domingo, 29 de junho de 2014

Ele está no barco!

Olá! Como vai? Alguma vez você já pensou em "lavar as redes para pendurá-las de vez" por causa do grande  desânimo de continuar tentando "pescar" inutilmente?Já pensou em desistir da luta por sentir-se impotente diante dos problemas,das reviravoltas que a vida dá? Eu sim. Inúmeras vezes sentindo-me impotente pensei em "lavar,remendar e pendurar minha rede" já rota pelas contínuas tentativas de "pescaria" durante toda uma longa noite como aconteceu com Pedro há  mais de dois mil anos atrás conforme esta passagem  do Evangelho que gosto muito:

"E aconteceu que a multidão se comprimia em volta de Jesus para ouvir a palavra de Deus.estava junto ao lago de Genesaré.Vendo duas barcas à beira do lago,pois os pescadores haviam desembarcado e lavavam suas redes-  Ele subiu em uma das barcas que era de Pedro, e pediu que afastasse um pouco da terra.E, sentado,ensinava da barca às multidões.E assim que acabou de falar,disse para Simão: faze-te ao largo e lançai as redes para a pesca! Pedro,respondeu:" Mestre, a noite toda estivemos trabalhando e nada pescamos,mas sob tua palavra lançarei as redes. Lançadas as redes, apanharam tantos que as redes se lhe rompiam.E fizeram sinais para os companheiros da outra barca para virem ajudá-los.Eles vieram e encheram as duas barcas a ponto de quase afundarem..." (Lc 5,1-7)

Querido irmão, amada irmã, todos nós já passamos,estamos passando ou iremos passar por grandes dificuldades na vida. É duro constatar isto,sendo até repetitiva, mas o sofrimento faz parte da vida. Você não imagina todas as dificuldades que já passei para chegar até aqui devido à minha origem pobre, à raça,timidez e ainda,devido a separação dos meus pais quando contava apenas cinco anos de idade,precisei viver distante da minha terra, da família. Por tudo isso, muitas vezes fui julgada incapaz de alcançar meus sonhos e como dos julgamentos sempre nascem os preconceitos, por diversas vezes enfrentei fome, frio,frustrações e humilhações de todos os tipos. Mas a fé em Jesus nunca me deixou desistir.Quando extremamente cansada, desanimada,ficava quietinha pensando como Pedro em desistir,Jesus me fazia perceber que Ele estava na minha embarcação e mandava que mais uma vez "lançasse as redes". Inúmeras vezes,como Pedro também relutei pensando: "Não, não adianta.Já tentei durante tantos anos e, nada..." Mas o meu desânimo não era por muito tempo não.Na certeza de que Deus nos criou para sermos vencedores,me lembrava sempre que,apesar de me sentir tão pequena e fraca, naquele que nos fortalece tudo posso,tentava mais uma vez prosseguir "semeando meus sonhos".Afinal, desistir é atitude dos fracos.Insistir é próprio dos fortes de quem tem Jesus em sua vida. 

Quando me lembro desta passagem do Evangelho, logo penso que o mesmo que aconteceu com Pedro e seu sócio, acontece com a gente atualmente. Somente quando já estamos cansados ao extremo,nos lembramos de Jesus que está sempre do nosso lado e percebemos a  Sua presença que nos aconselha, que nos guia. Eles tentaram a noite toda trabalhar sozinhos.Por que não convidaram logo no início Jesus para entrar na embarcação? Somente de manhã,o encontro com Cristo aconteceu. Quando já estavam cansados...

Sofrimentos todos nós enfrentamos.Tribulações até mesmo o Mestre passou.Mas quando o colocamos dentro da nossa vida,conseguiremos força e coragem para superar as situações difíceis,para abraçar a nossa cruz do dia a dia e caminharmos serenos até a vitória.E não a vitória do mundo que é passageira.Hoje se é vencedor e amanhã,quando muito,já é história.Ninguém consegue ser no mundo campeão para sempre. Mas a vitória a que me refiro, é o triunfo em Cristo.Este triunfo não é baseado em algo que fazemos,mas em algo que nós somos.É dom de Deus.E como a  Sua lealdade nunca nos decepciona, com nada pode nos separar do nosso triunfo em Cristo. Nada! Com Jesus no barco,venceremos ainda que muitos digam  que não existem mais peixes bons no mar,que as águas podem nos pressionar por todos os lados, que estejamos nos sentindo abandonados por aqueles que deveriam ficar do nosso lado. Sua amizade, seu amor,posso testemunhar com toda convicção,nunca nos abandonará. A vitória continuará sendo nossa. Afinal,Ele está no barco.


