terça-feira, 23 de julho de 2013

"Ide e fazei discípulos entre todas as nações"(Mt 28,19)




Olá amigo,olá amiga! Saúdo com alegria  a você que me prestigia com sua atenção e carinho. Bom dia!

Hoje começa oficialmente a JMJ  cujo tema,retirado do Evangelho de São Mateus: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações,expressa bem a expectativa da Igreja e do mundo no que se refere aos seus jovens,janelas pela qual o futuro entrará no mundo, segundo palavras do Papa Francisco. Esse tema tem como objetivo fazer deste encontro um grande projeto missionário para os jovens do mundo inteiro. Desde a primeira JMJ ,ocorreram muitas mudanças na Igreja,entre ela a redução do número de fiéis católicos.O cientista político pesquisador e professor Ricardo Ismael acredita que a vinda do Papa pode estabelecer uma nova agenda com foco nas questões sociais."Se ele fizer isso, pontua o professor,vai contribuir muito para as questões sociais que ainda precisam ser resolvidas no mundo, e que são muito esquecidas nos debates." 

O Papa Francisco tinha um trabalho nas periferias  da Argentina,o que faz com que ele possa dialogar com os setores da sociedade preocupados com as questões sociais e isto muito nos enche de esperanças.A sua eleição aponta portanto, para a expectativa da Igreja se aproximar mais  das populações mais pobres da economia e dos setores mais excluídos da sociedade. 

Seguimos,pelos meios de comunicação, a chegada do Papa Francisco ontem, dia 22 de julho ao Brasil e acreditamos que a sua vinda é um momento histórico especialmente neste momento em que as pessoas,em especial os jovens estão "acordando" e percebendo a necessidade de se vencer a cultura da exclusão onde só alguns tem o direito de participar da sociedade.Esse inimigo comum, a desigualdade, é uma causa que é de todos e não só da Igreja católica. A negação dos direitos fundamentais da pessoa humana  é contrária aos valores de justiça social e solidariedade, compartilhados por todos os cristãos.Todos são chamados a lutar pela inclusão em prol de uma cultura de paz. Por isso nesse evento,foram incluídos também pastores das Igrejas Evangélicas.A Palavra de Deus é o que nos une.

O arcebispo do Rio,observa que há uma concordância entre os objetivos da JMJ e as manifestações populares. Segundo ele, a construção de um mundo mais humano,mais fraterno, formado por pessoas que amam o próximo e não toleram injustiças,faz parte do plano de Deus e  também a Igreja cristã  tem essa expectativa .

Aproveitando esse momento,vamos orar por nossos jovens que estão participando da Jornada Mundial da Juventude e também por aqueles que ainda não conhecem a Jesus e por suas famílias para que este evento ajude na construção de um mundo melhor.

Que o Papa traga esperança para o povo e que o que motive as pessoas seja o amor.

Seja bem vindo Papa Francisco.Nós estamos radiantes com sua visita.Venha trazer a paz de Jesus e que os nossos jovens possam aumentar o seu vigor e a sua fé em Jesus Cristo. Que o senhor nos abençoe e nos ensine a viver a vida com fé, e especialmente com humildade.

Um forte abraço.Fique com Deus. Paz e bem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!