sábado, 3 de agosto de 2013

Solidão. Como superar essa fome de amor?



A solidão é definida por alguns como sendo a condição de quem está ou se sente só. Um vazio interior  provocado pela ausência de algo ou de alguém. O que acontece de fato, é que nem sempre a pessoa que  se sente só é aquela que está sozinha.É Nietzsche quem nos diz : "Minha solidão não tem nada a ver com a presença ou ausência de pessoas...Detesto quem me rouba a solidão,sem em troca me oferecer verdadeiramente companhia..."

Para Madre Tereza de Calcutá,"a mais terrível pobreza é a solidão e o sentimento de não ser amado". Sábias palavras que explicam porque algumas pessoas que sempre foram rejeitadas tanto na família como na sociedade desenvolvem sentimento de grande carência afetiva, pouca valia,de não serem apreciadas, desejadas,amadas o que pode ser entrave para um sadio desenvolvimento e interação com os outros. Aprendi que até mesmo o sentimento de rejeição pode ser superado pela certeza de que a gente pode não ser apreciado por alguns mas isso não significa  que ninguém nos aprecie. Pessoas com mais experiência conseguem avaliar com justiça o outro e perceber o quanto ele cresceu. E enquanto espero encontrar alguém  que saiba me olhar com olhos de amor,justiça e compreensão,posso  olhar para dentro e ver o quanto já consegui  me superar e aprender a me amar mais para  também amar verdadeiramente os outros.

Algumas pessoas por livre opção,moram sozinhas,levam uma vida independente e não se sentem de forma alguma solitárias..Isto porque estão felizes com esta situação. Outras, no entanto, mesmo rodeadas de pessoas em festas,reuniões, no ambiente de trabalho, em casa ou nas Igrejas, sentem terrível solidão.Isto porque até mesmo no meio de uma multidão a pessoa pode se sentir só,se não sentir sintonia com nenhum dos presentes. Aliás, penso eu, esta é a pior solidão que existe: Entre muitas pessoas não se sentir apreciada,amada por nenhum dos presentes.

A verdade é que em alguns momentos todos nós necessitamos de certo isolamento,a nossa privacidade,uma solidão saudável e por vontade própria em que nos recolhemos por razões pessoais. Até mesmo Jesus teve momentos de recolhimento,solidão. Nos momentos de oração, se afastava de seus discípulos e se dirigia para lugares isolados. Na maior parte do tempo,porém, Jesus vivia acompanhado de seus discípulos para  ensinar que é preciso estar aberto para os outros em sintonia de amor e paz, no exercício da solidariedade.

É até saudável viver a alternância entre o convívio social e a solidão.às vezes é importante dar um tempo para reflexão. Porém quem se sente frequentemente só e esta situação o deixa deprimido, precisa refletir sobre seus sentimentos e atitudes. Pode ser que a própria pessoa, por medo de amar e ser amada e se decepcionar, esteja se isolando do mundo,ao invés de construir pontes que a ligam aos outros, criando muralhas.

É necessário encontrar com urgência um remédio para que a solidão seja extinta.  Quando esse terrível sentimento de não ser desejado estiver tirando a coragem de ser feliz, deve ir ao encontro dos outros,dar atenção às crianças carentes,idosos e doentes. Estas são algumas formas de mudar a realidade e buscar Deus através do estabelecimento de relações de amor significativas com  os outros.Que as pessoas procurem olhar, mais à sua volta para que a amizade verdadeira,o companheirismo, a humildade e o respeito se instale no coração de todos. Que saibamos amar e respeitar mais o nosso próximo como a nós mesmos.São também formas de preencher nosso vazio interior, nos realizar como pessoas e saciar a fome de felicidade.

Depoimento:
Uma pessoa querida que não me autorizou ainda a revelar seu nome me deu a sua visão de solidão:
"Embora para muitas pessoas solidão lembre pessoas solitárias,sem amigos,tristes,carentes, depressivas, enfim alguém isolado do mundo,eu vejo a solidão como uma situação opcional,momento de interagir comigo mesma,ficar longe de falsidades,hipocrisias do mundo.Já estive em uma festa rodeada de pessoas,porém sem nenhuma sintonia ou atitude de carinho uma para com as outras.Nessas situações a gente se sente terrivelmente solitárias.Por tudo isso, optei por ficar sozinha,fazendo o que gosto: Lendo, escrevendo,cozinhando.. enfim me dedicando a atividades que me deixam feliz, me dão prazer.Estou só porque ninguém está ao meu lado na maior parte do tempo.Moro sozinha. Porém posso viver os meus momentos sem cobranças,críticas destrutivas e imposições. Solidão não é um sentimento temido por mim porque consigo ocupar minha mente de maneira que me satisfaz e quando alguém precisa de mim, estou naturalmente pronta para ajudar."

Valeu amiga! Mesmo vivendo só,parece que está no seu caminho certo que poderá levá-la ao mapa do tesouro: Momentos seus para fazer o que gosta e a disponibilidade para ser solidária quando necessário,ou puder. 

E para você em especial que sempre me dá o privilégio da sua companhia,um forte abraço.Deus abençoe e ilumine sua vida. Com muito carinho, TGSCouto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!