quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Minha história de amor não termina aqui...



"Acabou? Ou será que está só começando?"

Minha amada,meu amado esta história,ainda bem gravada dentro do meu coração,com alguns personagens tão amados e inesquecíveis, vou hoje contar de uma forma diferente.Mas você querida(o) que me acompanhou apoiando, incentivando com sua generosa companhia, certamente a conhece. 

Imagine você pela primeira vez após mais de quatro décadas  no início do ano não estar lá junto com os colegas de trabalho encarando o desafio de recomeçar.

Parece que foi ontem o início de tudo. Parecia, a cada início de ano que os olhos e a audição com esperança renovada ansiavam por captar todas as cores e sons do ambiente de trabalho.E as expressões de curiosidade e ansiedade de cada criança que chegava. E as cenas de inicialização se repetiam e a cada recomeço.  Sempre um novo sonho acalentado: O de ter novas oportunidades de crescimento na profissão,considerada missão abençoada,extraordinária dádiva divina. E talvez quem sabe,um cargo com melhor remuneração para dar conforto para sua família. Parecia em cada reinício a voz do amor lá dentro do peito segredando para o coração transbordando de esperanças: “Neste ano vai!  É agora! Tudo vai dar certo!

O tempo, porém foi passando velozmente e aos poucos você vai percebendo como as coisas realmente funcionam dentro do sistema, onde o amor não é o ingrediente principal para a receita de sucesso  como alguns imaginam. Você acompanhava  também as insatisfações, as frustrações de cada um que não conseguindo  realizar seus sonhos,sempre transferem para o outro a responsabilidade pelas suas mágoas. No final, ou você passa a fazer parte de um dos grupinhos que se formam ou caminha solitária, tentando sempre mais uma vez, e esperando um novo dia na alegria de quem vive a caminhar com fé. A maioria opta por escolher o grupo que mais combina com seu jeito de pensar, sentir, ver a realidade, enfim. Mas nem todos agem assim...

Vários anos se passaram e muitas pessoas foram embora da empresa, da localidade e outras tantas chegaram através de concursos públicos.De repente você percebe que já não tem mais a mesma firmeza de antes. Incertezas sobre a carreira (afinal é tão grande a desvalorização do servidor público!) e até sobre sua própria competência, começam a atormentar seus sonhos de antes os transformando em pesadelos. E seus ombros já cansados e doloridos como se estivesse por todo este tempo carregando o mundo em suas costas acarretam preocupações e indagações: Até quando suportarei? A certeza de que está levando com Jesus sua cruz,cumprindo uma linda missão a de colaborar na construção de uma mundo melhor para todos, certamente sempre lhe dá novo ânimo. E você segue abraçada na cruz de Jesus para renovar a cada dia suas forças. Seu desejo de poder solucionar problemas de todos, amenizar todo sofrimento alheio, ainda persiste mas o tempo implacável  não lhe possibilita mais sonhar alto. Alguns obstáculos você até pode conseguir remover, mas muitos problemas ficam agora sem solução. E você vai colocando nas mãos de Deus suas maiores dificuldades. Afinal, nem tudo pode ser feito somente com esforço individual. Na maioria das vezes, o sucesso depende do trabalho coletivo, de todos olharem juntos na mesma direção, terem o mesmo foco, falarem a mesma língua.E como na maioria das vezes,o individualismo impera, transformar totalmente a realidade,às vezes nos parece tarefa muito difícil.

No final desta  história cheia de ilusões ( e desilusões também)desafios e emoções, a lembrança de  pessoas para quem você conseguiu fazer a diferença, age como bálsamo suavíssimo que cura as feridas do coração resultado das árdua batalhas do dia a dia. E permanece,apesar do corpo dolorido e cansado, a certeza de que vale a pena continuar a luta de cada dia,de outro jeito.Afinal para quem crê Deus,além de dar jeito pra tudo, sempre aponta um novo caminho.Apesar de todas as dificuldades, movida por um objetivo maior, o de poder ser útil ao próximo de  estar tendo o privilégio de contribuir para  melhorar o mundo, sempre nos impulsiona para a frente.