E  que Jesus derrame  sobre você pessoa querida, que me acompanha nesta caminhada em busca do triunfo em Cristo,partilhando este mesmo sonho, sua força cada vez mais,seus dons,sua bênçãos rica e abundantemente. E que faça cura,prodígios e sinais na vida de todos. nós. Um forte abraço! Fique na paz do Senhor Jesus.Com todo carinho e gratidão,TGSCouto.


sábado, 21 de junho de 2014

Um modelo de fé: Jesus, tem misericórdia de mim!




Olá querido amigo, querida amiga! A passagem bíblica que estou refletindo hoje é uma mensagem de fé muito bonita e bem à propósito,dentro do contexto atual e do cansaço extremo que determinadas circunstâncias provocam na gente. È sobre um cego que vivia nas ruas pedindo esmolas para sobreviver. Este cego também já estava cansado de viver mendigando esmolas. Ele também desejava algo diferente em sua vida,desejava sair da escuridão em que vivia,poder enxergar para seguir em frente.
Este cego, certo dia, sentindo a presença de Jesus que passava, clamou de todo coração sem se importar com todas as pessoas a sua volta que diziam que se calasse, que procuravam até mesmo abafar seus gritos para que Jesus não o ouvisse. Mas Ele não desistiu do milagre que precisava e gritava cada vez mais alto. Aquele cego gritava tão alto, que as pessoas ao redor já estavam incomodadas e se admiravam de Jesus ainda não ter escutado o escândalo que o homem fazia. E ele gritava cada vez mais alto. Jesus não foi até ele. Queria ver até onde ia sua fé. E enquanto o homem gritava cada vez mais alto ao ponto de parar Jesus que o chamou e perguntou: "O que queres que eu  te  faça?" Naturalmente já sabia de que o cego mais precisava, mais desejava: Enxergar. Esta mensagem me fez recordar e lembro agora a você querido irmão, querida irmã em Cristo, que a sua voz tem o poder de parar Jesus. Por maior que seja o seu cansaço, por mais fraco(a) que esteja na caminhada com a pesada cruz,Jesus quer ouvir a sua voz. Clame, grite, se necessário for,mas não desanime que Ele vai te ouvir e perguntar:" o que queres que eu te faça?" Seja qual for o seu problema ou o milagre que deseja,não se esqueça nunca meu irmão;lembre-se sempre minha irmã que Ele pode fazer muito mais do que tudo que pedimos ou pensamos pois Ele é o Deus do impossível.

"Então chegaram a Jericó.Quando Jesus e seus discípulos,juntamente com uma grande multidão,estavam saindo da cidade,o filho de Timeu,Bartimeu,que era cego,estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas.Quando percebeu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar:"Jesus,Filho de Davi,tem misericórdia de mim! 

Muitos o repreendiam para que ficasse quieto,mas ele gritava cada vez mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" 

Jesus parou e disse: "Chamem-no"  E levaram o cego até Ele: Ânimo!Levante-se! Ele o está chamando". 

Lançando sua capa para o lado de um salto o cego pôs-se de pé e dirigiu-se a Jesus. "O que você quer que eu faça? perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: "Mestre, eu quero ver!"

"Vá", disse Jesus."A sua fé o curou".Imediatamente ele recuperou a visão e seguiu Jesus pelo caminho.
                                                                                                                      (   MC 10.46-52 )

 Você que  também  se sente às vezes muito cansado(a) desanimado(a) sozinho(a) Ele te ergue.Jesus sempre ajuda a quem o procura. Se for até Ele e pedir com fé como aquele cego de Jericó: "Jesus, tem misericórdia de mim!" Ele vai tocar você, vai curar você, vai lhe fortalecer para vencer.Em nome de Jesus terá vitória. O seu grito,o meu grito de fé pode parar Jesus. Você já pensou nisso?

