sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Transformando a vida sob orientação de Deus.


Hoje quero começar a nossa conversa lembrando o texto "A Pipoca" de Rubem Alves.O texto diz mais ou menos assim:

"A transformação do milho mirrado,subdesenvolvido e duro em pipoca macia  é símbolo da grande transformação por que devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser. O milho de pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. O milho de pipoca somos nós: duros, quebra-dentes,impróprios para comer. Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca para sempre.

Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e de uma dureza assombrosas. Só elas não percebem. Acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.

Mas de repente,vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação  que nunca imaginamos. Pode ser o fogo de fora: perder um amor, perder um ente querido,ficar doente,perder um emprego, ficar pobre. Pode ser o fogo de dentro: pânico ansiedade,medo,depressão,sofrimentos cujas causas ignoramos. Há sempre o recurso do remédio controlado. Apagar o fogo. Sem fogo o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade de grande transformação. Imagine que a pobre pipoca,fechada dentro da panela,lá dentro ficando cada vez mais quente pensa que sua hora  chegou, vai morrer. Dentro da sua casca dura,fechada em sí mesma,ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz.Aí, sem aviso prévio,pelo poder do fogo a grande transformação acontece. BUM! e ela aparece como uma coisa completamente diferente que ela mesma nunca havia sonhado.

Terminado o estouro alegre da pipoca,no fundo da panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu   destino é o lixo.

Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que por mais que o "fogo" esquenta se recusam a mudar. Mas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A sua presunção e o medo são a dura casca  que não estoura. O destino delas é triste. Ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar em flor branca e macia. Não vão dar alegria para ninguém."

Tereza, a nossa personagem do fato que contaremos agora, sempre teve uma vida  agitada,hiperativa sem tempo para cuidar  da vida pessoal.Corria de lá para cá se esforçando e se preocupando sempre em agradar a todos,porém não conseguia agradar a sí mesma.Por mais que se esforçasse as pessoas nunca demonstravam satisfação e valorizavam  o seu grande empenho em ser útil. E seu sonho de vitória ia ficando cada dia mais distante o que fez com que se tornasse dura,amarga... e ia levando a vida até que chegou o dia que o sofrimento trouxe uma mudança radical  na sua vida."Caiu doente em consequência do cansaço pelo trabalho excessivo", dizia assim um  médico.O carro chefe da sua doença é emocional..." afirmava convicto outro.  Entretanto, como o homem é filho de Deus e traz dentro de si a força infinita, não cai doente por excesso de trabalho, se este é correto. E Deus apreciando seu esforço pessoal, usou o sofrimento para que chegasse mais depressa à sua meta na vida.

Um dia enquanto se dedicava às suas pesquisas de trabalho, o texto "A pipoca" fez com que entendesse que o seu sofrimento não era castigo por ter feito nada errado na vida,mas para fortalece-la por que podia ser melhor. E em suas pesquisas organizando projetos de trabalho,procurava  uma forma de ser útil a muitas pessoas. Lembrando-se que Deus tem poder para transformar e restaurar "fazendo novas todas as coisas", certo dia, apesar das terríveis dores nas articulações, levantou-se decidida  com novo ânimo dizendo: Agora sim, hei de vencer.  E aproveitando o maior tempo que  agora dispunha por causa da "doença", começou a divulgar suas ideias e ideais. Alguns conhecidos que tiveram contato com seu trabalho, logo se lembraram da sua honestidade demonstrada durante toda a vida e confiaram  todos em sua palavras iniciando então a divulgação do seu novo empreendimento.Começaram então a chegar pedidos de todos os lados e suas ideias foram pouco a pouco  conhecidas e comentadas,até em nível nacional.

E  a pequena Tereza que há muitos anos desesperava-se sem saber o que fazer  para mudar sua realidade,finalmente se  conscientizou da necessidade de se deixar transformar para que sua verdadeira identidade fosse revelada.Era preciso deixar Deus agir, entregar a direção da sua vida nas mães de Deus em total confiança.

Caro leitor, a mudança em sua vida pode ter início quando o sofrimento for tão intenso que pensar que não dará conta, ou a dor e o desespero não deixarem você enxergar o seu valor e estiver se sentindo fracassado,lançado no buraco.  Ou  ainda quando a depressão estiver  quase levando-o à loucura. Espere e confie, quando sentir que o "fogo" já causa angústias e dores  físicas ou emocionais profundas,lembrando-se que  às vezes Deus permite o sofrimento para amaciar nosso coração e nos transformar em algo melhor.Entregue sua vida a Deus e verá milagres acontecer.Será bênçãos sobre bênçãos.

De tudo ficaram três grandes lições a serem aprendidas por quem não quer ficar eternamente um piruá:
  1. O sofrimento não é para destruir mas sim purificar,transformar e revelar sua verdadeira identidade.
  2. Nem todas as lições da vida são óbvias. O sofrimento também é ferramenta de ensino.
  3. Quanto mais quente o fogo, mais rápido o milho se transforma em pipoca.
E você, atualmente o que é? Uma macia pipoca estourada ou um piruá?

Paz,saúde,alegrias e luz . Um grande abraço para você, da sua amiga Terezinha das G S Couto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!