Isto pode destruir:
"Aquela linda borboleta era realmente muito bonita. Uma beleza! Mas ela achava-se o máximo. E por se considerar maior e melhor do que todas as demais, devia,pelo menos ser tratada como a rainha das borboletas,pensava ela. Só assim ficaria satisfeita. Algumas companheiras diziam: "Quanta vaidade, meu Deus"!
Não tinha amigos verdadeiros,pois qualquer uma que se aproximasse dela era alvo de seus risinhos e do seu desprezo.
Que faz aqui na minha presença criatura?Não vê que sou mais bela e elegante que você? dizia ela, fazendo-se de muito importante.
Nem mesmo os da sua família escapavam. Até mesmo seus pais e irmãos eram mantidos à distância como se tivesse vindo diretamente do céu. Que não tivesse nascido naturalmente como as demais criaturas. Tratava seus familiares com grande frieza, como quem faz um favor,quando não há outro remédio.
Certo dia, um sábio do bosque preveniu-a solenemente : Sim, você é muito bonita borboletinha,mas não sabe usar essa qualidade,como deveria. Isso vai destruí-la.
A borboletinha não deu muita importância às palavras do sábio. Porém por respeitar aquele sábio, ficou temendo que ele pudesse ter razão.E uma leve inquietação aninhou-se em seu coração. No entanto, logo esqueceu esses pensamentos e continuou sua atitude habitual de exibição.
E a profecia do sábio cumpriu-se um dia. Um esperto rapazinho surpreendeu-a sozinha voando pelo bosque.Achando-a magnífica,apoderou-se dela com sua rede.Como é triste ver a borboletinha vaidosa que adorava exibir-se,atravessada por um alfinete fazendo parte da coleção do rapaz!