Portanto, é hora de me levantar,de você se levantar, de todos que vivem à margem da vida tentando sobreviver com as migalhas que recebe dos transeuntes, porque ainda não encontraram ou ainda não estão firmes na fé daquele que é Caminho,Verdade e Vida. E vai perguntar: "O que quer que eu lhes faça"? É o momento de responder como aquele cego: "Que eu veja"! Que eu possa enxergar todas as maravilhas que colocou à disposição  dos que acreditam nele,no seu imenso amor,no seu poder.A multidão que hoje tenta nos afastar da presença de Jesus são os problemas,os estresses, a depressão,desânimo, falta de fé.Não devemos permitir que estes inimigos continuem tendo forças,tenham poder para continuar abafando a  nossa voz que clama pela sua misericórdia. Que nós,ao invés de nos calarmos,cansados,que possamos gritar cada vez mais para que Jesus perceba nossa convicção de fé na sua bondade e no seu amor. Que Ele abra nossos olhos e nosso coração para uma atitude de clara demonstração de confiança no no seu amor que nos aguarda sempre de braços abertos para nos abençoar,nos ajudar a superar as dificuldades do dia a dia.

Que Jesus nos dê força e coragem para vencermos os momentos de desespero e cansaço: "As noites traiçoeiras". E que volva sua face para nos, nos abençoe e nos guarde e nos dê a sua paz. Um forte abraço e um beijo no seu lindo coração. TGSCouto.

domingo, 15 de junho de 2014

Estou muito cansado!

Início de férias."Ainda bem!" Diziam alguns colegas."A gente precisa mesmo de um descanso ..."! 

Isto me fez lembrar uma história que lí uma vez de um bem sucedido Juiz da Corte Suprema de Nova Iorque que dizia mais ou menos assim:

"Em agosto de 1930,Joseph Crater após um jantar num restaurante em Nova Iorque, se despediu de seus amigos, chamou um táxi e foi embora. Depois daquele dia, nunca mais ninguém o viu ou ouviu falar dele.

Anos e anos de busca resultaram em muitas teorias sobre o caso,mas nenhuma conclusão. Muitos suspeitaram de assassinato pelo cargo que exercia,mas nunca foi encontrada uma pista concreta. Outras hipóteses foram levantadas: sequestro,envolvimento com a máfia, ou até mesmo suicídio.
Uma busca em seu apartamento revelou uma ideia: Era um bilhete anexado a um cheque deixados para a sua esposa. O cheque era de valor considerável, e o bilhete dizia: "Estou muito cansado. Com amor, Joe"

Esta mensagem  poderia ser apenas um pensamento no final de um dia difícil ou um período estressante de trabalho,ou significar o epitáfio de alguém desesperado.

O cansaço é algo violento. Não nos referimos ao cansaço físico ou mental,mas o cansaço que atacou o juiz Crater.Este é muito pior. É o cansaço que você sente antes de desistir. A sensação de real desespero, de não saber mais o que fazer, de impotência de profunda frustração.É a sensação do pai ou da mãe desanimado(a),da criança abandonada,do trabalhador que perdeu seu trabalho ou o entusiasmo por ele... Enfim é o estagio da vida em que a motivação desaparece. O resultado é o cansaço profundo, solitário e frustrado.

Um homem,o Mestre teve a resposta para isso e todos nós que andamos cansados e abatidos podemos encontrar nela, uma nova esperança de superação. Ele se coloca diante de todos os Josephs Craters que existem pelo mundo já  pensando em "jogar a toalha" e desistir da luta, com a mesma promessa: 

"Venham a mim,todos os que estão cansados... e eu lhes darei descanso.Tomai sobre os ombros meu jugo e aprendei de mim,que sou manso e humilde de coração, e achareis alívio para vossas almas"(MT 11.28-29)

Sabemos que um dos motivos de tanta dor na alma que às vezes chega a nos paralisar,fazer com que desenvolvamos o pensamento de que não somos capazes,e,portanto,não adianta prosseguir,é o fato de depositarmos nossa esperança de felicidade em coisas materiais ou  no ser humano.E como as coisas podem ser perdidas,desvalorizadas,roubadas;e as pessoas sempre podem nos decepcionar,...

E você? Já ficou alguma vez realmente cansado(a) ? O que você faz quando se sente assim? Gostaria imensamente que você participasse de forma ainda mais concreta desta minha procura de "diamantes",dando a sua opinião sincera.

Amigo(a)você, que está sempre ao meu lado me incentivando com o carinho da sua visita, me faz lembrar que o meu Deus é o Deus do impossível e que podemos sempre nEle confiar após cada crise de cansaço extremo pois Ele não nos condena pelas nossas falhas,pelas vezes em que passamos do ponto.Muito pelo contrário,enquanto alguns nos acusam, com o seu desprezo nos deixando no chão abandonados e sem forças, Ele está sempre ao nosso lado..E quando os momentos da noite traiçoeira custam a passar e já não conseguimos vislumbrar a luz da esperança,Ele nos dá o livramento pois nos ama sem restrições.

