terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Então é Natal.

Andando pelas ruas da cidade, nas vitrines vejo tantos presentes expostos, tantos enfeites e tão pouca solidariedade,palavra tão desgastada ultimamente e não somente no Natal.Tantas pessoas comprando presentes caros ou baratos mas poucos manifestando o verdadeiro espírito natalino.Será que alguns ainda se lembram do verdadeiro sentido do Natal? Do  Deus que se encarna no humano para divinizar o nosso coração? 

Enfeitamos a casa para receber parentes e amigos... Será que também preparamos  e estamos dispostos a abrir bem as portas do coração para receber o divino aniversariante? 

Jesus nasceu para todos. Ele é o Salvador universal.De todos os povos,de todas as raças;dos grandes e dos pequenos,de todas as classes,ricos e pobres...Jesus não exclui ninguém,como afirma São João: "Todo aquele que vem a mim eu não o rejeitarei".E acrescenta Lucas: "Hoje nasceu-vos o Salvador, que é o Cristo Senhor".

Nasceu para nós o salvador do mundo,a verdadeira paz e felicidade para a humanidade.  Na fragilidade da criança, na simplicidade do presépio, contemplamos a revelação de Deus na nossa história. 

A vida de Jesus confirma o que afirmam os Evangelhos: todos os que foram a Jesus de coração aberto com pobreza de espírito conquistaram, a felicidade.Na maioria das vezes,era ele quem tomava a iniciativa de ir às pessoas para salvá-las.

Por outro lado,vemos alguns que seguiram Jesus e não se puseram no caminho da  vitória sobre a morte. Por quê? Se a vitória, a felicidade é um dom de Deus que ninguém merece mas é oferecido a todos,por que nem todos aceitam? Deus não exige muito: só o esvaziamento de si para receber gratuitamente a plenitude divina.

Quem é que aceita esse dom? Só o pobre de espírito, o que se torna simples como uma criança e com o coração puro. O auto-suficiente,o orgulhoso fecha o coração.Muito cheio de si, de orgulho,vaidade,não consegue organizar,esvaziar,enfeitar o seu interior para preparar a morada para Jesus salvador. Para Cristo não há lugar no seu coração.Que pena! Jesus como diz o Apocalipse,bate á porta, mas não entra sem nossa autorização: "Eis que estou a porta e bato. Se alguém me abrir, eu entrarei e sentarei à mesa com ele". E a porta do coração só se abre pelo lado de dentro.

Ao celebrar o Natal de Jesus queremos encarnar os valores humanos e cristãos que a festa de hoje anuncia. Porém,devidos aos apelos do mundo, nem sempre conseguimos torná-los parte de nossa vida. 

É Natal. Não podemos nos esquecer que a luz se manifestou para iluminar os nossos caminhos que ansiamos por paz e solidariedade. Acolhamos com alegria o Cristo que renasce em cada coração nos abençoando e protegendo.

Feliz e santo Natal a todos!
Para minha família e para meus queridos amigos, peço  bênçãos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!