Quanto a mim, minha amada,meu amado, essas lembranças alimentam os meus anos bem vividos dos quais 45 dedicados a nobre missão de educar. Com o coração ainda inquieto pela dificuldade do desapego imediato do que foi durante tantos anos fruto de uma paixão que deu, durante tanto tempo, sentido à minha vida. Ao mesmo tempo sigo em paz pela certeza do dever cumprido dando sempre o meu melhor, me retirei de cena daquele palco tão familiar e para mim sagrado,que já faz parte da minha história de vida. Curioso é pensar que o que durante tantos anos da minha vida fez parte da história de minha vida presente, se transformou agora em  passado. E as recordações saudosas  de um tempo que passou tão depressa sei que vou guardar eternamente e com carinho e gratidão a Deus e aos anjos enviados por Ele para me apoiar. E ao findar o último ato deste espetáculo,gratidão a todas e todos que me apoiaram ao longo do caminho com sua generosidade e carinho para que a jornada pesada se tornasse possível e  a vitória que parecia impossível naquelas difíceis estradas, se tornasse realidade.
Foi então que mais uma vez me lembrei que TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE. TUDO POSSO EM JESUS. 
Ao findar mais esta história com final final proclamo de pé: Palmas pra Jesus gente amiga.
                                                                                                                                   

Terezinha das Graças de Souza Couto

itória    
















                                                             


Ao findar o último ato deste emocionante espetáculo,muitas palmas para Jesus,o grande responsável pela criação,direção,cenografia e tudo o mais. Como retribuirei ao Senhor por tudo que me foi dado? Prosseguirei,agora nos bastidores se preciso for, a cumprir o papel para o qual vim a este mundo:partilhar com os outros os dons que recebi, dar testemunho com a palavra e com a vida da existência de Jesus vivo caminhando lado a lado conosco e de todo seu amor por nós,
                                                                                                           
E assim termina uma história de mais de quatro décadas de atividades plenas de dedicação e amor. Final feliz? Com certeza! Penso que sim. A  paz que  sinto na alma me acalma aqui dentro do peito nos relatos que aqui faço. E a consciência do dever cumprido provam isto para mim e para qualquer um que fez parte ou conhece esta história e compartilha a mesma intenção de  lutar  para fazer este mundo para melhor. Mas a minha história no palco da vida ainda não acabou. Sei que está só começando. Ou recomeçando...Afinal, a vida é um eterno recomeçar...

Muito obrigada pela companhia,pela parceria e generoso apoio minha amada amiga, meu amado amigo.Espero poder continuar contando com você,com seu carinho.Isto me ajuda a viver.A gente se encontra... por aqui ou por aí... Que Jesus cubra de bênçãos cada um de vocês e que encha seus corações de muito amor e paz. Beijo no  seu lindo coração.Com muito carinho!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Que o Senhor me ensine a envelhecer.

Após 45 anos ininterruptos de atividades profissionais, momento de parar, encarar a mudança, me reinventar. 

Eu só peço ao Senhor para me ensinar a envelhecer para que supere rapidamente a fase da depressão pela perda de um modo de vida,rotinas já tão arraigado em mim, e chegar mais rapidamente na fase da aceitação da minha nova realidade .

Que  me convença,ó meu Senhor que a  comunidade não é injusta comigo  se me foi tirando  a responsabilidade; se já não me pediam meu parecer;se chamou outros para ocuparem meu posto...

Que o Senhor tire de mim a vaidade de minha experiência passada,do sentimento há tanto tempo cultivado de achar-me indispensável.

