmo uma amizade sincera,ou uma palavra de elogio da minha parte em relação a outra pessoa, provocava ciúmes.Para o ciumento,a ciumenta se é seu amigo, sua amiga ou parceiro,parceira,tem que ser só dele, só dela e  ninguém mais pode conversar, brincar, solicitar  qualquer tipo de ajuda ou atenção.

Depois que aprendi que tudo é uma questão de segurança do nosso valor, passei a ignorar as provocações e demonstrações de ciúme da outra pessoa. A verdade é que se o outro, se a outra reconhecer a nossa importância em sua vida, ficará ao nosso lado,desejará a nossa parceria pelo amor,pela amizade sem dor e sofrimento para ambos.

Por tudo que já vivenciei posso afirmar,com toda certeza, que este sentimento é o maior dos monstros criados pela imaginação. Foi Deus quem criou cada vida. Tudo que existe.Portanto, a Ele pertence. E, se alguém  está despertando ciúme exagerado em nós, inconsciente,ou propositalmente, é porque estamos com medo de perder o que não temos certeza de possuir.Estaremos inseguros do amor e consequentemente da lealdade de alguém? Do nosso merecimento de algo ou alguém que está conosco? Descobri que nada adianta querermos ter  o  que não temos. E quanto mais temos crise de ciúmes,demonstradas através de discussões,brigas constantes, a tendência é ir perdendo cada vez mais o que pensamos possuir. É normal cobrar do parceiro, da parceira respeito e uma certa lealdade mas uma vida em estado de guerra constante nunca será uma vida boa para ninguém.

O ciúme é uma atitude mesquinha que atormenta a alma,adoece a família e ameaça o próximo.

E, se você meu querido amigo, minha amada amiga é ciumenta patológica a ponto de partir para briga até mesmo vendo o seu parceiro ou parceira,amigo ou amiga ser gentil com outra pessoa,pense que a vida é muito curta. Gaste o seu tempo com sentimentos e atitudes amorosas  nos seus relacionamentos.Seja mais seguro (a) e confiante. Mesmo porque você merece ser feliz.

Um beijo de luz em seu coração. Fique com Deus. E que Ele abençoe a todos nós rica e abundantemente enchendo nosso coração de amor e paz.
               
Para quem sofre de ciúmes,uma mensagem de Rosa Almada:

"Senhor, ajude-me a tirar esse peso terrível da minha alma.
Dentro de meu peito,o ciúme é tamanho que meu coração
é mordido por temores e suspeitas que me torturam.
Em mim o ciúme ocupou o  espaço que deveria ser 
preenchido pelo amor.

Vejo um adversário em cada pessoa que se aproxima de
(nome do parceiro ou parceira). Não consigo reprimir a
raiva que toma conta de mim nestas horas.
E assim o ser que mais amo é também vítima da minha 
ira,

Sei que essa é a maneira mais rápida de afastá-lo(a) de
mim,mas não consigo agir de outro jeito.
Por isso Senhor,fonte universal de todo amor, eu
peço que me ajude a ter mais clareza,mas controle sobre
minhas ações,mais confiança em mim e no meu(minha)
parceiro(parceira) e mais espaço para que sentimentos amorosos
sejam o alimento de minha relação com ( nome)."

 


3 comentários:

  1. Texto muito interessante. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada anjo lindo! Que bom que gostou. Deus abençoe sua vida derramando chuva de graças. Forte abraço.

      Excluir

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!