sábado, 14 de agosto de 2021

Papel amassado

                                           

Quando mais jovem,por causa de meu caráter impulsivo,tinha raiva e, na  menor provocação,explodia magoando  os outros.

Na maioria das vezes, depois desses incidentes,sentia vergonha do que fizera e me esforçava para consolar a quem tinha magoado.

Um dia, meu  professor me viu pedindo desculpas depois de uma explosão de raiva e me entregou uma folha de papel  lisa,dizendo: 

_ Amasse-a!!!

Com medo, obedeci e fiz dela uma bolinha.

_Agora ,voltou a dizer-me, deixe-a como esta antes.

É óbvio que não pude deixá-la como antes.Por mais que tentasse o papel ficava sempre cheio de pregas.

Então, disse-me o professor:

O coração das pessoas é como esse papel, quando machucamos as pessoas com as nossas ações e palavras, é extremamente difícil e as vezes, até mesmo impossível apagar as impressões que foram deixadas sobre ele como esses amassados.

As vezes quando  a raiva está presente, falamos coisas por impulso e dizemos palavras que causam dor e ressentimento.

Quando magoamos alguém com palavras movidas pelo ódio,podemos querer consertar o erro,mas muitas vezes é tarde demais 

Assim, aprendi a ser mais compreensivo e mais paciente.Quanto sinto vontade de estourar,lembro-me daquele papel amassado.

Alguém disse certa vez:"Só fale quando suas palavras forem tão suaves como o silêncio,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!