Peço ainda ao Senhor, que eu consiga ver,neste desapego das coisas,somente a lei do tempo, e considere esta mudança, esta substituição nos trabalhos como uma das manifestações mais interessantes da vida que se renova sob o impulso de Tua providência.

Que o Senhor me ajude a encontrar,o mais rapidamente possível, uma nova maneira de ser útil ao mundo,contribuindo com meu otimismo e com minhas orações para alegria e entusiasmo daqueles e daquelas que tem ainda a responsabilidade; Que eu viva agora em contato humilde e sereno com o mundo que muda, sem me lamentar pelo passado,que já foi,fazendo de meus sofrimentos uma obra de reparação de todas as faltas.

Que minha saída do campo da atividade seja simples e natural como um sereno pôr do sol.
Momento de reflexão e  de pedir perdão ao Senhor: Perdoe-me por somente neste momento de tranquilidade,  conseguir encontrar um tempo para cair na conta do quanto me amou e ajudou durante esta longa estrada da vida.Mesmo quando desanimada, caída sob o peso das exaustivas responsabilidades sempre esteve ao meu lado sussurrando: "Calma! estou ao seu lado,isto vai passar."
Agora, vejo com clareza e com íntima convicção, o destino feliz que preparaste para mim e para o qual me orientaste desde o início da minha vida. Toda a vitória conquistada durante minha vida é do Senhor que me acompanha desde o primeiro dia em que cheguei neste mundo. A Jesus, toda honra,glória e louvor.


Momento também de agradecer:Obrigada a todos! Primeiramente ao Senhor que sempre deu jeito pra tudo : Solução para os problemas, bálsamo para as feridas da alma,esperança e principalmente alimentado minha fé.E de modo especial a meus filhos amados, a meu esposo,fiel parceiro de tantos anos de luta,à família em geral,genro,nora,netos e amigos queridos que me acompanham apoiando e incentivando.Que Jesus abençoe e proteja a todos que, colaborando com os planos de Deus para minha vida,tornaram possível a realização deste sonho. Não esquecerei nunca de vocês em minhas orações.

Obs. Na penúltima foto,aplaudindo feliz com o coração cheio de emoção a atuação das crianças e professores que,generosamente se lembraram de mim de maneira tão carinhosa: E chorei de alegria e emoção:"O mais lindo sorriso é aquele dado entre lágrimas",disse alguém. Contudo, não me esqueço tudo é do Pai. Sem Ele não sou nada. Saio de cena do palco da minha longa jornada profissional.Confesso que ainda não pensava em parar. Mas foi preciso. Embora não estivesse preparada para ele,o momento chegou. E se consegui desempenhar o meu papel dando sempre o meu melhor, emocionada e com o coração  cheio de gratidão  peço :Palmas pra Jesus gente! 
                                            

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

A bênção da garganta.

No dia 3 de fevereiro,celebra-se a festa de São Bras, o protetor contra as doenças da garganta, e no Nesse dia, as comunidades realizam a tradicional 'bênção de São Brás' ou 'bênção da garganta', que se faz cruzando duas velas sobre a garganta e rezando a oração:
"Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém."

A bênção de São Brás, procurada principalmente por quem tem problemas nesta parte do corpo, onde é ministrada nesta data, em muitas igrejas do mundo cristão.

São Brás foi preso e sofreu muitas chantagens para que renunciasse à fé. Mas por amor a Cristo e à Igreja, preferiu renunciar à própria vida. Em 316, foi degolado.

Conta a história que, ao se dirigir para o martírio, uma mãe apresentou-lhe uma criança de colo que estava morrendo engasgada por causa de uma espinha de peixe atravessada na garganta. Ele parou, olhou para o céu, orou e  a criança se levantou milagrosamente como se nada lhe tivesse acontecido.
Nosso Senhor curou aquela criança.

Oração a São Brás 
Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expirar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus. São Bras, rogai por nós que recorremos a vós. Amém.
                                                                                                                               Fonte: franciscanos.org