A você,o meu muito obrigada.Deus lhe pague.

E que Deus abençoe a todos nós e a nossa família.Muita paz e felicidade

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Receba bênçãos em sua vida...

com a intercessão de Santo Antônio.



Dia dedicado ao santo: 13 de junho,data do seu falecimento.
Curiosidade: o dia é 13, e a véspera,no Brasil,o dia 12  é a data consagrada aos namorados,justamente por causa do santo, que aqui é "casamenteiro".

O frei Antônio recebeu originalmente o nome de Fernando. Teve uma vida curta. Tendo nascido no dia 15 de agosto de 1195,morreu em 13 de junho de 1231, em Pádua. Ingressou na Ordem de Santo Agostinho e, depois,entrou para a  Ordem Franciscana onde  adotou o nome de Fernando.

Foi um pregador das massas. No sul da França e na Itália,levou a todos a palavra do Evangelho. Foi, no seu tempo, um cristão revolucionário em prol das família pobres. Ele se comovia tanto com a pobreza,que, certa vez,distribuiu aos mendigos,toda reserva de pão produzida na padaria do convento e que era destinada aos frades. Certo dia, na hora da refeição dos frades, o balaio que ficara vazio,novamente apareceu com tanto pão, que a sobra pode ser novamente distribuída aos pobres.É daí a tradição do "Pão de Santo Antônio". Esse pão é distribuído em todas as igrejas em que o santo é cultuado.  

Oração para alcançar uma graça.( 1)
Lembrai-vos,ó grande Santo Antônio, que o erro, a morte, as calamidades, o demônio, as doenças contagiosas,tudo foge com vossa poderosa intercessão.
Por vós os doentes recobrem a saúde,o mar se acalma,as correntes dos cativos se quebram,os paralíticos recobrem os movimentos dos membros, as coisas perdidas voltam a seus donos.
Tanto os jovens quanto os idosos  que a vós recorrem,são sempre ouvidos.
Os perigos e as necessidades desaparecem.
Cheios de confiança dirijo-me a vós. Mostrai hoje vosso poder e obtende-me a graça que tanto desejo
( mencione o pedido)
Amém!

Oração para  pedir uma graça  (2)
"Ó glorioso  Santo Antônio,meu grande advogado,pela confiança e pelo amor que em vós depositei,dignai-vos conceder um olhar benigno em meu favor.
Grande protetor,Vós que operais tantos milagres e que tantas graças alcançais para aqueles que  com fé em Deus e na sua poderosa intercessão vos invocam, tende compaixão também desta devotada serva que está tão necessitada de vosso auxílio.Dizei uma palavra àquele Menino, que feliz apertais entre os braços e dele impetrai a graça que humildemente nos peço( dizer o que deseja) "

Oremos                                       :
Santo Antônio, pai dos pobres e abandonados,olhai para a situação em que estamos. Existe muita gente pobre,abandonada, sem casa, sem terra e sem ninguém por eles. Existem muitos que só sabem aproveitar-se dos outros.
Olhai com bondade para os que sofrem. Convertei os que fazem os outros sofrer.Rogai ao Senho pelos pecadores arrependidos.Dai a todos a graça de nunca desanimar no caminho para a felicidade eterna.

RESPONSÓRIO DE  SANTO ANTÔNIO
1. Contra os males do demônio/quem milagres quer achar/ busque logo Santo Antônio,/ que hoje  estamos a celebrar.
-Sempre atende nossas preces,/ ao doente torna são,/ e vencendo as injustiças,/ tira o preso da prisão.
2. As famílias abençoa,/ protegendo o casto amor;/ se de Pádua foi a glória,/ de toda a Igreja é doutor.
3.Pois atende a todo mundo,/ não vê tempo nem lugar;/ leva o pão a quem tem fome,/ o perdido faz achar.
4. Não há santo mais humano,/ nem mais próximo de nós;/lisboeta ou paduano,/ sempre escuta nossa voz.
5. Demos glória ao pai e ao Filho,/ ao paráclito também;/ em Antônio e em Francisco,/ nos saudemos:
"Paz e Bem!"