quarta-feira, 21 de junho de 2017

Aprender ouvir para saber falar.

Palavras ditas precipitadamente fazem mais mal do que bem.
Durante a minha vida ativa sempre  aprendi e procurei ensinar aos meus alunos que "Deus deu a cada um de nós dois ouvidos e uma boca por uma razão", conforme o ditado popular.Entendemos com isto que é preferível ver e ouvir mais e com mais atenção, do que falar.Algumas  vezes,reagimos áspera e agressivamente ao que ouvimos, sem mesmo ter compreendido  o sentido das palavras que nos foram ditas, ou interpretado corretamente a real intenção de quem proferiu tais palavras.  Saber ouvir é essencial para a vida. Acredito mesmo, que uma das principais virtudes do ser humano é saber ouvir,escutar com interesse, respeito e atenção.

Os líderes espirituais nos dizem que precisamos ouvir a palavra de Deus, os conselheiros nos dizem para ouvirmos uns aos outros. Mas nunca ouvi ninguém dizendo: Ouça a você mesmo." Isto não quer dizer que temos uma voz interior que sempre sabe a coisa certa a dizer. Por isso, é sempre muito bom pensar antes de falar. Não se pode também dizer que devemos ouvir somente a nossa voz interior em vez de ouvir a palavra de Deus e os outros. É óbvio que devemos aprender a ouvir a  voz da experiência de nossos pais,professores... E sempre está disposto a escutar as palavras de amor de Deus que nos orienta,ilumina e indica o caminho certo a seguir.

O que acreditamos é que sempre que o nosso falar em resposta ao que ouvimos alguém dizer é fruto do medo,da raiva, da ignorância ou do orgulho - mesmo que estejamos dizendo a verdade, aqueles que ouvem ,ouvirão mais do que as nossas palavras.Ouvirão emoções. E como essas pessoas não sabem se essa emoção é fruto da preocupação, do amor,do desejo sincero de ser útil,de orientar ou do desdém ou desrespeito,corremos o risco de sermos mal interpretados. Que tal a gente aprender a ouvir a nós mesmos antes de falar em voz alta? Poderemos assim julgar os nossos corações antes que as nossas palavras descuidadas machuquem outros. Ou até mesmo cavar um abismo intransponível  no relacionamento. E pensar: se nos fossem ditas a nós, estas palavras nos deixariam felizes?

Aprendi que é sempre melhor  ouvir primeiro e atentamente tanto o nosso coração quanto o que nos é falado e analisar melhor a situação antes de falar precipitadamente  a nossa opinião. Procurar pensar bem no mal que se pode fazer,ferindo os sentimentos de alguém.Derrubando uma autoestima. Mesmo porque a nossa opinião é sempre apenas o nosso jeito de ver, de interpretar a realidade.E como na maioria das vezes a nossa visão é parcial ou embotada,podemos cometer muitas injustiças, causar feridas incuráveis se nos habituarmos a responder precipitadamente embasados no que compreendemos da fala do outro e não no  que a pessoa quis, de fato, nos dizer. Não será preferível ouvir atentamente o que nos é transmitido, às vezes até com o intuito de nos ajudar a lidar melhor com determinada realidade, antes de reagir precipitadamente e algumas vezes até agressivamente?

Se quisermos experimentar a misericórdia de Deus para conosco devemos usar de misericórdia com os outros. Para não concluir, a palavra não foi feita para machucar,destruir ninguém.Mas sim para ser uma ponte onde o amor circula daqui para lá e de lá para cá. E que as palavras que dissermos aos outros sejam as que gostaríamos de ouvir: palavras de vida,de estímulo,de amor.

 
Amada e amado de Deus, antes de registrar estas palavras,ouvi muito o meu coração e pensei em todas as feridas causadas nele por palavras de raiva, inveja ou incompreensão que ouvi. Sei que com você também não deve ter sido muito diferente. Muitos de nós somos vítimas da injustiça e da incompreensão de alguém que não aprendeu a ouvir suas palavras antes de dizê-las ou de refletir sobre o sentido da nossa vida. 

Muito grata querida amiga, prezado amigo por sua gentil visita. Sua presença me deixa sempre muito feliz .Acalma minha alma com a certeza de que além de Deus, tenho excelente companhia que não me abandona nunca. Um forte abraço. Que  Jesus nos abençoe, ilumine,proteja e guie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus abençoe você que passa por aqui! Se gostou,ou se tiver interesse em dialogar com a gente apresentando dúvidas ou sugestões,comente. Sua participação é muito importante para nós.Obrigada!